O QUE DEUS ESPERA DE UM HOMEM

O QUE DEUS ESPERA DE UM HOMEM

Sl 15.2-5

O Salmo 15 é para os homens o que Provérbios 31 deveria ser para as mulheres. Há no Salmo 15 um retrato maravilhoso, invariável desse abençoado que pode habitar na presença de Deus. O Espírito de Deus nos dá, por meio de Davi, nos versículos 2-5, uma descrição maravilhosa de um homem piedoso – um que deseja ser santo, como Deus é santo.

As características citadas abaixo identificam as disciplinas que nós seriamente deveríamos cultivar em nossas vidas.

VIVA EM COMPROMISSO COM A INTEGRIDADE

Um homem piedoso é descrito primeiro como alguém que “anda com inteireza, e faz o que é justo” (Salmo 15:2). O andar exemplifica a integridade. Em outras palavras, ele é o que ele parece ser; ele é o que ele diz que é. Muitos cristãos têm problemas com anorexia ou bulimia espiritual. Os cristãos anoréxicos estão tão ocupados que eles reivindicam não ter nenhum tempo para ler a Bíblia.

Cristãos bulímicos tipicamente fazem uma festa com a Palavra aos domingos, mas prontamente expurgam tal alimentação ignorando a mensagem de Deus depois. Essa é a condição espiritual de muitas pessoas. A piedade é caracterizada pela internalização – ser um praticante da Palavra, e não somente um ouvinte. (Tiago 1:22-25.) Um andar piedoso é guiado pela integridade e mostra obras de justiça.

LÍNGUAS CONTROLADAS PELA VERDADE INTERNALIZADA

Davi continua dizendo que uma pessoa piedosa “não difama com sua língua” (Salmos 15:3)Não somente ele caminha com integridade e faz o que é justo, mas é verdade o que ele fala dentro e fora. Ele não calunia com a sua língua porque ele não é um fofoqueiro malicioso, sobre o qual Paulo falou em 2 Timóteo 3.

Provérbios 6:16 relata sete coisas que Deus abomina. Um homem piedoso não só interiorizará a verdade, caminhará com integridade, e agirá com retidão, mas ele também falará a verdade no seu coração e para os outros; ele não caluniará com a sua língua.

CORAÇÕES GOVERNADOS PELO AMOR DO ALTO

No meio do Salmo 15:3, Davi diz que um homem piedoso “não faz mal ao próximo, nem lança injúria contra o seu vizinho”. Isto é o que nós como crentes do Novo Testamento somos convidados a deixar Deus fazer em nossas vidas. Peça a Ele para fazer deste versículo uma realidade em nossa experiência diária. (Tiago 3:17).

Tal homem será caracterizado por viver a verdade. Quando um amigo escuta e recebe uma acusação contra outro, isso pode ser devastador. Alguém que vive pela Verdade não fará uma coisa tão prejudicial. A igreja tem estado ferida em sua maioria por cristãos que aceitam acusações uns contra os outros – lutando, dividindo e falando mal dos outros. Cristo disse em (Marcos 3:25).

Como a casa de Deus pode sobreviver com tal mal em seu meio? Um homem piedoso se comprometerá a não fazer mal ao seu próximo e a não aceitar uma acusação contra os outros. Este é um compromisso gigantesco – mas com Deus é possível.

O QUE DEUS ESPERA DE UM HOMEM – PARTE 02

Sl 15.2-5

Recapitulando… O Salmo 15 é para os homens o que Provérbios 31 deveria ser para as mulheres. Há no Salmo 15 um retrato maravilhoso, invariável desse abençoado que pode habitar na presença de Deus. O Espírito de Deus nos dá, por meio de Davi, nos versículos 2-5, uma descrição maravilhosa de um homem piedoso – um que deseja ser santo, como Deus é santo. As características citadas abaixo identificam as disciplinas que nós seriamente deveríamos cultivar em nossas vidas.

PENSAMENTOS CATIVOS POR DEUS NO ALTO

Davi continua descrevendo um homem piedoso como alguém que “a seus olhos, tem por desprezível ao réprobo, mas honra aos que temem ao SENHOR” (Salmos 15:4a-b).Não somente o réprobo é desprezível aos seus olhos, mas ele “honra aos que temem o SENHOR” (Salmos 15:4b). O justo e o piedoso se tornam os heróis preferidos. Em lugar de desperdiçar tempo, dinheiro, energia e emoção nos heróis do mundo, um homem piedoso escolhe honrar aos homens provados pelo tempo e as mulheres de fé – aqueles na sua escola, lugar de trabalho, ou igreja que genuinamente amam e seguem a Cristo. Fazendo assim, esta prática também estabelece os modelos corretos para seus filhos.

PROMESSAS MANTIDAS PELA VERDADE

Davi diz que um homem piedoso “jura com dano próprio e não se retrata” (Salmos 15:4c), ou seja, ele cumpre o que promete, mesmo com prejuízo próprio(Mt 5.37, Tg 5.12).Em Mateus 10, quando os apóstolos de Cristo foram enviados, Ele os instruiu para que aceitassem a primeira proposta de hospitalidade sempre que eles entrassem numa nova cidade. Por que Ele disse isso? Antes de eles pregarem inicialmente, ninguém sabia quem eles eram. Normalmente, as pessoas mais humildes estenderiam um convite para comer com eles. Porém, uma vez que os apóstolos tinham pregado a primeira mensagem, o rico de repente diria, “Venha aqui para a colina – onde nós vivemos!” O que os apóstolos deveriam fazer? Cristo esperava que eles mantivessem o compromisso deles com as primeiras pessoas que os convidaram. Um homem piedoso não mudará a sua decisão baseado em como ele será ajudado. O modo de Deus é jurar com dano próprio; tome a decisão que é certa e nunca mude por razões externas.

OBJETIVOS VIVIDOS PARA A VIDA ALÉM DE HOJE

Davi disse que um homem piedoso “não empresta o seu dinheiro com usura, nem aceita suborno contra o inocente” (Salmos 15:5).

(Juros) Em Israel, o juro era costumeiramente cobrado dos estrangeiros, mas nunca dos próprios Israelitas. As pessoas em Israel não pediam dinheiro emprestado a menos que elas estivessem em necessidade. Um homem piedoso não tirará vantagem de alguém que está ferido.

(SubornoUm homem piedoso não aceita um suborno contra o inocente; ele não deixará que o inocente seja explorado porque isso beneficiaria a si mesmo. Alguém disse: “se eu usar materiais mais baratos, eu terei mais lucro e levará anos até que meus pacientes ou fregueses descubram”.Um homem do tipo apresentado no Salmo 15 respeita a verdade onde quer que ele a veja. Isso é santidade; e este é o ideal de Deus para cada de nós!

VIVA EM COMPROMISSO COM A INTEGRIDADE

Um homem piedoso é descrito primeiro como alguém que “anda com inteireza, e faz o que é justo” (Salmo 15:2).

LÍNGUAS CONTROLADAS PELA VERDADE INTERNALIZADA

Não somente ele caminha com integridade e faz o que é justo, mas é verdade o que ele fala. O que ele é por fora, é por dentro.

CORAÇÕES GOVERNADOS PELA SABEDORIA DO ALTO

No meio do Salmo 15:3, Davi diz que um homem piedoso “não faz mal ao próximo, nem lança injúria contra o seu vizinho”.(Tiago3:17).    

Desde Igreja Batista Esperanza na Salvador Bahia

Advertisements
This entry was posted in Portugues. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s