Como testemunhar de Jesus

Como testemunhar de Jesus

Bom Senso – O que diz a Biblia

Atos 1:8 “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.”

Todos, os filhos de Deus nascidos de novo são instruídos a testemunhar,e a falar de Jesus para outros, e do plano bíblico para salvação. Eu quero que as pessoas vão para o céu, e não para o inferno, aquele lugar horrível de confinamento preparado para o diabo, e seus demonios. Se eu amo a Jesus, e se eu me preocupo com o destino eterno dos perdidos ao meu redor, eu farei desse comando de Deus de evangelizar e testemunhar a minha prioridade na minha vida.

Eu cresci no serviço militar. Em 1966, eu estava morando em Pirmesans na Alemanha. Meus pais atendiam a igreja numa base.  No porão, as irmãs da igreja tinham uma igreja para jovens e crianças.  Eu tinha como 10 ou 11 anos. Eu me lembro de ouvir a pregação sobre João Batista, e eu fui para frente no altar. Tudo que posso lembrar é que repeti uma oração  e atendi uma classe sobre o batismo nas aguas. Aparentemente, minha vida não havia sido transformada.  Como adolescente morando em Gardena, California, eu ia para a escola dominical e para a Igreja Batista com a minha mãe. Adianta para o ano de 1979. Eu tinha acabado de sair do Corpo de Fuzileiros Navais. Eu estava morando junto com a minha namoranda Linda Montoya, dividindo um apartamento com sua irmã MaryLou. Fui ao cinema e assisti um filme sobre Jesus. Fui outra vez e assisti a um outro filme sobre profecias pelo Hal Lindsey. Comecei então a ler livros que falava de profecias pelo mesmo, Hal Lindsey: “ The Late Great Planet Earth” (A agonia do grande planeta Terra) e “There is a new world coming” (Um novo mundo esta vindo.) Enquanto eu lia o meu terceiro livro “The liberation of Planet Earth” ( A Libertação do Planeta Terra) o autor convidou aos leitores para abaixar sua cabeça e orar para aceitar e receber a Jesus Cristo como Salvador da sua vida. E eu fiz isso, e fui salvo! Houve imediatamente uma mudança tremenda em minha vida. Eu voltei a atender a Igreja Batista Biblica em Gardena, na area de Los Angeles na California, onde eu costuma ir quando adolescente. E li a biblia inteira em 40 dias. Comecei então a ir de porta em porta falando as pessoas como podem encontrar a salvação, e passei a convida-los para visitor a igreja. Larguei o meu trabalho de vender acessorios para usar drogas, pois esse trabalho era errado. Eu trabalhava na Compania Cannabisco e LA Pipe, vendendo no atacado papéis para enrrolar, corte de cocaína, e outras coisas que as pessoas usavam para fazer e usar varias drogas. Eu tinha um equipamento de audio som que comprei nas Filipinas que valia $3000 dolares, e outros $700 dolares de muitos discos de rock. Eu já nem pensava sobre essas coisas. Um dia, na semana depois de ter sido salvo,  fui na Igreja Batista Biblica e fui ate o altar na frente e pedi para ser batizado. Alguma vez na sua vida ja sentiu isso, a certeza de que foi salvo e sua vida mudou? Se apenas repetiu uma oração mas nada mudou na sua vida, então não foi salvo, como aconteceu comigo em 1966. Quando somos salvos existe uma mudança de imediato e permanente.

Em 2 Corintios 5: 17 diz “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.”

Pretendo escrever as coisas como leio na Biblia, e promover essas

coisas biblicamente, e expor tais coisas, filosofias e praticas que muitas igrejas ensinam e praticam que não são verdadeiras e não se encontram na Biblia.

Eu tenho estado indo de porta em porta, de casa em casa, rua por rua por 31 anos. Tenho sido muito afortunado de ser um missionario em Tijuana, Mexico por 8 anos e agora em Florianopolis, Brasil por quase 5 anos.  Tenho aprendido muitas coisas que o Senhor me mostrou.

Você me deixaria ajudá-lo a tornar-se um ganhador de almas?

Proverbios 11:30 “O fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha almas é sábio.”

A biblia chama o ganhador de almas de sabio pelo valor que da a alma humana assim como Deus a valoriza. Porque somente a alma e eternal, para todo o sempre. O demais passará ou será queimado.

Quando Jesus largou sua glória e o seu trono no céu para vir a terra por 33 anos, ele veio como ganhador de almas . Lucas 19:10 “Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.”

O meu remédio para qualquer problema é sair e passar folhetos. Você encontrar pessoas com problemas bem piores que os seus, problemas financeiro, pesadelos, de saude, etc.

Você se alegrara porque esta obedecendo o comando de Deus, e sera cheio do Espirito Santo. Normalmente quando termina de evangelizar voltara contente e cheio de gozo! Fez um bom negócio!

Discernimento

A primeira coisa que costumo fazer quando me aproximo de uma pessoa é tentar descobrir em qual nivel espiritual ela se encontra.Jesus disse a um homem em Marcos 12:34 “E Jesus, vendo que havia respondido sabiamente, disse-lhe: Não estás longe do reino de Deus. E já ninguém ousava perguntar-lhe mais nada.” Esse homem estava perto de ser salvo. Observe que Jesus não tentou levar ele a uma oração rapidinha.

Ganhar almas é plantar a sementinha que é a palavra de Deus, regar, acompanhar o crescimento, mas somente Deus pode dar o crescimento. Paulo disse em 1 Corintios 3:6: “Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento.” Ja estive em igrejas onde eles faziam os 1, 2, 3 passos de repitir comigo, tipo fossem vendedores, para ganhar  almas. Eles enfatizavam nos numeros, e quando voltavam de evangelizar diziam “ eu levei 12 para serem salvos, e eu levei 8, e eu levei 20, etc.” Seria maravilhoso se certamente essas pessoas tiverem sido salvos, mas se mais tarde pergutarmos a eles o que fizeram ou disseram naquele dia muitos deles não sabem dizer. Eu sou a favor de levar o evangelio de qualquer maneira voce pode, mas tenham cuidado, pois voce esta lidando com a eternidade de uma alma!

Eu tenho tentado lidar com pessoas que fizeram uma “profissão de fé”, mas nunca vão a igreja, e nunca houve uma mudança na sua vida, nunca se batizaram, e que não demonstram nenhum sinal de arrependimento. Eles podem estar convencidos de que são salvos agora, pois repetiram a oração. João Batista demandava “fruto no arrependimento.” Mostre-me que foi salvo pelas mudanças na sua vida. Lucas 3:8 “Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento”

Uma vez, perguntei a um pastor que eu não conhecia, o que ele entendia de arrependimento de acordo com a biblia. Eu o mostrei esse versiculo em Lucas. Eu estava ainda parendendo e apenas queria saber o que ele pensava a esse respeito. Ele não soube como responder a minha pergunta. A biblia diz que ha 2 coisas  que precisamos  para que sejamos salvos, arrependimento e a fé.

Atos 20:21 “Testificando, tanto aos judeus como aos gregos, a conversão(arrependimento) a Deus, e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo.”Duas coisas. Alguns tem falsamente definido arrepender-se com voltar-se(desistir) de sua incredulidade. Não, se procuramos na biblia, podemos ver que o arrependimento é uma mudança de coração, que sempre produz uma mudança de ação. Você já olhou os versiculos da Biblia que falam sobre arrepender-se?.

Com um computador e baixando a biblia na internet, é  muito facil encontrar os versiculos sobre arrependimento.

Apocalipse 9:20 diz “E os outros homens, que não foram mortos por estas pragas, não se arrependeram das obras de suas mãos, para não adorarem os demônios, e os ídolos de ouro, e de prata, e de bronze, e de pedra, e de madeira, que nem podem ver, nem ouvir, nem andar, 21 E não se arrependeram dos seus homicídios, nem das suas feitiçarias, nem da sua prostituição, nem dos seus furtos.”  Aqui podemos ver que arrepender-se , é largar, abandonar o que a biblia condena. Todos os profetas na Biblia audaciosamente pregavam para o povo se arrepender e abandonar os pecados ou Deus iria julga-los. O problema é o pecado. Deus é Santo, abandona o pecado ou perecerá. Para que o homem e a mulher verdadeiramente se arrependa de seus pecados primeiro precisam reconhecer que são pecadores e que cometem pecados. Se alguém não está disposto a reconhecer os pecados e que precisa de perdão, eles condenam a si mesmos a uma vida sem perdão. Portanto, arrependimento é uma mudança no coração, na mente, e na direção na vida diária. Essa é  uma simples e breve definição de arrependimento.

Um pastor uma vez perguntou “ Eles se arrependem de “todos” os pecados?” zombando do arrependimento.

A Pastor asked “Did they repent of ALL their sin?” mocking repentance.  You get a new wanter, you turn form sin, and do not like it anymore.

Parar de pecar não lhe ajuda a ser salvo. Não ha nada que podemos fazer para merecermos a graça de Deus e seu favor. Pode-se larguar do cigarro, parar de beber, ou parar de mentir, adulterar,mas o coração humano carrega a natureza pecaminosa, que continua produzindo o pecado. Tem que haver uma mudança completa de direção. Tem muitas pessoas que tem sido salvas sem tampouco conhecer ou ouvir uma definição longa de “arrependimento” e “fé”, mas o Espirito Santo foi quem trabalhou em seus coração. Quando o arrependimento que toma lugar no coração de alguem é biblico, a fé em Cristo Jesus também o acampanha. Se reconhecer que sou culpado de quebrar as leis de Deus, mudar a minha atitude, meu coração, e reconhecer que Jesus pagou pelo preço dos meus pecados pela expiação de seu sangue, entou sou salvo.

Veja Zaqueu, em Lucas 19:

1“E, tendo Jesus entrado em Jericó, ia passando. 2.E eis que havia ali um homem chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos, e era rico. 3E procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura. 4.E, correndo adiante, subiu a um sicômoro bravo para o ver; porque havia de passar por ali. 5.E quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa. 6. E, apressando-se, desceu, e recebeu-o alegremente. 7.E, vendo todos isto, murmuravam, dizendo que entrara para ser hóspede de um homem pecador. 8.E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado. 9 E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão. 10.Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido”

Sua vida foi mudada? Sim , foi mudada. Ele restituiu e devolveu tudo que roubou . Não sabemos tudo que ele tinha ouvido a respeito de Jesus, ou tudo que o Senhor falou naquela noite, mas sabemos que ele foi transformado e virou as costas para o que era e passou a ser novo homem, verdade?

Jesus disse que precisamos nos arrepender antes que possamos crer. Você larga sua maneira pecaminosa de ser , e vira completamente a outra direção, e colaca sua fé em cristo , e passa a crer Nele.

Mateus 21:32” Porque João veio a vós no caminho da justiça, e não o crestes, mas os publicanos e as meretrizes o creram; vós, porém, vendo isto, nem depois vos arrependestes para o crer.”

Vemos em João 1:12” Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;”

Também em João 6:29 :” Jesus respondeu, e disse-lhes: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou.”

Em João 7:39:” E isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado.”

Em João 9:35:” Jesus ouviu que o tinham expulsado e, encontrando-o, disse-lhe: Crês tu no Filho de Deus?”

Felipe, o evangelista, tratava com o eunuco Etiope, depois de ter explicado e ele o evangelho, ele quis ser batizado e pediuque o batizasse em Atos 8:35 “Então Filipe, abrindo a sua boca, e começando nesta Escritura, lhe anunciou a Jesus.

E, indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado?

E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.

E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou.”

Fé é colocar toda sua confiança, convicção em Jesus para que Ele salve sua alma. Tem uma seita aqui em Floripa, Brasil, que acredita que guarder os 10 mandamentos é crer em Jesus. Não, Jesus sozinho manteve e guardou as leis por/para mim. Jesus+Sacramentos,Não! Jesus+batizar-se, Não! Para sermos salvos somente se crermos e confiarmos em Jesus como nosso unico salvador! Crer no poder de Jesus, e não nas coisas que devemos fazer.

Eu falo as pessoas “ Eu creio no sacrificio de Jesus, e não nas coisas que posso fazer.”

Lembre-se, muitas pessoas cresceram pensando que precisam viver uma vida descente, fazer a “confirmação” fazer boas obras, os sacramentos, fazer parte de uma igreja, e muito mais coisas, eles viveram uma vida toda pensando que isso levaria para o céu. E agora quando apresentamos a eles uma mensagem diferente da mensagem que eles cresceram acreditando, a mensagem de “nascer de novo” provavelmente  hesitarão.

Eu sei, eu tenho tratado com muitas pessoas de 86, 87, 104 anos de idade, e é dificil para eles desistirem daquilo passaram a vida toda pensando ser o caminho certo. Satanas tem os enganado.

Uma pequena e rapida apresentação do evangelho de 5 minutos, e pedir que baixem a cabeça e ore, não ajuda muito. Eles precisam ler e escutar a palavra de Deus, pois a fé vem pelo ouvir, eles tem escutado em mentiras por toda vida. Tenho baixado minha cabeça e orado na presence de um amigo catolico, ele ficou me encarando. “Que não tem um padre? E a virgem Maria?”

Uma senhora aqui em Florianopolis atendeu a igreja por 6 meses, ouvia a palavra de Deus toda samana. Depois de muito pensar, ela decidiu entregar sua vida a Jesus.

Eu ouvia a verdade, a palavra de Deus por muitos anos,mas todavia não tinha sido salvo. Quem sabe, talvez se um bom evangelista tivesse tomado o tempo e me ensinado versiculo por versiculo eu teria sido salvo mais rapido. O Pecado é o problema.

Desde o principio da ingreja primitiva, Paulo ia as cidades para pregar no Sabbath (Sabado) nas sinogogas. O povo judeo  e prosélitos já sabiam o que era o pecado e o que a lei era. Já conheciam as profecias sobre o Messias. Paulo ensinava a eles que o Messias já tinha vindo, Jesus de Nazare, e que eles deviam crer no Messias.

Quando os evangelistas tratam com uma pessoas que não conhecem os 10 mandamentos, muitas vezes, eles devem ter sido doutrinados em um sistema de  de crença falsa, um catolico, budista, e é por isso que eu quero falar de discernimento. Eu gosto de fazer perguntas para as pessoas para que eu possa discobrir onde e como está seu coração. Uma das perguntas mais comuns seria:

“Se fosse morrer hoje, saberia 100% que iria para o céu?” Se eles acreditam num sistema de “boas obras” então eles nunca sabem a resposta para essa pergunta e jamais me dizem “sim.” Porque quão bom precisam ser, ou quantas bondades precisam fazer não sabem, mas esperam que estão fazendo o suficiente. Mas, se creem no sangue do Cordeiro, no sacrifio da cruz de Jesus, eles podem respodem que “sim” porque tudo foi consumado e pago pelo Salvador Jesus. Quando estou pregando para alguem, tento tambem discobrir se eles creem na biblia. Eles não podem ser salvos se não acreditam que o que você diz é a verdade que vem de Deus. Então, muitas vezes falo sobre as 1, 817 profecias da biblia, que tem mais de 40 autores diferentes, em 3 linguas,  e foi escrita num periodo de mais de 1,500 anos. Apesar de toda essa variedade, a biblia é uma unidade, sem nenhuma contradição. Os homens não pode escrever um livro assim, pois somente Deus pode prever o futuro e fazer previsões que são 100% corretas e precisas. Falo das mais de 300 profecias que foram realizadas na vida de um homen, Jesus Cristo de  Nazaré. De todas essa profecias, 29 delas se realizaram em 1 dia. A Biblia é um livro surpreendente. Jamas poderemos ter um entendimento completo pois vem da mente de um Deus infinito ,todo poderoso, onipotente e oniciente. Esse é o único livro que Deus nos deu.

Exemplos:

Existem varios exemplos na biblia que vamos olhar, mas eu gostaria de compartilhar alguns exemplos pessoais com vocês.

Hoje, fui a estação de ônibus no Centro de Florianopolis, Brasil. Aqui se encontram 4 plataformas longas que são cobertas. Quase 200,000 pessoas atravessam aqui por dia. É muito ocupado, cheio de pessoas. Não se pode passar folhetos aqui, mas eu vagarozamente vou de banco em banco falar com as pessoas. Quando terminei aqui na estação de ônibus, fui para a Rodoviaria. A Rodoviaria é enorme. Parece ter umas 6 seções de acento, com uns 40 bancos em cada área. Eu entreguei os folhetos para cada uma pessoa que aceitava, de banco em banco, linha por linha. Eu começo na parte de trás, para que não me vejam distibuir os folhetos e passem a me ignorar.

Quando sai para fora da Rodoviaria, uma senhora simpática com quem conversei brevemente ao chegar, estava ainda esperando. Decidi parar e conversar mais um pouquinho com ela e perguntei onde morava. Queria que ela se sentisse confortável comigo. Logo, entrei no assunto de que se morresse hoje saberia para onde iria.(Essa pergunta não esta na biblia, mas pelos ultimos 40 anos tem se tornado uma ferramenta valiosa, uma pergunta boa para determinar onde a pessoa se encontra espiritualmente)

Ela parou para pensar e disse “penso que sim.” Perguntei a ela porque pensava que sim. Ela disse que era uma pessoa boa. A maioria das pessoas pensam assim. Agora chega a parte mais dificil. Eu tenho que explicar a ela , gentilmente, que queira ou não, ela é pecadora, e tem violado as leis de Deus. Muita gente pensa que existe como uma “escala” para medir ou pesar as boas ações contra as más ações, e se o que predominar  for as boas ações então vão ir para o céu. Ta errado ! Essa ideia não consta na biblia. Como pode ver, precisamos sair e pregar a verdade pois tem muita gente que não sabe.

Satanas com suas mentiras estão em todos lugares. Ele tem levantado igrejas e profetas falsos com uma mensagem falsa. Eu li Tiago 2:10 para uma jovem “Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos.”eu parei e disse:

“Eu não tenho matado ninguem, mas tenho mentido, portanto eu tenho transgredido. Quebrei as leis de Deus. Já não sou mais santo, sou culpado e mereço inferno, apenas por cometer um pecado.” Hoje em dia muitos ganhadores de almas não são treinados para usar a lei. O proposito da lei é para mostrar-nos que somos transgressores e pecadores. Lembre-se que muita gente hoje em dia não cresceu sendo ensinado os 10 mandamentos. Não ensinam nas escolas, e triste confessar, mas tampouco ensinam em muitas igrejas.  Essa jovem era simpatica, doce e um pouquinho orgulhosa. Depois que lhe mostrei que se apenas falha e peca em um dos 10 mandamentos é culpado e mereçe o inferno, ela me disse :” Eu não acredito nisso, não acredito na biblia.” Veja que conveniente é simplesmente negar que acredita na biblia. E disse eu, se Deus escreveu a biblia, e Ele assim fez, então voce esta dizendo ( eu olhei para o céu) que Deus é mentiroso! E eu continuei a caminhar.

Em 1 João 5:10 :“Quem crê no Filho de Deus, em si mesmo tem o testemunho; quem a Deus não crê mentiroso o fez, porquanto não creu no testemunho que Deus de seu Filho deu.”

Veja, não todas as minhas conversam ficam por ai. Ao menos eu sei que foi confrontada com a verdade. E ela teve a oportunidade de ouvir a verdade de Deus.

Portanto, discernimento, descobrir onde eles se encontram espiritualmente. Alguns deles estão prontos pra aceitar a salvação.

Lembro me que em 5 minutos um homem aceitou a salvação em frente a um mercadinho no estacionamento em Escondido, California. Ele me disse, “sim eu ouvi isso antes e tenho pensado nisso.” E lhe perguntei : “ gostarias de orar e aceitar a Jesus Cristo como salvador da sua vida agora?” E ele quis, e ele aceitou a Jesus ali na frente do mercado. Ele estava pronto. Alguém tinha plantado a semente no coração dele. Alguém mais estava regando, e eu tive a oportunidade de colher, mas Deus é quem deu o crescimento. Enetende o que falo. Observe o tipo de espirito que eles têm. Um espirito humilde e ensináve é o que queremos.

Se eles não querem ouvir, ou querem discutir, o melhor seria dar-lhes um folhetinho com a verdade e agradavelmente agradecer-lhes, e partir para outra pessoa que quer receber. Bem rapidamente posso notar se a pessoa quer conversar ou se esta com muita pressa, ou interessado ou não.

Hoje é quinta-feira. Durante toda a semana eu saio pra evangelizar, e quando chega quinta-feira estou cansado e desgastado de tanto caminhar pelas estradas. Portanto, amanhã, sexta-feira eu descanso e fico em casa fazendo os deveres de casa pela manhã.

Está chovendo um pouco hoje, então vou ficar evangelizando pelo Centro, nas estações de onibus. Procuro por um banco vazio, sento-me ao lado de uma pessoa, e lhe entrego um folhetinho e lhe convido a visitar uma igreja. E tento conversar um pouquinho, perguto-lhe onde mora, se frequenta uma igreja. Conto que sou Americano de San Diego na California, e eles gostam de conversar comigo. Eu leio para eles o meu panfleto que fala de como ser salvo que está em Portugues. E pergunto se fosse morrer hoje, se teria certeza 100% de para onde iria. Eu lidou com eles de acordo com o que me falam que acreditam. Nas estações de onibus não é permitido distribuir nada, então tenho que fazer tudo em segredo e com cuidado, eu vou e deixo alguns no banheiro também. E vou e converso com algumas pessoas. Passei a caminhar mais que um bloco e meio de distancia para chegar na outra estação de onibus. Eu tenho estado orando para que o Senhor me leve até alguém que é Israelita para que eu possa evangiliza essa pessoa. Hoje, encontrei 3 Israelitas com muitas mochilas e bolsas. Eu perguntei de onde eram, e me disseram “de Israel.” Eu tenho um folhetinho que fiz que tem a bandeira de Israel e a estrela de Davie diz “Amem o povo Israelita.” Tem a minha pagina na internet anotada, e todas a profecias do Messias escrito em Ingles. “Encontre com o Messias” dizia o folheto. Caminhei com eles e tentavam evangelizar e descobrir para onde estavamindo. Eu lhes direcionei para o onibus correto e lhes disse: “ Jesus é o Messias, visiste minha pagina da internet.” Israel esta pronta para enfrentar o “tempo de angústia para Jacó” e não queremos presenciar isso. Esses Israelitas podem fazer parte dos 144,000 que serão salvos, quem sabe.

Por muito tempo eu tenho pedido a Deus alguém que eu possa falar em Ingles. Eu tenho também a oportunidade de passar folhetinhos em Espanhol pra turistas Argentinos e Chilenos.

Como caminhava, vi 2 turistas e perguntei se falavam Ingles. E eles falavam Ingles! Um deles era da França. Eu falei para eles que morei na França quando tinha um mes de vida até os 3 anos. Me lembrei que tinha um folhetinho na minha mochila que carregava comigo por 6 meses. E dei para eles. Também encontrei uma jovem com uma prancha de surfe, que falava Ingles e ela me disse que tinha morado em Marina Del Rey, perto de Los Angeles ( onde fiz meu ensino médio).  Falava Ingles muito bem, aqui estava a resposta para minha oração.

A cidade de Florianoipolis é uma grande atração turística no Brasil. E sentei me e conversei com essa jovem por muito tempo. Ela tentou desviar a conversa pra ver se eu também era vegetariano como ela.

Eu perguntei a ela se alguma vez aceitou a Jesus como Salvador e se sua vida tinha sido mudada. Ela disse que sim, mas não sabia me dizer pra onde iria se morresse hoje.

Tudo que podemos fazer quando evangelizando é trazer-lhes a palavra de Deus, a verdade. Hoje o dia foi uma benção, apesar de estar um pouco cansado, Deus respondeu varias de minhas orações e me deu graça para testemunhar.

Cronograma (Agenda)

Observe  que eu tenho uma agenda de horario a seguir..

Se você não programa ir ganhar almas, você corre o risco de parar de fazer, ou não ser muito eficiente.

Todos os dias, de Segunda a Quinta-Feira, eu saio por volta de 8 da manhã. Na sexta-feira descanso , e no Sábado tenho faço bastante esforço. Saio até passando as 11 da manhã.  Por então, de tanto caminhar estou cansado. Muitas vezes subo os morros altissimos no calor, e fico exaustado. Agora, percebo que sou um Evangelista de tempo integral privilegiado de servir o Senhor assim. Outras pessoas não tem esse privilegio. Todos os dias, como vou caminhando, vou passando os folhetinhos e falando “deixe-me te dar um folhetinho da minha igreja, etc”

Eu tento dar a cada pessoa ao menos a chance de ouvir o evangelho. Mesmo se não sejam salvos, no dia do grande julgamento, o Senhor pode me chamar como um testemunha de que eles tiveram a chance de aceitar a Jesus.

O Senhor disse em Mateus 22:14 “  Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos.” Deus usa a mim e a você e outros como o meio para chamar o povo para aceitar a salvação, mas a biblia fala que poucos responderão.

O Senhor disse em Mateus 7:14 “E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.”

Ele disse em Lucas 13:22 “E percorria as cidades e as aldeias, ensinando, e caminhando para Jerusalém. 23.E disse-lhe um: Senhor, são poucos os que se salvam? E ele lhe respondeu: 24 .Porfiai por entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar, e não poderão. 25 Quando o pai de família se levantar e cerrar a porta, e começardes, de fora, a bater à porta, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos; e, respondendo ele, vos disser: Não sei de onde vós sois; 26 Então começareis a dizer: Temos comido e bebido na tua presença, e tu tens ensinado nas nossas ruas. 27 E ele vos responderá: Digo-vos que não sei de onde vós sois; apartai-vos de mim, vós todos os que praticais a iniqüidade.”

O perdido pratica a iniquidade. O salvo pode pecar, mas não pode continuar praticando, vivendo no pecado, eles se arrependerão ou serão castigados pelo Senhor.

1 João 3:9 “Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus”

O salvo pratica a justiça. A sua vida foi transformada. O perdido não tem o Espirito Santo de Deus nele, e continua praticando a iniquidade, não houve mudança nele.

1 João 2:29  “Se sabeis que ele é justo, sabeis que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele.”

1 João 3: 7 “Filhinhos, ninguém vos engane. Quem pratica justiça é justo, assim como ele é justo”

1João 3:10 “Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo. Qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão, não é de Deus”

Não somos bons juízes, mas “ deixe o homem examinar a si mesmo,seja ele na fé.”

Todos produzimos diferentes quantidades de frutos. Em Mateus 13: 8 “E outra caiu em boa terra, e deu fruto: um a cem, outro a sessenta e outro a trinta.”

Aqui no Brasil me permitem deixar folhetinhos nas caixas de correio. Nos Estados Unidos não podemos fazer isso. ( eu sou um bom carteiro!)

Se sua igreja tem planejado ir ganhar almas, va junto com eles. Se esta trabalhando ou outro horario seria melhor, peça pra Deus lhe mostrar qual seria a hora melhor. Antes que me tornei um missionario, eu saia na Segunda-Feira, Quarta-Feira, Quinta-Feira e nos Sabados. Eu creio que isso é certo. Eu vi que quando faltava muitas vezes o meu desejo  e o meu fogo se enfraqueciam.

Capítulo 2

Onde, Onde devo evangelizar?

Em todo lugar que encontra pessoas!

Hoje, quando estava assentado no ônibus em Floripa, Brasil, para ir ganhar almas, eu olhei pela janela do ônibus e vi algo que me deu muita alegria no coração. Um dos zeladores que limpa os banheiros na estação de ônibus  estava enconstado na parede lendo um dos folhetos que eu havia deixado no banheiro. Amen!  Esses folhetos são uma das melhores maneiras de espalhar a palavra de Deus. São baratos. As pessoas podem ler os folhetos quando tiverem mais tempo, e mais tarde. Mesmo num país onde falam uma língua diferente, o estrangeiro pode deixar um bom folhetinho que a mensagem chegará no coração daquele que o recebeu. Eu deixo folhetos nos banheiros, nas caixas eletrônicas, nos telefones públicos, nos portões, nas caixas de correio onde se permitem, nas portas das casas, na fresta da porta do carro para quando abrirem a porta o falhetinho vai estar bem ali. Observe: Eu não deixo folhetinhos debaixo do limpador de pára-brisa. As pessoas entram no carro, não veem o folheto, e ficam bravos por terem que sair do carro novamente para tirar o folheto do pára-brisas.

Eu estava em uma igreja onde um membro quebrou o limpador de pára-brisa,  colocando o folheto embaixo da lâmina de limpador e ainda deixou um folhetinho…com o endereço da igreja. Não, não façam isso. Fazendo uma coisa dessa seria estar pedindo por um telefone irado ao Pastor. Mas em vez disso, deixe um folheto em todo lugar que o olho humano pode ver, e uma mão pode pegar, e não será desperdiçado. Uma vez eu estava visistando Oklahoma com dois irmãos, era tarde da noite e bem escuro, e não podiamos encontrar o endereço. Eu deixei um folheto no portão da cerca. Um dos irmãos me disse: “você está desperdiando esse folheto.” A pessoa que mora nessa casa veio a igreja por cause do folheto que eu tinha deixado em sua casa, e se tornou a secretaria do Pastor!

Distribuindo Panfletos

Eu gosto de trabalhar no meio de uma multidão. A coisa mais importante que faço cada dia é pedir a Deus para me encher com o seu Espírito Santo, para me dar ousadia, sabedoria, amor, compaixão pelas almas, e eu recebo tudo pela oração. Assim que eu começo a distribuir os panfletos, eu digo “aqui, um folheto da minha igreja, leia.” Muitos aqui no Brasil pegam, e melhor ainda, eles lêem. Quando chego nas paradas de ônibus, calmamente vou de pessoa em pessoa oferecendo um folheto. Se me dizem “não” eu respondo “obrigado” e vou para o proximo. Muitas vezes a fila é enorme com umas 60 pessoas, e eu começo na frente e vou perguntando se gostariam de receber um folheto. Trabalhando amávelmente e gentilmente na fila. Muitas vezes eles estão aborrecido e querem algo pra ler.

Na América, as coisas são diferentes hoje em dia. As pessoas estão bem menos receptivas para o evangelho. Eles resmungam comigo, como se querem me ameaçar “eu disse que não!” Com um coração fechado. Tenho liberdade quando vou a Universidade Federal de Santa Catarina em Florianopolis, Brasil. Posso fazer o que quero. Quando tentei fazer o mesmo na Universidade de Oklahoma, a segurança apareceu rapidamente me pedindo pra partir de ali. A América quase que quer deixa Deus saber “não Te queremos.” E Deus diz “Oh, E Eu tenho te abençoado tando.” Eu acredito que o nosso coração endurecido tem trazido o julgamento de Deus sobre nós, 2 guerras , Afeganistão e Iraque, ataque nas torres em Nova Iorque, os problemas economicos, etc. Eu sou afortunado de poder trabalhar com um povo de coração aberto. Amen.

Sempre carregue os panfletos com você, sempre os distribua nos mercados, nos postos de gasolina. Se você fizer disso um hábito, como se fosse sua responsabilidade, vai se tornar bem mais fácil.

Qual é a minha responsabilidade?

Qual foi o mandamento que o Senhor Jesus nos deu?

Marcos 16:15:  “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura”

Eu acredito que cada igeja tem a responsabilidade de ir batendo de porta em porta na sua vizinhaça, pelo menos uma vez tentando trazer a verdade aos residentes.

Existem muitos bons pastores que fazem isso anualmente. Existem muitas igrejas que trabalham na sua cidade, em cada bloco, de casa em casa, cada semana.

Em Atos 5:42 “E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar, e de anunciar a Jesus Cristo.

Publicamente e sistematicamente as igrejas e os crentes devem tentar pregar o evangelho. A igrejo que sou membro em Long Beach, California, apoia financeiramente cerca de 350 missionários em cada canto do globo. Queremos agradecer ao Senhor e obedece-lo. A única maneira que posso estar certo de que estou alcançando os perdidos não é apenas indo de casa  em casa, mas também passando folhetos e evangelizando em lugares públicos. Então no Julgamento do Grande Trono Branco, O Senhor vai me chamar como testemunha e dizer “ Ele bateu na sua porta e te deu um folhetinho.”

Em Atos 20:20 “Como nada, que útil seja, deixei de vos anunciar, e ensinar publicamente e pelas casas”

Observação especial:

Eu sou um evangelista. Hoje em dia esse título é muito mal utilizado. As pessoas acham que um homem que vai de igreja a igreja pregando é um evangelista. Existem muitos pregadores que fazem isso e eles são de ajuda tremenda para muitas igrejas. Mas, o chamado mais importante de um evangelista é de espalhar o evangelho ao perdido, e especialmente nas áreas novas onde não existe conhecimento do evangelho. Se você ainda acredita na biblia como autoridade final, então por favor veja o único exemplo que temos de um evangelista: Felipe. Em Atos 8:5 “E, descendo Filipe à cidade de Samaria lhes pregava a Cristo. 6.E as multidões unanimemente prestavam atenção ao que Filipe dizia, porque ouviam e viam os sinais que ele fazia; 7.Pois que os espíritos imundos saíam de muitos que os tinham, clamando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos eram curados.8E havia grande alegria naquela cidade.”

O que ele fez? Ele foi a uma cidade onde haviam gentios e pregou o evangelho.

Atos 8:34 “E, respondendo o eunuco a Filipe, disse: Rogo-te, de quem diz isto o profeta? De si mesmo, ou de algum outro? 35Então Filipe, abrindo a sua boca, e começando nesta Escritura, lhe anunciou a Jesus. 36 E, indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado? 37 E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus. 38 E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou. 39 E, quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, e não o viu mais o eunuco; e, jubiloso, continuou o seu caminho. 40 E Filipe se achou em Azoto e, indo passando, anunciava o evangelho em todas as cidades, até que chegou a Cesaréia.”

Alguns pensamentos a respeito dissso:

Eu sou um evangelista que tem ido de porta em porta espalhando o evangelho por 30 anos. Deus verdadeiramente deseja que cada pessoa escute a verdade. E esse é o chamado principal de um evangelista. Sem as sementinhas plantadas através da palavra de Deus, e que darão frutos, e que foram plantados por alguém mais, o pastor não teria crentes para formar uma igreja.Sim, ele pode plantar, regar e colher os frutos, mas graças a Deus se voce é um evangelista e ganha almas e espalha o evangelho.

Desculpa, eu não canto, eu não toco nenhum instrumento, não faço conferencia de casais, etc. Eu suporto e apoio todas essas atividades, mas eu sou um evangelista genuíno, espalhando o evangelho.

E…

Desde que tenho as escrituras aqui, deixe-me tocar nesse assunto.  Se alguém acaba de ser salvo, e tem certeza da sua salvação, convide-o para visitar uma igreja e se batizar logo. Eu me batizei no domingo logo apos me converti. No versículo 38 em Atos 8 , o eunuco foi salvo e batizou-se imediatamente. Não precisou atender uma classe sobre batismo. Claramente,se a pessoa precisa de alguma instrução, direcione essa pessoa para os versículos da Biblia que respodem as suas perguntas.

Eu escrevo disso para refutar uma prática comum no Brasil, que quando uma pessoa se converte a igreja espera um ano para que essa pessoa possa se batizar. Isso não consta na biblia. Eu atendia uma igreja onde 2 ou 3 membros tiveram que esperar 6 meses para serem batizados. E tinham como 8 câmeras diferentes tirando fotos como se fosse catequese. O Batismo deveria ser uma ocorrencia semanal. Ao menos as pessoas deveriam tentar converter outros cada semana. Eu sei que muitas pessoas que tem uma formação católica foram ensinados errado acerca de batismo, mas quanto tempo se precisa pra ensinar a eles a verdade? Uma semana, quem sabe 20 minutos? Devemos ensinar e praticar a verdade.

Atitude com respeito a ganhar almas

Cada pessoa que você vê já nasceu condenado, por causa do pecado de Adão. A natureza pecadora é transmitida através da linhagem de sangue de Adão, para seus filhos. O único que jamais foi capaz de romper as as correntes da condenação foi Jesus Cristo. Por isso Ele nasceu de uma virgem, Ele não herdou uma natureza pecaminosa. O Seu sangue veio de Deus o Pai Celestial. Ele jamais pecou em pensamento ou em ações em toda a sua vida. Assim Ele pode dar o seu corpo e seu sangue como sacrifício puro e pagamento pelos pecados do mundo, de uma vez por todas.

Desde que a alma humana é eterna, e que podem enfrentar uma eternidade no inferno, se o homem não nasce de novo, portanto, o que seria mais importante do que ser um ganhador de almas e espalhar o evangelho, salvando almas do inferno. Já temos vida eterna, mas Jesus nos pede “que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo “ ( Romanos 12:1) para negar a nós mesmos, por poucos anos (bem poucos anos comparados com a eternidade) E tudo que fazemos para Cristo receberemos uma recompensa, e ganharemos uma posição no futuro reinado de mil anos, e depois disso. Você deve ter escutado em funerais as pessoas falarem “Ele partiu pra receber a sua reconpensa.”

Mas apenas se ele tem feito obras! Sem obras, sem trabalho, não há nenhuma reconpensa!

E você o que esta fazendo para salvar almas do inferno? Jesus poderia ter feito ou ter sido qualquer coisa quando estava nesta terra, mas Ele escolheu ser um evangelista ambulante que veio para buscar e salvar os perdidos.

Desculpas

Você pode dizer, mas eu não fui chamado para ser um evangelista. Talvez não, mas sim foi comandado a ensinar a verdade a todo homem. O Senhor Jesus Cristo nos falou para ir ao mundo e fazer discípulos. Não precisa ser um evangelista de tempo integral.

Charlotte Monsano era uma senhora deficiente que tinha o corpo  etorcido e tinha muita dificuldade para respirar, e que apenas se locomovia através de uma cadeira de rodas. Apesar de todas essas dificuldades ela ia pra cima e pra baixo da El Cajon Boulevard, em San Diego, pregando , evangelizando, distribuindo panfletos. Faça o que pode! O meu joelho doe a ponto de que se eu não tomar remedios todos os dias eu ando mancando. Mas pela graça de Deus eu subo e desço os morros altissimos, todos os dias, por anos. Amen!

Não procure por desculpas para não ter que ir ganhar almas, mas sim procure desculpas para ir ganhar almas.

“Mas eu não conheço muito da biblia!” Se você começar a falar o pouco que sabe, tenho certeza que logo vai aprender mais.

Compartilhe o seu próprio testemunho, fale para alguem como foi salvo. Fale para as pessoas o que fazia antes. A mulher no poço em João capítulo 4 não sabia muito da biblia, mas foi e falou tudo que podia a respeito do Senhor, logo depois que foi salva.

Mais tarde vamos falar sobre ter o poder de Deus…etc ( Eu não posso fazer o que faço sem que Deus faça tudo em mim, sem o poder do Espírito Santo.) de cachorros, sim vamos falar de cachorros, e mantendo um coração puro, e a alegria de ganhar almas, etc.

Mais adiante vamos falar a respeito de ter o poder de Deus, etc. ( Não posso fazer o que faço sem que Deus esteja trabalhando e realizando isso em mim, e sem o poder do Espirito Santo.)

Para ser continuado….

This entry was posted in Portugues. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

