Estudo #12 – A CÉIA DO SENHOR – Os Primeiros Passos para Crescimento Cristão Um guia ao Discípulo Cristão

Estas aulas são para aqueles que desejam seguir Jesus como discípulo de Cristo. Eles são a “preencher o vazio” conjunto de lições. Basta ler o versículo em sua Bíblia, em seguida, escreva a palavra que você acha que vai corretamente em branco.

A nota: Esta série de lições SOMENTE e funciona quando você usa a versão da Bíblia traduzida por

“João Ferreira de Almeida” Edição Corrigida e Sinta revisada AO Texto Original ”

Impressa pelo SBT-Sociedade Biblica Trinitariana Do Brasil. Você pode baixar esta versão da Bíblia gratuitamente para o seu computador, por favor, procure por ele. Obrigado.

Estudo # 12

A CÉIA DO SENHOR

Lição Iniciada: _______________ Lição Revisada: _______________

Neste estudo tratamos um assunto que requer cuidadoso estudo da Palavra de Deus. Como o batismo, a ordenança da Ceia do Senhor é geralmente mal entendida; e o mundo religioso tem muitos substitutos em lugar da ordenança real e verdadeira.  As únicas referências Bíblicas respeito da Ceia do Senhor se encontram no Novo Testamento em Mateus 26:17-30, Marcos 14:12-26, Lucas 22:7-20, e na primeira epístola de Paulo aos Coríntios (na qual ele repreende a igreja em Corinto pelos problemas sérios respeito da Ceia do Senhor) – 1 Coríntios 10:14-22 e 11:17-34.  Como início deste estudo, cuidadosamente leia cada uma dessas passagens Bíblicas anotadas acima. (Referências Bíblicas no livro de Atos (2:46; 20:7,11) não se referem à Ceia do Senhor pois não mencionam “a cálice” e porque no caso segundo, no partir do pão, isso foi feito duas vezes na mesma noite. Nesses dois casos, a Bíblia fala de refeições de comunhão entre os irmãos – “festas de amor,” Judas 12a.

O que é a Céia do senhor?

A.

Note os Termos Corretos:

São somente três termos Bíblicos:

1.C __ __ __ __ __ __ __ . I Coríntios 10:16

2. A M __ __ __ do S __ __ __ __ __ . I Coríntios 10:21

3. A C __ __ __ do S __ __ __ __ __ . I Coríntios 11:20

A Bíblia não menciona nenhum termo eclesiástico dado por homens como “A Missa,” “A Santa Comunhão,” e“Eucaristia.”

B.

Faça Comparisão: I Coríntios 11:2 com I Coríntios 11:23.

É uma O __ __ __ __ __ __ __ __ da igreja. Comparando 1 Coríntios 11:2 com versículo 23 (as frases “…como vo-los entreguei…” junto com “…”recebi do Senhor o que também vos ensinei:…”) nos mostram essa verdade.

C.

Quando participamos da Ceia do Senhor:

1.Nós a fazemos em M __ __ __ __ __ __ de Cristo. I Coríntios 11:24,25

2.Nós A __ __ __ __ __ __ __ __ __ a morte do Senhor. I Coríntios 11:26

Destas escrituras, concluímos que a Ceia do Senhor é o que?

Símbolo

Sacramento

(Marque com X a caixinha ao lado da resposta correta.)

Comemoração

Meio de salvação

D.

Tomar ceia do Senhor, é mandamento ou será que seja uma opção?

Veja: I Coríntios 11:24,25.

É ____________________ .

O QUE É O SIMBOLISMO DA CÉIA DO SENHOR?

A.

Os Elementos da Ceia do Senhor.

1.P __ __ sem fermento. I Coríntios 11:23; Mateus 26:17,26

2.O F __ __ __ __ da V __ __ __ . Mateus 26:29

I Coríntios usa o termo, o C __ __ __ __ __. I Coríntios 11:25,26

Nota:

Em nenhum lugar, a Bíblia fala do uso de “vinho” fermentado como elemento da Ceia do Senhor. Vinho alcoólico é resultado da ação de fermento no suco da uva. Na Bíblia, o fermento é símbolo de pecado — I Coríntios 5:6,7. Assim,vinho alcoólico e pão levedado são símbolos inválidos do imaculado Filho de Deus.

B.

O Simbolismo do Pão.

O pão simboliza o C __ __ __ __ P __ __ __ __ __ __ por vós do Senhor Jesus Cristo. I Coríntios 11:24.

Isso faz nos lembrar do terrível sofrimento do nosso Senhor, ainda que nenhum osso do Seu corpo fosse quebrado. Leia:Isaías 52:14; Isaías 53:4-7; Mateus 27:29-31; João 19:31-37.

C.

O Simbolismo do Cálice.

O cálice (suco de uva) simboliza o S __ __ __ __ __ do Senhor Jesus Cristo — I Coríntios 11:25.

Faz nos lembrar que sem o derramamento do sangue de Cristo, não há R __ __ __ __ __ __ __ de pecado. Hebreus 9:22

Leia também: I Pedro 1:18,19.

D.

O Propósito da Ceia do Senhor.Na mesma maneira da ordenança de batismo, a Ceia do Senhor nos retrata de Jesus Cristo.

1.O BATISMO retrata-nos de forma símbólica da M __ __ __ __, S __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __, e R __ ____ __ __ __ __ __ __ __ __ de Jesus Cristo. [Veja : Lição 9.]

2.Quando observamos a Ceia do Senhor, anunciamos de forma simbólica e bela a M __ __ __ __ do S __ __ __ __ __até que Ele venha — I Coríntios 11:26.

QUEM DEVE OBSERVAR A CEIA DO SENHOR?

A.

De acordo com Mateus 26:20, quando Jesus estabeleceu a ordenança da Ceia do Senhor (durante uma refeição antes daPáscoa), quem eram presentes? _______________________________________________________________

Nota:

A leitura cuidadosa de Marcos 14: 16, 17 indica que foram mais discípulos presentes com O Senhor além desses.

Nota:

Parece evidente dos versículos encontrados em João 13:18-30 que Judas Iscariotes saísse da ceia para trair Jesus antes queo Senhor instituísse a Ceia do Senhor.

B.

De acordo com I Coríntios 12:28a, este grupo de pessoas constitui-se como assembléia chamada o que?

A I __ __ __ __ __ .

C.

Compare: Mateus 26:30 com Hebreus 2:12. A Ceia do Senhor foi instituída no meio da C __ __ __ __ __ __ __ __ ____ ou (quer dizer) na I __ __ __ __ __.

D.

Leia: I Coríntios 11:17-21. Aqui o apóstolo Paulo está repreendendo a igreja em Corinto por ter tornado a simples ordenança da Ceia (que devia ter sido feito em memória da morte de Jesus,) para uma festa comilona e de embriaguez.  Contudo, note o seguinte:versículo 17—“porquanto vos A __ __ __ __ __ __ __ ,”versículo 18—“quando vos A __ __ __ __ __ __ __ na I __ __ __ __ __ ,”versículo 20—“quando vos A __ __ __ __ __ __ __ N __ __ L __ __ __ __ ,”

E.

Segundo I Coríntios 1:2a, para quem é endereçada ou indicada esta carta?

“a I __ __ __ __ __ de Deus que está em C__ __ __ __ __ __ ,”(Assim é que o mandamento de guardar as ordenanças, foi dado às igrejas do Senhor.)

F.

Conclusão: A Ceia do Senhor é ordenança da I __ __ __ __ __ . Foi dada para que as igrejas do Senhor a observassem.

Quais são os dois requisitos para que a pessoa seja membro de uma igreja neotestamentária? (Veja a lição número 3.)

Para que a pessoa seja membro duma igreja verdadeira, ela tem de ser __ __ __ __ __ e __ __ __ __ __ __ __ __ .  Quando nossa igreja se congrega para observar a Ceia do Senhor, somente os membros da nossa própria igreja que estejam em boa comunhão podem participar.

COMO É QUE OBSERVAMOS A CÉIA DO SENHOR?

A.

Com que Freqüência?

A Bíblia não nos dá um tempo específico ou definido para a observância da Ceia do Senhor. I Coríntios 11:26 simplesmente diz, “T __ __ __ __ A __ V __ __ __ __ ….”

1.Algumas igrejas observam a Ceia todo ano, por volta da celebracão da Páscoa quando O Senhor foi crucificado.

2.Algumas igrejas escolhem a observar a Ceia mais frequentemente.Os pastores normalmente decidem quando a igreja deve se ajuntar para culto especial da Ceia.

B.

Segundo I Coríntios 11:28, a observância da Ceia deve ser precedida pelo solene

E __ __ __ __ pessoal de cada um.

Nota:

Comer e beber “indignamente” quer dizer “de uma maneira indigna” como o contexto mostra (verse 29). (Não fala do nosso merecimento pessoal. Se significasse isso, nenhum de nós poderíamos tomar da Ceia, nunca!)

Nota:

A palavra “condenação” significa “juízo severo” (até morte física) (verse 30).

C.

Ao observar a Ceia, em primeiro lugar, os elementos são distribuídos aos membros indivíduos, então segundo,todos comem (ou tomam) juntos. É assim porque I Coríntios 11:33 dá instrução para E __ __ __ __ __ __ uns pelos outros.

D.

Logo depois da observância da Ceia, o culto se fecha pelo canto de um H __ __ __. Mateus 26:30

O QUE DIZ A BÍBLIA em RELAÇÃO da “MISSA” CATÓLICA ROMANA?

Esta informação se inclui no estudo aqui por causa da imensa confusão acerca do significado e dos benefícios da Ceia do Senhor.

A.

O que é que o católico romano recebe como ensinamento?

1.Que a “missa” é o sacrifício de Jesus Cristo cujo corpo é realmente presente no altar. Que o padre, como sacerdote agindono lugar de todos os vivos e mortos, faz oferta, oferecendo o próprio corpo de Jesus a Deus.

2.Que pelas palavras do padre, “Hoc est corpus meum,” o pão e o vinho se tornam literalmente para o corpo e sangue de Cristo. (Isso é a chamada doutrina de “transubstanciação.”)

3.Que a observância da missa é um meio de alcançar a graça de Deus (para “salvação”), e que a pessoa come a carne real de Jesus. Que é um pecado mortal se a pessoa não receber a “Santa Comunhão” na Páscoa.

B.

Quando e como originou este ensinamento católico?

1. A doutrina de transubstânciação se acha origem no século nono nos escritos de Paschasius Radburtus. Foi declarada doutrina pelo Papa Inocente III em 1215 d.C. no Concílio IV de Lateran.

2.A doutrina se baseia sobre uma interpretação literal de Mateus 26:26-28 e João 6:53-58.

C.

Que diz a Bíblia?

1.Comer sangue é proibido pela Lei Mosaica — Levítico 17:10. ( Mateus 5:17)

2.A idolatria é proibido — I João 5:21; Êxodo 20:4-5. (Os católicos romanos são ensinados para adorar a “hóstia.”)

3.Jesus falou simbolicamente em Mateus 26 pois Ele estava literalmente presente. “Isto é meu corpo” significa “Isto representa meu corpo.”Uma interpretação literal desta passagem requereria também o mesmo, digamos de, Mateus 16:23. Ai de mim!! (Os católicos romanos são ensinados que Pedro foi o primeiro Papa!)

4.Jesus explica João 6:53-58 pelo João 6:63. Esta passagem Bíblica se refere à alimentação espiritual que achamos em Jesus Cristo, que se apresentou de forma metafórica, como o “pão vivo” – veja: João 6:51.

5.A morte do Senhor Jesus Cristo foi suficiente uma vez por todas! O “sacrifício” contínuo e repetido pelos padres católicosé ato de negação a respeito da suficiência e eficácia da obra feita e consumada por Cristo. Veja: João 19:30; Hebreus10:10-12.6.

Como é que um padre (a criatura) pode criar Cristo (o Criador)? — João 1:3Para Memorizar: I Coríntios 11:26.

Advertisements
This entry was posted in Portugues. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s