Deus sempre cumpre Sua Palavra – Olhe para o Seu Cumprimentos Perfeito

Os Registros dos Cumprimentos de Deus.

Poderíamos encher muitos livros listando as predições feitas pelos profetas de Deus séculos antes que se realizaram. Deus usou Moisés para advertir aos filhos de Israel quando deixaram de O adorar, e voltaram-se para os ídolos, que Ele iria os espalhar pelo mundo. Isso aconteceu duas vezes. Eles são, mais uma vez, resgatados dentre as nações e têm seu próprio país.

Eu vou concentrar apenas em algumas das predições que se tornaram realidade na vida de Jesus Cristo de Nazaré, os Messias dos Judeus. A probabilidade de que um homem na história cumprisse apenas 12 dessas predições são o número 1 seguidos de 150 zeros! Somente um homem na história provou que Ele era o Messias previsto de Israel, filho de Deus, e Salvador do mundo. Jesus Cristo de Nazaré.

Exemplo: Se você pudesse voar sobre todos os oceanos do mundo, e jogar um anel dentro da água, e então alguma outra pessoa com uma vara de pesca e linha, tivesse uma chance, sem saber onde o anel foi jogado, de o encontar. Essa é a probabilidade em um homem de cumprir mais de 300 profecias e tipos previstos do Messias.O antigo testamento nos disse que procurássemos por ele. O novo testamento prova que Ele veio.

As professias messiânicas cumpridas em Jesus Cristo de Nazaré.

Há no antigo testamento 332 previsões distintas que são literalmente cumpridas em Jesus Cristo. Não vamos falar sobre todas elas. Essas profecias cumpridas provam, sem sombra de dúvidas, ao estudante sincero das Escrituras que Jesus Cristo de Nazaré era o Messias prometido do povo Judeu, e o Salvador do mundo. Seria impossível chegar a qualquer outra conclusão. Aqui estão algumas das profecias que provam que a Bíblia é o único livro que Deus já escreveu. Principalmente, veja as 29 profecias cumpridas num período de 24 horas, no dia da crucificação de Cristo!

O propósito da profecia Messiânica.

1. O Deus da Bíblia é o único Deus verdadeiro, cujo conhecimento é infinito e cuja Palavra nunca é quebrada. Em Números 23:19 “Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?

2.Todas as coisas estão sujeitas a divina vontade de Deus. Isaías 46: 9-“ Lembrai-vos das coisas passadas desde a antiguidade; que eu sou Deus, e não há outro Deus, não há outro semelhante a mim. 10. Que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam; que digo: O meu conselho será firme, e farei toda a minha vontade.

3. O Messias será absolutamente conhecido, com base em suas credenciais. Isaías 48:3: “ As primeiras coisas desde a antiguidade as anunciei; da minha boca saíram, e eu as fiz ouvir; apressuradamente as fiz, e aconteceram. 4. Porque eu sabia que eras duro, e a tua cerviz um nervo de ferro, e a tua testa de bronze. 5.Por isso te anunciei desde então, e te fiz ouvir antes que acontecesse, para que não dissesses: O meu ídolo fez estas coisas, e a minha imagem de escultura, e a minha imagem de fundição as mandou.”

Romanos 1:2 “O qual antes prometeu pelos seus profetas nas santas escrituras, 3.Acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne,4.Declarado Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santificação, pela ressurreição dos mortos, Jesus Cristo, nosso Senhor.”

Apelo para a Profecia Messiãnica.

Por Jesus. Em Mateus 5:17: “Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir.”

Lucas 24:27: “E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras.

Lucas 24:44: “E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos.

João 5:39: Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; 40. E não quereis vir a mim para terdes vida.

João 5:46:Porque, se vós crêsseis em Moisés, creríeis em mim; porque de mim escreveu ele. 47.Mas, se não credes nos seus escritos, como crereis nas minhas palavras?

Mateus 13:14: (sobre parábolas)“ E neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz: Ouvindo, ouvireis, mas não compreendereis, E, vendo, vereis, mas não percebereis

Mateus 11:10:( sobre João Batista) “Porque é este de quem está escrito: Eis que diante da tua face envio o meu anjo, Que preparará diante de ti o teu caminho

Jesus era a principal pedra angular, mas foi rejeitado.

Em Mateus 21:42: “Diz-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras: A pedra, que os edificadores rejeitaram, Essa foi posta por cabeça do ângulo; Pelo Senhor foi feito isto, E é maravilhoso aos nossos olhos?

Mateus 26:56: “Mas tudo isto aconteceu para que se cumpram as escrituras dos profetas. Então, todos os discípulos, deixando-o, fugiram.” As escrituras se realizaram 100%.

Marcos 13:26: Aqui Jesus cita a Escritura, alegando isso para Ele mesmo, no futuro.“ E então verão vir o Filho do homem nas nuvens, com grande poder e glória.

Compare com Daniel 7 :13: “Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha nas nuvens do céu um como o filho do homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e o fizeram chegar até ele. 14.E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído.

Lucas 4:20-“ E, cerrando o livro, e tornando-o a dar ao ministro, assentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele. 21.Então começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos. ” Jesus alega que Ele estava cumprindo as Escrituras.

Lucas 22:37- “Porquanto vos digo que importa que em mim se cumpra aquilo que está escrito: E com os malfeitores foi contado. Porque o que está escrito de mim terá cumprimento.”

A profecia disse que Jesus seria condenado à morte dentre outros sendo punidos pelos seus pecados. Lembra-se que Ele foi crucificado entre 2 ladrões?

João 15:25- “Mas é para que se cumpra a palavra que está escrita na sua lei: Odiaram-me sem causa.”

Ele nunca fez algo errado, todavia, eles O odiaram.

Os escritores do Novo Testamento apelam às profecias cumpridas em Jesus.

1. Atos 3:18- “Mas Deus assim cumpriu o que já dantes pela boca de todos os seus profetas havia anunciado; que o Cristo havia de padecer.

2.Atos 10:43- “A este dão testemunho todos os profetas, de que todos os que nele crêem receberão o perdão dos pecados pelo seu nome.

3.Atos 13:29- “E, havendo eles cumprido todas as coisas que dele estavam escritas, tirando-o do madeiro, o puseram na sepultura.”

4.Atos 17:2- “E Paulo, como tinha por costume, foi ter com eles; e por três sábados disputou com eles sobre as Escrituras.3. Expondo e demonstrando que convinha que o Cristo padecesse e ressuscitasse dentre os mortos. E este Jesus, que vos anuncio, dizia ele, é o Cristo.

5.1 Coríntios 15:3- “Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, 4.E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras.

6.Romanos 1:2- “(O qual antes prometeu pelos seus profetas nas santas escrituras)

7.1 Pedro 2:5- “Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo. 6.Por isso também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa; E quem nela crer não será confundido.

8.Mateus 2:4- “E, congregados todos os príncipes dos sacerdotes, e os escribas do povo, perguntou-lhes onde havia de nascer o Cristo. 5.E eles lhe disseram: Em Belém de Judéia; porque assim está escrito pelo profeta: 6.E tu, Belém, terra de Judá, De modo nenhum és a menor entre as capitais de Judá; Porque de ti sairá o Guia Que há de apascentar o meu povo de Israel.

O significado da profecia preditiva.

1. Conclui que existe um intelecto divino por trás do Antigo e Novo testamento.

2. Estabelece a realidade de Deus.

3.Autentica a Divindade de Cristo.

4.Demonstra a inspiração da Bíblia.

O antigo testamento contém mais de 300 referências ao Messias que foram cumpridas em Jesus.

1. Oposição? Você pode dizer , “ As profecias foram escritas durante ou depois do tempo de Jesus, e portanto se realizam si próprias.”

2. Resposta. Se você não está contente com 450 a.C como a data histórica de conclusão do Antigo Testamento, então leve em consideração o seguinte:

O Septuaginta, a tradução grega das Escrituras Hebraícas, foi iniciada no reinado de Filadelfo Ptolomeu (285-246 a.C). É bastante óbvio que se existe uma tradução grega iniciada em 250 a.C, então você tinha que ter o texto em hebraíco a partir do qual ele foi escrito.

Isso será suficiente para indicar que houve pelo menos uma diferença de 250 anos entre as profecias sendo escritas e o cumprimento dessas profecias na pessoa de Cristo.

As Credenciais de Jesus como o Messias através da profecia cumprida.

Com relação ao Seu nascimento.

1. Nascido da semente de uma mulher.

Profecia: Gênesis 3:15- “E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.”

Cumprimento: Gálatas 4:4- “Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei.”

Também em Mateus 1:20- “E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo.”

No oráculo original, Deus predisse o conflito de longos séculos que seria travado entre a “semente da mulher” e a “semente da serpente”, que vai ser finalmente vencido por Cristo. Esta promessa primitiva indica uma luta entre o Messias de Israel, o Salvador do mundo, e no outro lado Satanás, o adversário da alma humana.

Nascido de uma virgem.

Profecia: Isaías 7:14- “Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel.”

2. Cumprimento: Mateus 1:18- “Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo.”

Mateus 1:24- E José, despertando do sono, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu a sua mulher; 25.E não a conheceu até que deu à luz seu filho, o primogênito; e pôs-lhe por nome JESUS.”

Uma virgem é uma mulher núbil, jovem, pura.

Filho de Deus.

Profecia: Salmos 2:7- “Proclamarei o decreto: o SENHOR me disse: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei.”

1 Crônicas 17:11- “ E há de ser que, quando forem cumpridos os teus dias, para ires a teus pais, suscitarei a tua descendência depois de ti, um dos teus filhos, e estabelecerei o seu reino. 12.Este me edificará casa; e eu confirmarei o seu trono para sempre. 13.Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho; e a minha benignidade não retirarei dele, como a tirei daquele, que foi antes de ti.14.Mas o confirmarei na minha casa e no meu reino para sempre, e o seu trono será firme para sempre.”

Cumprimento: Mateus 3:17- “E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.”

Mateus 16:16- “E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.”

Veja também em Marcos 9:37, Lucas 9:35, 22:70, Atos 13:30, João 1:34, 49.

Descendência de Abraão.

Profecia: Gênesis 22:18- “E em tua descendência serão benditas todas as nações da terra; porquanto obedeceste à minha voz.”

Cumprimento : Mateus 1:1- “Livro da geração de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão.”

Gálatas 3:16- “Ora, as promessas foram feitas a Abraão e à sua descendência. Não diz: E às descendências, como falando de muitas, mas como de uma só: E à tua descendência, que é Cristo.”

A importância do acontecimento em Gênesis 22:18 é estabelecida quando percebemos que Deus jurou por Ele mesmo com Seu relacionamento com os patriarcas. E em tua descendência, uma pessoa em particular virá de ti. Essa passagem acima determina que o Messias viria através da raça Hebraica.

Filho de Isaque.

Profecia : Gênesis 21:12- “Porém Deus disse a Abraão: Não te pareça mal aos teus olhos acerca do moço e acerca da tua serva; em tudo o que Sara te diz, ouve a sua voz; porque em Isaque será chamada a tua descendência.”

Cumprimento: Lucas 3:23,34- “… Jesus.. filho de Isaque…”

Abraão tinha dois filhos, Isaque e Ismael. Agora, Deus elimina a metade da linhagem de Abraão.

Filho de Jacó.

Profecia: Números 24:17- “Vê-lo-ei, mas não agora, contemplá-lo-ei, mas não de perto; uma estrela procederá de Jacó e um cetro subirá de Israel, que ferirá os termos dos moabitas, e destruirá todos os filhos de Sete.”

Cumprimento: Lucas 3:23. 34- “Jesus… o filho de Jacó…”

Tribo de Judá.

Profecia : Gênesis 49:10- “O cetro não se arredará de Judá, nem o legislador dentre seus pés, até que venha Siló; e a ele se congregarão os povos.”

Também Miquéias 5:2- “E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.”

Cumprimento : Lucas 3:23,34- “Jesus… o filho de Judá…”

Linhagem de Jessé.

Profecia: Isaías 11:1- “Porque brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará:”

Cumprimento: Lucas 3:23,32- “Jesus… o filho de Jessé…”

Casa de Davi.

Profecia: Jeremias 23:5- “Eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que levantarei a Davi um Renovo justo; e, sendo rei, reinará e agirá sabiamente, e praticará o juízo e a justiça na terra.”

Cumprimento : Lucas 3:23,31- “Jesus … o filho de Davi…”

Nasceu em Belém.

Profecia: Miquéias 5:2- “E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.”

Cumprimento: Mateus 2:1- “E, tendo nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém.

Ele seria presenteado com presentes.

Profecia: Salmos 72:10- “Os reis de Társis e das ilhas trarão presentes; os reis de Sabá e de Seba oferecerão dons.”

Cumprimento: Mateus 2:1,11- “E, tendo nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém, 2. Dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo…11. E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra.”

Herodes manda matar as crianças.

Profecia: Jeremias 31:15- “ Assim diz o SENHOR: Uma voz se ouviu em Ramá, lamentação, choro amargo; Raquel chora seus filhos; não quer ser consolada quanto a seus filhos, porque já não existem.”

Cumprimento: Mateus 2:16- “Então Herodes, vendo que tinha sido iludido pelos magos, irritou-se muito, e mandou matar todos os meninos que havia em Belém, e em todos os seus contornos, de dois anos para baixo, segundo o tempo que diligentemente inquirira dos magos. 17 Então se cumpriu o que foi dito pelo profeta Jeremias, que diz: 18 Em Ramá se ouviu uma voz, Lamentação, choro e grande pranto: Raquel chorando os seus filhos, E não querendo ser consolada, porque já não existem. .”

Profecias com relação à sua natureza.

A sua pré-existência.

Profecia: Miquéias 5:2- “E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade .” Também veja em Isaías 9:6,7, 41:4, 44:6

Cumprimento: Colossenses 1:17- “E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.”

João 1:1- “NO princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus 2.Ele estava no princípio com Deus.”

Ele será chamado Senhor.

Profecia: Salmos 110:1- “ DISSE o SENHOR ao meu Senhor: Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés.”

Também em Jeremias 23:6

Cumprimento: Lucas 2:11- “Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor.”

Mateus 22:43- “Disse-lhes ele: Como é então que Davi, em espírito, lhe chama Senhor, dizendo: 44 Se Davi, pois, lhe chama Senhor, como é seu filho?”

Ele será Emanuel. (Deus conosco)

Profecia: Isaías 7:14- “Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel.”

Cumprimento: Mateus 1:23- “Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco.”

Veja também em Lucas 7:16

Será um profeta.

Profecia: Deuteronômio 18:18- “Eis lhes suscitarei um profeta do meio de seus irmãos, como tu, e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar.”

Cumprimento: Mateus 21:11- “E a multidão dizia: Este é Jesus, o profeta de Nazaré da Galiléia.”

Também, veja em João 4:19- “Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta.”

Ele é sacerdote.

Profecia: Salmos 110:4- “Jurou o SENHOR, e não se arrependerá: tu és um sacerdote eterno, segundo a ordem de Melquisedeque.”

Cumprimento: Hebreus 3:1- “POR isso, irmãos santos, participantes da vocação celestial, considerai a Jesus Cristo, apóstolo e sumo sacerdote da nossa confissão;”

Hebreus 5:5,6- “Assim também Cristo não se glorificou a si mesmo, para se fazer sumo sacerdote, mas aquele que lhe disse: Tu és meu Filho, Hoje te gerei. 6 Como também diz, noutro lugar: Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque.”

Ele é um juiz.

Profecia: Isaías 33:22- “Porque o SENHOR é o nosso Juiz; o SENHOR é o nosso legislador; o SENHOR é o nosso rei, ele nos salvará.”

Cumprimento: João 5:30- “Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma. Como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade do Pai que me enviou.”

2 Timóteo 4:1- “ CONJURO-TE, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino;”

Ele é rei.

Profecia : Salmos 2:6- “Eu, porém, ungi o meu Rei sobre o meu santo monte de Sião.”

Zacarias 9:9- “Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e salvo, pobre, e montado sobre um jumento, e sobre um jumentinho, filho de jumenta.”

Cumprimento: Mateus 27:37- “E por cima da sua cabeça puseram escrita a sua acusação: ESTE É JESUS, O REI DOS JUDEUS.”

Unção especial do Espírito Santo.

Profecia: Isaías 11:2- “E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do SENHOR ;”

Cumprimento: Mateus 3:16,17- “E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. 17 E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.”

Seu Zelo por Deus.

Profecia: Salmos 69:9- “Pois o zelo da tua casa me devorou, e as afrontas dos que te afrontam caíram sobre mim

Cumprimento: João 2:15- “ E tendo feito um azorrague de cordéis, lançou todos fora do templo, também os bois e ovelhas; e espalhou o dinheiro dos cambiadores, e derribou as mesas; 16 E disse aos que vendiam pombos: Tirai daqui estes, e não façais da casa de meu Pai casa de venda. 17 E os seus discípulos lembraram-se do que está escrito: O zelo da tua casa me devorará

Profecias sobre o Seu ministério.

Precedido por um mensageiro (João o Batista)

Profecia: Isaias 40:3- “Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do SENHOR; endireitai no ermo vereda a nosso Deus.”

Malaquias 3:1- “EIS que eu envio o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de mim; e de repente virá ao seu templo o Senhor, a quem vós buscais; e o mensageiro da aliança, a quem vós desejais, eis que ele vem, diz o SENHOR dos Exércitos.”

Cumprimento: Mateus 3:1- “E, NAQUELES dias, apareceu João o Batista pregando no deserto da Judéia. 2 E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus. 3 Porque este é o anunciado pelo profeta Isaías, que disse: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, Endireitai as suas veredas.”

Ministério para começar na Galiléia.

Profecia: Isaias 9:1- “ MAS a terra, que foi angustiada, não será entenebrecida; envileceu nos primeiros tempos, a terra de Zebulom, e a terra de Naftali; mas nos últimos tempos a enobreceu junto ao caminho do mar, além do Jordão, na Galiléia das nações. 2 O povo que andava em trevas, viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz.”

Cumprimento: Mateus 4:12- “Jesus, porém, ouvindo que João estava preso, voltou para a Galiléia; 13 E, deixando Nazaré, foi habitar em Cafarnaum, cidade marítima, nos confins de Zebulom e Naftali; 14 Para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta Isaías, que diz: 15 A terra de Zebulom, e a terra de Naftali, Junto ao caminho do mar, além do Jordão, A Galiléia das nações; 16 O povo, que estava assentado em trevas, Viu uma grande luz; E, aos que estavam assentados na região e sombra da morte, A luz raiou .”

Ministério de milagres.

Profecia: Isaías 35:5- “Então os olhos dos cegos serão abertos, e os ouvidos dos surdos se abrirão 6 Então os coxos saltarão como cervos, e a língua dos mudos cantará; porque águas arrebentarão no deserto e ribeiros no ermo

Cumprimento: Mateus 9:35- “ E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles, e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.”

Ensinador de parábolas.

Profecia: Salmos 78:2- “ Abrirei a minha boca numa parábola; falarei enigmas da antiguidade.”

Cumprimento: Mateus 13:34- “Tudo isto disse Jesus, por parábolas à multidão, e nada lhes falava sem parábolas.”

Ele era para entrar no Templo.

Profecia: Malaquias 3:1- “EIS que eu envio o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de mim; e de repente virá ao seu templo o Senhor, a quem vós buscais; e o mensageiro da aliança, a quem vós desejais, eis que ele vem, diz o SENHOR dos Exércitos.”

Cumprimento: Mateus 21:12- “E entrou Jesus no templo de Deus, e expulsou todos os que vendiam e compravam no templo, e derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas;13 E disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração; mas vós a tendes convertido em covil de ladrões.14 E foram ter com ele no templo cegos e coxos, e curou-os.”

Ele entraria Jerusalém sentado num jumentinho.

Profecia: Zacarias 9:9- “Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e salvo, pobre, e montado sobre um jumento, e sobre um jumentinho, filho de jumenta.”

Cumprimento: Lucas 19:35- “E trouxeram-no a Jesus; e, lançando sobre o jumentinho as suas vestes, puseram Jesus em cima. 36 E, indo ele, estendiam no caminho as suas vestes. 37 E, quando já chegava perto da descida do Monte das Oliveiras, toda a multidão dos discípulos, regozijando-se, começou a dar louvores a Deus em alta voz, por todas as maravilhas que tinham visto;”

Pedra de tropeço para os Judeus.

Profecia: Salmos 118:22- “A pedra que os edificadores rejeitaram tornou-se a cabeça da esquina. 23 Da parte do SENHOR se fez isto; maravilhoso é aos nossos olhos.

Isaías 8:14- “Então ele vos será por santuário; mas servirá de pedra de tropeço, e rocha de escândalo, às duas casas de Israel; por armadilha e laço aos moradores de Jerusalém.”

Isaías 28:16- “ Portanto assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu assentei em Sião uma pedra, uma pedra já provada, pedra preciosa de esquina, que está bem firme e fundada; aquele que crer não se apresse.”

Cumprimento: 1 Pedro 2:7- “E assim para vós, os que credes, é preciosa, mas, para os rebeldes, A pedra que os edificadores reprovaram, Essa foi a principal da esquina, 8 E uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, para aqueles que tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados.”

Romanos 9:32- “Por quê? Porque não foi pela fé, mas como que pelas obras da lei; tropeçaram na pedra de tropeço; 33 Como está escrito: Eis que eu ponho em Sião uma pedra de tropeço, e uma rocha de escândalo; E todo aquele que crer nela não será confundido.”

Luz” para os Gentios.

Profecia: Isaías 60:3- “E os gentios caminharão à tua luz, e os reis ao resplendor que te nasceu.”

Também em Isaías 49:6- “ Disse mais: Pouco é que sejas o meu servo, para restaurares as tribos de Jacó, e tornares a trazer os preservados de Israel; também te dei para luz dos gentios, para seres a minha salvação até à extremidade da terra.”

Cumprimento: Atos 13:47- “Porque o Senhor assim no-lo mandou: Eu te pus para luz dos gentios, A fim de que sejas para salvação até os confins da terra. 48 E os gentios, ouvindo isto, alegraram-se, e glorificavam a palavra do Senhor; e creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna”

Profecias a respeito de acontecimentos depois de ser enterrado.

Ressurreição.

Profecia: Salmos 16:10- “Pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção.”

Salmos 30:3- “SENHOR, fizeste subir a minha alma da sepultura; conservaste-me a vida para que não descesse ao abismo.”

Oséias 6:2- “Depois de dois dias nos dará a vida; ao terceiro dia nos ressuscitará, e viveremos diante dele.”

Cumprimento: Atos 2:31- “ Nesta previsão, disse da ressurreição de Cristo, que a sua alma não foi deixada no inferno, nem a sua carne viu a corrupção. 32 Deus ressuscitou a este Jesus, do que todos nós somos testemunhas.”

Lucas 24:46- “E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressuscitasse dentre os mortos:”

Ascensão.

Profecia: Salmos 68:18- “Tu subiste ao alto, levaste cativo o cativeiro, recebeste dons para os homens, e até para os rebeldes, para que o SENHOR Deus habitasse entre eles.”

Cumprimento: Atos 1:9- “E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos.”

Sentado à direita de Deus.

Profecia: Salmos 110:1- “ DISSE o SENHOR ao meu Senhor: Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés.”

Cumprimento: Hebreus 1:3- “O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas;”

Marcos 16:19- “Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus.”

Capítulo 2

Vinte – nove profecias realizadas em 1 dia!

As seguintes 29 profecias do Antigo testamento falam de traição, julgamento, morte e sepultamento do nosso Senhor Jesus Cristo.

Foram ditas em tempos diferentes por várias vozes diferentes durante os 5 séculos entre 1000-500 AC, e ainda assim, todas elas foram cumpridas literalmente em Jesus Cristo em um período de 24 horas.

Traído por amigos.

Profecia: Salmos 41:9- “Até o meu próprio amigo íntimo, em quem eu tanto confiava, que comia do meu pão, levantou contra mim o seu calcanhar

Salmos 55:12- “Pois não era um inimigo que me afrontava; então eu o teria suportado; nem era o que me odiava que se engrandecia contra mim, porque dele me teria escondido 13 Mas eras tu, homem meu igual, meu guia e meu íntimo amigo. 14 Consultávamos juntos suavemente, e andávamos em companhia na casa de Deus.”

Vendido por 30 moedas de prata.

Profecia : Zacarias 11:12- “Porque eu lhes disse: Se parece bem aos vossos olhos, dai-me o meu salário e, se não, deixai-o. E pesaram o meu salário, trinta moedas de prata.”

Cumprimento: Mateus 26:15- “E disse: Que me quereis dar, e eu vo-lo entregarei? E eles lhe pesaram trinta moedas de prata.”

Moedas seriam lançadas na casa de Deus.

Profecia: Zacarias 11:13b- “…E tomei as trinta moedas de prata, e as arrojei ao oleiro, na casa do SENHOR.”

Cumprimento: Mateus 27:5a- “E ele, atirando para o templo as moedas de prata,”

Preço determinado pelo campo de um oleiro.

Profecia: Zacarias 11:13b- “O SENHOR, pois, disse-me: Arroja isso ao oleiro, esse belo preço em que fui avaliado por eles. E tomei as trinta moedas de prata, e as arrojei ao oleiro, na casa do SENHOR.”

Cumprimento: Mateus 27:7- “E, tendo deliberado em conselho, compraram com elas o campo de um oleiro, para sepultura dos estrangeiros.”

Nas últimas 4 profecias listadas acima, encontramos todas elas cumpridas na vida de Jesus quando Ele foi traído por Judas na seguinte forma:

1. Traído

2. Por um amigo.

3. Por 30 moedas (não 29)

4. De prata (não ouro)

5. Lançado ao chão (não foi colocado )

6. Na casa do Senhor

7. Dinheiro foi usado para comprar o campo de um oleiro.

Abandonado pelos discípulos.

Profecia: Zacarias 13:7- “Ó espada, desperta-te contra o meu pastor, e contra o homem que é o meu companheiro, diz o SENHOR dos Exércitos. Fere ao pastor, e espalhar-se-ão as ovelhas; mas volverei a minha mão sobre os pequenos.”

Cumprimento: Marcos 14:50- “Então, deixando-o, todos fugiram.” Mateus 26:31- “Então Jesus lhes disse: Todos vós esta noite vos escandalizareis em mim; porque está escrito: Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho se dispersarão.”

Acusado por falsas testemunhas.

Profecia:Salmos 35:11- “Falsas testemunhas se levantaram; depuseram contra mim coisas que eu não sabia.”

Cumprimento: Mateus 26:59- “Ora, os príncipes dos sacerdotes, e os anciãos, e todo o conselho, buscavam falso testemunho contra Jesus, para poderem dar-lhe a morte; 60 E não o achavam; apesar de se apresentarem muitas testemunhas falsas, não o achavam. Mas, por fim chegaram duas testemunhas falsas, 61 E disseram: Este disse: Eu posso derrubar o templo de Deus, e reedificá-lo em três dias.”

Mudo ante os seus acusadores.

Profecia: Isaías 53:7- “Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.”

Cumprimento: Mateus 27:12- “E, sendo acusado pelos príncipes dos sacerdotes e pelos anciãos, nada respondeu. 13 Disse-lhe então Pilatos: Não ouves quanto testificam contra ti? 14 E nem uma palavra lhe respondeu, de sorte que o presidente estava muito maravilhado.”

Ferido e machucado.

Profecia: Isaías 53:5- “Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.”

Zacarias 13:6- “E se alguém lhe disser: Que feridas são estas nas tuas mãos? Dirá ele: São feridas com que fui ferido em casa dos meus amigos.”

Cumprimento: Mateus 27:26- “Então soltou-lhes Barrabás, e, tendo mandado açoitar a Jesus, entregou-o para ser crucificado.”

Ferido e cuspido

Profecia: Isaías 50:6- “As minhas costas ofereci aos que me feriam, e a minha face aos que me arrancavam os cabelos; não escondi a minha face dos que me afrontavam e me cuspiam.”

Cumprimento: Mateus 26:67- “Então cuspiram-lhe no rosto e lhe davam punhadas, e outros o esbofeteavam,…”

Zombado.

Profecia: Salmos 22:7- “Todos os que me vêem zombam de mim, estendem os lábios e meneiam a cabeça, dizendo 8 Confiou no SENHOR, que o livre; livre-o, pois nele tem prazer.

Cumprimento: Mateus 27:31- “E, depois de o haverem escarnecido, tiraram-lhe a capa, vestiram-lhe as suas vestes e o levaram para ser crucificado.”

Caiu sob a cruz.

Profecia:Salmos 109:24- “De jejuar estão enfraquecidos os meus joelhos, e a minha carne emagrece. 25 E ainda lhes sou opróbrio; quando me contemplam, movem as cabeças.

Cumprimento: João 19:17- “E, levando ele às costas a sua cruz, saiu para o lugar chamado Caveira, que em hebraico se chama Gólgota

Lucas 23:26- “E quando o iam levando, tomaram um certo Simão, cireneu, que vinha do campo, e puseram-lhe a cruz às costas, para que a levasse após Jesus.”

As mãos e pés perfurados.

Profecia: Salmos 22:16- “Pois me rodearam cães; o ajuntamento de malfeitores me cercou, traspassaram-me as mãos e os pés.”

Zacarias 12:10 – “Mas sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o Espírito de graça e de súplicas; e olharão para mim, a quem traspassaram; e pranteá-lo-ão sobre ele, como quem pranteia pelo filho unigênito; e chorarão amargamente por ele, como se chora amargamente pelo primogênito.”

Cumprimento: Lucas 23:33- “E, quando chegaram ao lugar chamado a Caveira, ali o crucificaram, e aos malfeitores, um à direita e outro à esquerda.”

João 20:25- “Disseram-lhe, pois, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele disse-lhes: Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não puser o dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei.”

Crucificado com os ladrões.

Profecia: Isaías 53:12- “Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores.”

Cumprimento: Mateus 27:38- “E foram crucificados com ele dois salteadores, um à direita, e outro à esquerda.”

Observe: Crucificação era uma punição Romana, era uma prática desconhecida na lei judaica. O tipo de morte retratado em Isaías 53 e Salmos 22 não veio em prática no sistema judaico até centenas de anos após que esse relato foi escrito.

Intercedeu pelos seus perseguidores.

Profecia: Isaías 53:12“…e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores.”

Cumprimento: Lucas 23:34- “E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem.”

Será que nós, pecadores e egoístas, conseguimos imaginar um amor tão perfeito assim? Ele foi cuspido, machucado, ferido, zombado, torturado até a morte, mesmo assim Ele pedia que seus inimigos fossem perdoados. Que amor é esse!

Rejeitado pelo seu próprio povo.

Profecia: Isaías 53:3- “Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.”

Cumprimento: João 7:5- “Porque nem mesmo seus irmãos criam nele.”E João 7: 48- “Creu nele porventura algum dos principais ou dos fariseus?”

João 1:11- “Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.”

Foi odiado sem causa.

Profecia: Salmos 69:4- “Aqueles que me odeiam sem causa são mais do que os cabelos da minha cabeça…”

Isaías 49:7- “Assim diz o SENHOR, o Redentor de Israel, o seu Santo, à alma desprezada, ao que a nação abomina, ao servo dos que dominam…”

Cumprimento: João 15:25- “Mas é para que se cumpra a palavra que está escrita na sua lei: Odiaram-me sem causa.”

Amigos se distanciaram.

Profecia: Salmos 38:11- “Os meus amigos e os meus companheiros estão ao longe da minha chaga; e os meus parentes se põem à distância.”

Cumprimento: Lucas 23:49- “E todos os seus conhecidos, e as mulheres que juntamente o haviam seguido desde a Galiléia, estavam de longe vendo estas coisas.”

As pessoas moviam as cabeças.

Profecia: Salmos 109:25- “E ainda lhes sou opróbrio; quando me contemplam, movem as cabeças.”

Cumprimento: Mateus 27:39- “E os que passavam blasfemavam dele, meneando as cabeças,”

Fitaram os olhos Nele.

Profecia: Salmos 22:17- “Poderia contar todos os meus ossos; eles vêem e me contemplam.”

Cumprimento: Lucas 23:35- “E soltou-lhes o que fora lançado na prisão por uma sedição e homicídio, que era o que pediam; mas entregou Jesus à vontade deles….”

Repartiram as roupas Dele e lançaram sorte.

Profecia: Salmos 22:18- “Repartem entre si as minhas vestes, e lançam sortes sobre a minha roupa

Cumprimento: João 19: 23- “Tendo, pois, os soldados crucificado a Jesus, tomaram as suas vestes, e fizeram quatro partes, para cada soldado uma parte; e também a túnica. A túnica, porém, tecida toda de alto a baixo, não tinha costura. 24 Disseram, pois, uns aos outros: Não a rasguemos, mas lancemos sortes sobre ela, para ver de quem será. Para que se cumprisse a Escritura que diz: Repartiram entre si as minhas vestes, E sobre a minha vestidura lançaram sortes. Os soldados, pois, fizeram estas coisas.”

Passaria sede.

Profecia: Salmos 69:21- “Deram-me fel por mantimento, e na minha sede me deram a beber vinagre.”

Salmos 22:15- “A minha força se secou como um caco, e a língua se me pega ao paladar; e me puseste no pó da morte.

Cumprimento: João 19:28- “Depois, sabendo Jesus que já todas as coisas estavam terminadas, para que a Escritura se cumprisse, disse: Tenho sede.”

Fel e vinagre dariam a Ele.

Profecia: Salmos 69:21- “Deram-me fel por mantimento, e na minha sede me deram a beber vinagre.”

Cumprimento: Mateus 27:34- “ Deram-lhe a beber vinagre misturado com fel; mas ele, provando-o, não quis beber.”

O Seu grito de angústia.

Profecia: Salmos 22:1a- “DEUS meu, Deus meu, por que me desamparaste?…”

Cumprimento: Mateus 27:46- “E perto da hora nona exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?”

Se comprometeu a Deus.

Profecia: Salmos 31:5- “Nas tuas mãos encomendo o meu espírito; tu me redimiste, SENHOR Deus da verdade.”

Cumprimento: Lucas 23:46- “E, clamando Jesus com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isto, expirou.”

Seus ossos não foram quebrados.

Profecia: Salmos 34:20- “Ele lhe guarda todos os seus ossos; nem sequer um deles se quebra.”

Cumprimento: João 19:32- “Foram, pois, os soldados, e, na verdade, quebraram as pernas ao primeiro, e ao outro que como ele fora crucificado; 33 Mas, vindo a Jesus, e vendo-o já morto, não lhe quebraram as pernas.”

Observação: Jesus foi também o cumprimento de todas as ordinanças simbólicas estabelecidas através de Moisés para a Páscoa do Senhor (êxodo 12) .

Não havia um osso para ser quebrado. Era para ser assado no fogo, (não cozido na água, Ele suportou a ira (fogo) de Deus contra o pecado.) O cordeiro ou cabrito era para ser comido em todo, nada dele deveria ser deixado para amanhã, Jesus não foi deixado pendurado na cruz. Era para ser um cordeiro macho, sem mácula. Jesus era sem pecados.

Existem também mais 2 profecias com relação aos Seus ossos. Salmos 22:14 “Como água me derramei, e todos os meus ossos se desconjuntaram.. .” fala que seus ossos se desconjuntaram, a crucificação faz isso. E salmos 22:17 diz “Poderia contar todos os meus ossos;” (quando ele estava pendurado na cruz).

Pare! Pense! Quão Infinito e Infalível é o nosso Deus, muito mais que possamos imaginar! Quem pode conhecê-lo?

Essas escrituras escritas , em certos casos, milhares de anos de antecedência, falam de um Salvador que haveria de vir, o Messias dos Judeus. Ao longo dos séculos, os escribas e estudantes da Palavra aguardavam por essa pessoa que iria vir “da semente de uma mulher, nascido de uma virgem, descendente de Abraão, Isaque e Jacó, descendente do rei Davi, nascido em Belém. ”

Ele seria precedido pela “voz que clamava no deserto (João o Batista) Ele haveria de ensinar em parábolas , faria milagres, e na conclusão den sua vida, O ultima dia, o dia de crucificão dele, que esta 29 profecias complido na 24 horas.

É como se estivéssemos assistindo um vídeo de um acontecimento no futuro que ainda não aconteceu. Deus escreve coisas que ainda não vieram a acontecer, como se já tivessem acontecido. Um Deus invisível, sob controle de todas as coisas: a genética, linhagem familiar,línguas, etc. Até mesmo que os soldados haveriam de brigar e repartir as Suas vestes, tudo isso Ele previu. Somente uma pessoa muito orgulhosa e espiritualmente cega poderia negar a realidade de Deus e negar a inspiração e a conservação de Sua palavra perfeita.

Coração partido.

Profecia: Salmos 22:14- “Como água me derramei, e todos os meus ossos se desconjuntaram; o meu coração é como cera, derreteu-se no meio das minhas entranhas.”

Cumprimento: João 19:34- “Contudo um dos soldados lhe furou o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água.”

O sangue e a água que saíram do Seu lado que foi perfurado é prova de que seu coração foi rebentado, literalmente.

Seu Lado perfurado.

Profecia: Zacarias 12:10- “Mas sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o Espírito de graça e de súplicas; e olharão para mim, a quem traspassaram; e pranteá-lo-ão sobre ele, como quem pranteia pelo filho unigênito; e chorarão amargamente por ele, como se chora amargamente pelo primogênito.”

Cumprimento: João 19:34- “Contudo um dos soldados lhe furou o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água.”

Trevas sobre a terra.

Profecia: Amós 8:9- “E sucederá que, naquele dia, diz o Senhor DEUS, farei que o sol se ponha ao meio dia, e a terra se entenebreça no dia claro.”

Cumprimento: Mateus 27:45- “E desde a hora sexta houve trevas sobre toda a terra, até à hora nona.

Enterrado no túmulo de um homem rico.

Profecia: Isaías 53:9- “E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem houve engano na sua boca.”

Cumprimento: Mateus 27:57- “E, vinda já a tarde, chegou um homem rico, de Arimatéia, por nome José, que também era discípulo de Jesus. 58 Este foi ter com Pilatos, e pediu-lhe o corpo de Jesus. Então Pilatos mandou que o corpo lhe fosse dado. 59 E José, tomando o corpo, envolveu-o num fino e limpo lençol, 60 E o pôs no seu sepulcro novo, que havia aberto em rocha, e, rodando uma grande pedra para a porta do sepulcro, retirou-se.”

A profecia mais surpreendente da Bíblia:

O livro de Daniel foi escrito por volta de 605 a.C.

Em Daniel 9:21-26 um anjo revelou ao profeta a história futura da nação Israelita.

Ele disse que seriam 70 semanas de anos até que o Messias reinasse. Isso quer dizer 70 x 7, que é igual a 490 anos ( o ano na Bíblia tem 360 dias.) Naquela época, o Templo de Israel foi destruído, e Israel estava em cativeiro na Babilônia. O anjo disse à Daniel que a partir do momento que a ordem fosse dada para reconstruir as paredes do Templo, na qual aconteceu em 425 a.C, até a chegada do Messias (Jesus), seriam 69 semanas de anos (69×7= 483 anos) Essa profecia foi feita 173,880 dias para o futuro.

Ela foi cumprida no dia exato, no dia que Jesus entrou na cidade de Jerusalém sentado em um jumentinho. Exatamente como o profeta havia dito. Esse dia foi 6 de Abril de 32 d.C. Ainda resta 7 anos no calendário de Deus que se trata da Nação de Israel (chama-se a 70 semana de Daniel) quando eles eventualmente O aceitarão como o Messias, e Ele voltará para reinar por 1000 anos, literalmente em Jerusalém. Esse é uma dos principais objetivos da Grande Tribulação, chamado por Jeremias de “O tempo de Angústia para Jacó. “

Deus vai pôr uma grande pressão no povo Judeu para aceitar ao Messias, Jesus. Até hoje, como um povo e Nação, eles não O reconhecem como o Messias, mas um dia eles irão.

Zacarias 13:8 diz que uma 2 terços dos Israelitas serão mortos. Os remanentes O aceitarão, e serão nascidos-de-novo, em um dia, enquanto fogem das perseguições do mundo e do Anti-Cristo.

Zacarias 13:8 “8 E acontecerá em toda a terra, diz o SENHOR, que as duas partes dela serão extirpadas, e expirarão; mas a terceira parte restará nela. 9 E farei passar esta terceira parte pelo fogo, e a purificarei, como se purifica a prata, e a provarei, como se prova o ouro. Ela invocará o meu nome, e eu a ouvirei; direi: É meu povo; e ela dirá: O SENHOR é o meu Deus .”

Aí temos, Jesus Cristo de Nazaré, Senhor, Rei, Sumo Sacerdote, Salvador, e o Messias dos Judeus e de todo o mundo. Amém , mesmo assim, vem Senhor Jesus.

 

This entry was posted in Portugues. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

