Estudo #1 Os Primeiros Passos para Crescimento Cristão Um guia ao Discípulo Cristão Con Versiculos

Estudo #1
Os Primeiros Passos para Crescimento Cristão Um guia ao Discípulo Cristão

Estas aulas são para aqueles que desejam seguir Jesus como discípulo de Cristo. Eles são a “preencher o vazio” conjunto de lições. Basta ler o versículo em sua Bíblia, em seguida, escreva a palavra que você acha que vai corretamente em branco.

A nota: Esta série de lições SOMENTE e funciona quando você usa a versão da Bíblia traduzida por

“João Ferreira de Almeida” Edição Corrigida e Sinta revisada AO Texto Original ”

Impressa pelo SBT-Sociedade Biblica Trinitariana Do Brasil. Obrigado

Estudo Número 1

Lição Iniciada _____________________ Lição Revisada ____________

A SEGURANÇA DA SALVAÇÃO

Talvez, Satanás tente causar que você duvidar sobre sua salvação. Talvez, ele cause que você duvidar se é realmenteum cristão. Pode ser que ele fale para você dando lhe a idéia que porque você não se sente diferente do que antes da sua salvação, então nada realmente aconteceu .E então, talvez você peque. É possível que você volte a andar em uns caminhos velhos da sua vida antes da sua salvação. Satanás está pronto para semear sementes de dúvidas por falar-lhe que os cristãos verdadeiros não pecam. Quando as dúvidas vêm, qual será a sua resposta?O propósito deste estudo é ensinar a você, que ao aceitar Jesus Cristo como o seu Salvador, você é salvo agora e para sempre – você pode SABER disso com certeza.

O QUE QUER DIZER “SEGURANÇA”?

Pelas palavras “segurança da salvação”, significamos a certeza espiritual bem como mental que você pertence a Deus,e que possui a salvação eterna

A. Veja II Timóteo 1:12.
“Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia.”

As “palavras chaves” neste versículo são, “porque eu _________……………., e estou _____________ de que é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia.”

B.Veja I João 5:13
“Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus. ”
1. Pensando neste versículo, você acha que Deus quer que você tenha segurança da sua salvação? __________

2.Qual é a palavra neste versículo que indica isso? _________________POR QUE PRECISAMOS DA SEGURANÇA DE SALVAÇÃO?

A. A segurança nos traz ______________________. I João 1: 4
“Estas coisas vos escrevemos, para que o vosso gozo se cumpra.”

B.A segurança nos traz ________________________ para com Deus I João 3: 19 e 21
“E nisto conhecemos que somos da verdade, e diante dele asseguraremos nossos corações;” e 21 “Amados, se o nosso coração não nos condena, temos confiança para com Deus; ”

C. A segurança nos traz corações ___________________. Colossenses 2: 2
“Para que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em amor, e enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus e Pai, e de Cristo, ”

D. A segurança nos traz ______________________________________. Tiago 1: 8 (Use suas próprias palavras.)
“O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos.”

E. A segurança nos capacita ________________ o mundo. I João 5: 4-5 “Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.
5 Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?”

F. A segurança nos capacita para efetivamente servir ao Senhor através de testemunhar sobre Jesus. Leia as seguintes referências da Bíblia: João 1: 40-41;”Era André, irmão de Simão Pedro, um dos dois que ouviram aquilo de João, e o haviam seguido.
41 Este achou primeiro a seu irmão Simão, e disse-lhe: Achamos o Messias ( que, traduzido, é o Cristo ). ”
João 4: 28-29; “Deixou, pois, a mulher o seu cântaro, e foi à cidade, e disse àqueles homens:
29 Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Porventura não é este o Cristo? ”
e Atos 16:10 “E, logo depois desta visão, procuramos partir para a Macedônia, concluindo que o Senhor nos chamava para lhes anunciarmos o evangelho. ”

O QUE É A BASE DA SEGURANÇA DE SALVAÇÃO?

Muitos cristãos baseiam sua segurança em SENTIMENTOS pessoais. O problema com isso é que os sentimentos mudam. Um dia talvez você se sinta salvo; em outro, por causa das circunstâncias, talvez não se sinta mais salvo.Você tem algo MAIS do que os sentimentos para te guiar – a IMUTÁVEL PALAVRA de DEUS. Veja agora I João 5: 11-12. “E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho.
12 Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida.”
Escreva por completo esta escritura aqui embaixo._______________________________________________________________

___________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________

Por favor, circule com o seu lápis as duas palavras, “TESTEMUNHO” e “TEM”, que são encontradas nos versículos acima escritos. Há três alicerces firmes sobre os quais você pode basear a sua segurança.

A. A PESSOA de Deus.

Segundo Tito 1: 2, ” Em esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos dos séculos;”
Deus não pode ____________________. DEUS O FALOU — NADA MAIS IMPORTA!!!

B.As PROMESSAS de Deus.

1.Segundo João 5:24,”Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.”, quando eu confio nEle, Deus diz que eu _________ vida eterna, e eu_____ _______________em condenação.

2.De acordo com João 6:37, “Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. “, porque eu vim a Jesus, Ele de “____________ ______________” me lançará fora.

3.Segundo Romanos 10:13, “Porque todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo.”, aquele que invoca o nome do Senhor _______________ salvo. Estes são exemplos das declarações definitivas e positivas – escritas – pela mão do Deus que não pode mentir!

C. A PRESENÇA de Deus.

1.De acordo com Romanos 5:5, “E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.” ,quando somos salvo, Deus nos dá ___ _______________ ____________, que habitaem nossos corações.

2.Segundo Romanos 8:16, o Espírito Santo _____________ com o nosso espírito (através da Palavra de Deus) que somos de fato filhos de Deus. Veja I João 5:10

a. COMO É QUE POSSO SABER QUE SOU SALVO?

Aqui temos uma lista de referências da Bíblia:

A.EU SEI que sou salvo porque eu __________ no Senhor Jesus Cristo. Atos 16:31

B.EU SEI que sou salvo porque eu ___________ o Filho. I João 5:12

C.EU SEI que sou salvo porque eu amo ____ ____________ em Cristo. I João 3:14

D.EU SEI que sou salvo porque desejo guardar os ____________________ de Deus. I João 2:3

E.EU SEI que sou salvo porque não quero mais amar o ______________ nem todo seu pecado. I João 2:15

F.EU SEI que sou salvo porque nasci de Deus e assim _________________ o mundo. I João 5:4

G.EU SEI que sou salvo porque eu tenho o __________________ do Espírito Santo dentro de mim pela Palavra. I João5:10

H.EU SEI que sou salvo porque minha vida está produzindo bons _____________. Mateus 7: 17, 18

I.EU SEI que sou salvo porque eu ouço a _______ do Senhor (através da Palavra de Deus) e desejo ____________ Ele– João 10:27

O QUE É QUE TRARÁ A SEGURANÇA DA MINHA SALVAÇÃO PARA MINHA VIDA? É possível ter dúvidas de vez em quando. Lembre-se que Satanás é “MENTIROSO”! (João 8:44), e com suas primeiras palavras, que temos recordadas na Bíblia, Satanás lançou uma nuvem de dúvida sobre a palavra de Deus.(Gênesis 3:1) Aqui, a seguir, são alguns meios que dão para que você puder ter a segurança da sua salvação, ou para que você puderse aprofundar ainda mais na segurança do que Deus tem feito por você:

A. Aprenda a Palavra de Deus.

1.A sua salvação é baseado no que Deus tem dito – não nas coisas que você sente ou pensa. Portanto, é importante que você leia e estude a Bíblia. Leia II Timóteo 3: 14-15

B.Dê Graças a Deus Pelo Dom da Sua Salvação. Segundo Romanos 6:23, você tem recebido o DOM ______________ de Deus que é _________ _____________. Já deu graças a Deus por este dom tão maravilhoso? Dando graças é uma prova da sua fé. Leia II Coríntios 9: 15

C.Faça um Testemunho Público.

1.Já falou com alguém que você pôs sua confiança no Senhor Jesus Cristo? Veja I João 4:15 e descubra que há um relacionamento entre confessando Cristo e a segurança da salvação.

2.Leia Mateus 10:32 e Romanos 10:9-10 Um meio de confessar Cristo publicamente é na igreja. Normalmente o pastor dará tempo depois da pregação para você falar de como Deus tem tocado no seu coração. O pastor apresentará você com prazer à igreja., que então orará por você e dará encorajamento para você.

D.Assista aos Cultos da Igreja Tanto Quanto Possível. A comunhão com os outros irmãos encorajará você. Muitos já tiveram as mesmas experiências ou dúvidas que talvez você esteja passando. Hebreus 10:25 nos dá mandamento a respeito disso, enquanto Hebreus 10:22 e 23 falam da segurança e certeza que devemos ter em nossa vida cristã.

E. Viva uma Vida Santa e Justa. As vezes a segurança completa não vem até que Deus chegar a ver que levamos em sério nosso relacionamento paracom Ele. De acordo com Isaías 32:17, “o efeito da justiça será ___________, e a operação da justiça,_________________ e ____________________ para ____________________ .” Veja: Provérbios 10:9 Lembre-se, a sua paz e segurança de salvação são baseadas nas promessas de Deus e a sua confiança nelas, e não em seus próprios sentimentos.

E O QUE ACONTECE SE EU PECAR?

A.Veja I João 1:8. É possível que um cristão peque? __________

B.Leia I João 2:1. Deus quer que um cristão peque? ____________

C.Leia I João 1:9. Se um cristão pecar, o que é que ele (ou ela) deve fazer sobre os seus pecados? ___________ -losa Deus.

D.Veja I João 2:1 de novo. Quando eu peco, Quem aparece diante de Deus no céu ao meu favor? __________________________, o Justo.

E.Vá agora para I João 1:6-7. Nas suas próprias palavras, o que está perdida quando o cristão peca? ____________________________________________________________________

_______________________________.

SERÁ QUE POSSO PERDER A MINHA SALVAÇÃO?

A.João 10:28 diz que ____________ nós havemos de perecer.

B.João 10-29 diz que ninguém __________ nos _________________ da mão de Deus Pai.

C.João 6:37 diz que Deus de __________ _____________ lançará fora aqueles que vêm a Jesus.D.João 6:39 diz que a responsabilidade de nos guardar é da parte do Senhor, não é da nossa, e que Jesus não perde_______________ daqueles dados a Ele pelo Pai.E.João 5:24 diz que a qualidade de vida eu tenho em Cristo é _____________.

F.Romanos 8:38-39 diz que nada pode nos ___________________ do amor de Deus que está em Cristo.

G.I Pedro 1:5 diz que estamos __________________ na virtude de Deus para a salvação.

H.Judas 24 diz que Cristo é poderoso para nos _____________________ de tropeçar.

I.Filipenses 1:6 diz que Cristo começou a boa obra em nós e a ___________________ até ao ______ de Jesus Cristo.

J.Efésios 1:13 diz que nós em nossa salvação fomos _______________com o Espírito Santo da promessa.

K.Efésios 2:8 diz que a nossa salvação é _________ de Deus. Um dom acolhido de volta pelo doador não é um dom.

L.Efésios 2:9 diz que nós não temos feito nada para ganhar nossa salvação. Sendo que nós não fizemos nada para ganharou merecer a nossa salvação – saiba então que não podemos fazer nada para perdê-la!

M.Segundo Efésios 2:2-3 e I João 3:10, antes da nossa salvação, estávamos debaixo do controle de Satanás. Agora quesomos salvos, temos um novo relacionamento com Deus. Deus é o nosso _________ celestial. Romanos 8:15

Os cristãos são os _____________ de Deus. I João 3:1

Em nossas famílias físicas, quando o filho desobedece, os pais desse filho não o lançam fora da família e tiram dele o nome da família. O bom pai castigará ou repreenderá, e tentará corrigir o filho – mas esse ainda é filho, e permanece membro daquela família. Na maneira, quando um cristão peca, esse não é excluído da família de Deus, assim perdendo sua salvação. Portanto, como qualquer pai amoroso, Deus vai _______________ o cristão errante para então restaurá-lo para confraternização dentro da família espiritual — Hebreus 12:6.”Ó segurança, Jesus é meu,Ó que delícia, da glória de Deus. Comprado por Deus, sou herdeiro também Salvo prá sempre, Aleluia! Amém!”(Adaptado do hino escrito por Fanny Crosby, “Blessed Assurance”)

Leitura:Se você completou a leitura do Evangelho de João, então por favor, leia também a carta de I João. Para Memorizar:I João 5:11,12

This entry was posted in Estudo #1 Os Primeiros Passos para Crescimento Cristão Um guia ao Discípulo Cristão Con Versiculos, Portugues. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

