ENTENDENDO A DEPRESSÃO

ENTENDENDO A DEPRESSÃO

 

Sentir-se deprimido não é um fenômeno novo, pois os sintomas atualmente definidos como “depressão” caracterizaram a experiência de algumas personagens bíblicas. A Palavra de Deus não apenas o ajuda a enfrentar o problema da depressão, mas também mostra como você pode ser mais que vencedor mesmo em meio a sentimentos depressivos (IITm 3:16-17; 2Pe 1.2-10; 1Jo 5.4-5)

 I.         O que é a “depressão”? 

A.       Muitos definem “depressão’ como uma condição caracterizada porsentimentos de desalento e/ou culpa, resultando em falta de esperança. Algunsmédicos até definem como sendo uma doença muito comum hoje em dia,onde sua causa é desconhecida. 

B.       Nas Escrituras, os sentimentos associados à depressão são descritos como um semblante descaído (Gn 4.6), um espírito abatido(Pv 17.22), tristeza (Pv15.13), desespero (Sl 42.11), fardos pesados de iniqüidade (Sl 38.4), pesoque faz encurvar (Sl 38.6). 

II.        Quem está sujeito a experimentar sentimentos depressivos? A.       Ninguém esta completamente imune aos sentimentos depressivos (1Co10.12) B.       Davi pecou, não se arrependeu e, então perdeu a esperança (Sl 38) C.       Descontente com a obra soberana de Deus, Jonas irou-se contra Ele e desejoua morte (Jn 4.1-11) 

III.      Quais os possíveis fatores que levam à “depressão”? 

A.       Fatores físicosdoença, parto, cirurgia, desequilíbrios hormonais ou químicos 

B.       Respostas contrárias à bíblia diante de certas situações da vida: deficiências físicas, perda do emprego, divórcio, perda de alguém querido. 

C.       Pensamentos e hábitos mentais não-bíblicos: amargura, preocupação, ansiedade, inveja, impaciência, orgulho, ira.

NOTA: A Palavra de Deus nunca ordena que você mude os seus sentimentos, mas que mude a sua maneira de agir (pensamentos, palavras e ações).

VENCENDO A DEPRESSÃO

 

Independentemente dos fatores envolvidos no seu caso de depressão, você não deve basear o seu agir (pensamentos, palavras e ações) em sentimentos, mas disciplinar a si mesmo em direção à piedade (Ef 5:15-16; ITm 4:7-8).

  A.        Pense biblicamenteLembre-se que Deus prometeu cuidar de você em qualquer situação, mesmo ela pareça incerta (Sl 23:1-6; ICo 10:13; Fp 4:8.) 

B.        Fale biblicamenteNão se detenha em difamação, mexerico, discussão, nem use palavras que não sejam para a edificação de outros (Ef 4:29; Cl 3:8). 

C.        Aja biblicamenteConceda perdão aos outros assim como deus concedeu a você (Ef4:32; Cl 3:13). 

NOTA: A Palavra de Deus nunca ordena que você mude os seus sentimentos, mas que mude a sua maneira de agir (pensamentos, palavras e ações) pela obediência às Escrituras. Os mandamentos de Deus não são penosos (1Jo 5.). A sua obediência à Palavra de Deus fundamenta-se no seu amor pelo Senhor Jesus Cristo e não na instabilidade dos seus sentimentos. 

D.       Esteja particularmente atento aos seguintes aspectos: 

1.       Confissão habitual dos pecados ao Senhor (1Jo 1.9) 

2.       Fidelidade na oração (1Te 5.17) 

3.       Estudo da Palavra de Deus (2Tm 3.16-17 

4.       Comunhão com outros irmãos em Cristo (Hb 10.23-25).

Desde: Igreja Batista Esperança, Salvador Bahia

Advertisements
This entry was posted in Portugues. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s