Estudo #9 A Imersão (O Batismo) – Os Primeiros Passos para Crescimento Cristão Um guia ao Discípulo Cristão

Estas aulas são para aqueles que desejam seguir Jesus como discípulo de Cristo. Eles são a “preencher o vazio” conjunto de lições. Basta ler o versículo em sua Bíblia, em seguida, escreva a palavra que você acha que vai corretamente em branco.

A nota: Esta série de lições SOMENTE e funciona quando você usa a versão da Bíblia traduzida por

“João Ferreira de Almeida” Edição Corrigida e Sinta revisada AO Texto Original ”

Impressa pelo SBT-Sociedade Biblica Trinitariana Do Brasil. Você pode baixar esta versão da Bíblia gratuitamente para o seu computador, por favor, procure por ele. Obrigado.

ESTUDO # 9

A Imersão (O Batismo)

A Lição Iniciada: __________ A Lição Revisada: ___________

O assunto de “batismo” é sem dúvida entre os ensinos da Bíblia considerados de maior controverso. Muitos tipos de”igrejas” têm muitos tipos de “batismo.” Alguns aspergem, alguns derramam, alguns imergem. Alguns fazem-no aos nenés, outros aos adultos — alguns fazem “batismos” em nome dos mortos. Aliás, outros dizem-nos que não é uma coisa importante, assim eles não praticam nenhum batismo. A história diz-nos que o batismo tem sido o assunto mais divisório até durante a época atual. Nossos antepassados batistas pagaram preço muito alto por ficar firme na verdade Bíblica sobre o assunto de batismo. Milhões foram postos à morte cruel apenas porque recusaram permitir que as suas crianças fossem batizadas por “aspersão”, ou por defender ousadamente os ensinamentos da palavra de Deus. Talvéz, não tenhamos de enfrentar tal perseguição hoje — mas também, nós devemos ser dispostos de ficar firmemente estabelecidos sobre a mesma verdade Bíblica.Você pode aprender a verdade por cuidadosamente estudando as seguintes escrituras citadas neste estudo. Deixe ao lado todos os preconceitos e veja exatamente o que a Bíblia ensina.

NÃO SE COMPROMETA!!

O QUE É O BAPTISM?

A.

Há quantos tipos de batismo Bíblico? Efésios 4:5 ____________

B.

O que é chamado o batismo em Colossenses 2:12? É um S____________________O

C.

Segundo Romanos 6:4 nós somos “__________________ com ele (Cristo) pelo batismo na morte (dEle).”

D.

Romanos 6:5 diz-nos que o batismo é uma figura em que nós somos P_______________OS.

E.

Na sua compreensão, quais são os melhores retratos da ação de um enterro, ou ato de plantar:A imersão ou aspersão? ___________________________________

F.

Mateus 3:6 Onde João Batista batizava? _________________________________________________

O que é exatamente, um rio? ___________________________________________________________ G.

Em João 3:23 O que era a razão que João Batista batizava em um lugar chamado Enom?______________________________________________________

___________________________________________

H.

O que fala sua resposta acima (na letra “G”) sobre o método de batizar?__________________________________________________________

I.

Em Marcos 1:10, quando Jesus foi batizado – de onde Ele saiu?__________________________________________________________

J.

Veja Atos 8:38,39. Quando Filipe batizou o etíope, o que era o relacionamento de ambos os homens à água?____________________________________________________________

K.

De seu estudo honesto destes versículos das Escrituras, o que você conclui para ser a modalidade do batismo Bíblico? (Escolha a reposta certa, por marcar um (X) na caixinha ao lado dela)

Aspersão

Derramamento

Imersão

Finalizando sua conclusão, a seguinte informação ajudará a reforçar a verdade:

1.  A palavra grega rendida “batismo” em sua Bíblia é “baptidzo.” O significado da palavra “baptidzo” é “mergulhar, imergir, submergir, oprimir.” TODOS os eruditos do grego (católico, protestante, e batista) concordam neste ponto.

2.  O Papa Estevão II, no ano 754 d.C., declarou que a prática de batismo por “derramamento” era válida no caso de candidatos doentes. O conselho católico romano de Ravena, 1311 d.C., deu a primeira autorização “oficial” para aspergir para a Igreja Romana. Antes destas épocas, a imersão era a modalidade. Em alguns círculos católicos da Igreja Romana, a imersão foi praticada ainda no século XVIII.(Citamos aqui a história da Igreja Católica Romana para explicar a origem das perversões do modo Bíblico de batizar. As verdadeiras igrejas batistas jamais tiveram, nem devem ter, associação ou ligação com a Igreja Católica.)

QUEM DEVE SER BATIZADO?

A. De acordo com Mateus 3:7,8, o que foi que João Batista exigiu das pessoas ANTES de serem batizadas?__________________________________________________________________________________________B.Veja João 4:1 Qual a relação entre as palavras “fazia” e “batizava” no que diz respeito às pessoas que devem ser batizadas? ________________________________________________________

___________________________

C.

Em Atos 2:41 o que fizeram, em primeiro lugar, as pessoas que foram batizadas?____________________________________________________________________________________________D.Em Atos 8:12 o que fizeram os homens e as mulheres antes de serem batizadas?____________________________________________________________________________________________E.Em Atos 8:37 O que foi que Filipe exigiu do etíope antes de o batizar?________________________________________________________________________________________F.Veja Atos 10:47 Em que hora é que uma pessoa recebe o Espírito Santo?____________________________________________________________ (Faça revisão da lição #8 se for necessário)

G.

Veja Atos 16:14,15. O que fez O Senhor para Lídia antes que ela foi batizada?__________________________________

H.

Estude Atos 16:30-34. O que aconteceu ao carcereiro da prisão e à sua casa antes que foram batizadas?__________________________________________________________________________________________________I. Aliste aqui as três etapas Bíblicas que os Coríntios seguiram em Atos 18:8. “e muitos dos Coríntios,(1)______________-o, (2)________________ e (3)__________ _________________.

J.

De seu estudo honesto destes versos da Escritura Sagrada, quem é que você conclui deve ser o candidato apropriado para o batismo Bíblico? (Escolha por colocar um X ao lado da resposta certa.)

Bebês

Pessoas Salvas

Judeus

Chegando já à sua conclusão, a seguinte informação ajudará reforçar a verdade:

1.Não há NENHUMA evidência “de batismo infantil” encontrada nos primeiros séculos da história da igreja cristã. A primeira experiência histórica recordada “de batismo infantil” foi quando o Imperador Romano Valente insistiu que seu filho, que estava na beira da morte, seja “batizado” — no ano 370 d.C..

2.O batismo infantil foi determinado como “lei” pelo conselho católico de Melã no ano 416 d.C.. Foi a partir deste ponto queas sangrentas chacinas contra os batistas começaram a serem praticadas — por outros “cristãos.”

O BATISMO FAZ O QUE?

Muitas pessoas acreditam (e são ensinadas,) que o batismo é um sacramento — isto é, “um caminho para alcançar a graça de Deus,” — um meio através do qual a salvação vêm.

A.

Que é o canal da graça da salvação de Deus? ________________ Efésios 2:8

B.

O que é que NÃO nos salva? ____________________________ Efésios 2:9

C.

Compare estes versículos Efésios 5:26, João 17:17, e Apocalipse 1:5; 7:14. Nossos pecados são “lavados” através da P___________ (Efésios 5:26, e João 17:17 e pelo S_______________ (Apocalipse 1:5; 7:14 ).Veja também Tito 3:5-7. O batismo certamente é obra de justiça – mas a justica de Deus é imputada a nós através de fé!

D.

Leia Lucas 23:32,33,39-43. Foi salvo um ladrão? ________ Ele foi batizado uma vez? ________

E.

De seu estudo honesto destes versos das Escrituras, o batismo faz parte na salvação de alguém? (Escolha a resposta correta por marcar um (X) na caixinha ao lado dela.)

Nenhuma parte

Alguma parte

Absolutamente essencial

O QUE É QUE O BATISMO SIGNIFICA?

A.

Veja I Coríntios 15:1-4.

1. O que é que Paulo declara aqui? O __________________ (verso 1).

2.Do que é que Paulo está falando quando fala “Pelo qual também sois salvos si o retiverdes…”(verso 2)O que é que devemos “reter?” _________________ (“Reter” quer dizer “guardar,” “segurar bem,” “ter firme.”)

3.Exatamente, o que é o evangelho (boas notícias)? “Que Cristo _________________ por nossos pecados, segundo asEscrituras e que _______ _________________ e que _______________________ ao terceiro dia, segundo as Escrituras”(versos 3.4).

B.

De acordo com Romanos 6:5 o batismo é chamado uma S__________________ da morte e da ressurreição de JesusCristo.

C.

Em I Pedro 3:21 batismo é chamado uma “V______________ F____________.”( Tenha cuidado quando você ler este verso. Ele não ensina que o batismo salva mas é aquele que batismo retrata que nos salva. O batismo é a resposta, réplica de uma boa consciência. Nós recebemos uma boa consciência diante de Deus quando nós somos salvos!)

D.

De seu estudo e levando em consideração estes versos das Escrituras, o que você diria que o batismo é?

Escolha a resposta correta, colocando um X na caixinha ao lado dela.

Um símbolo do evangelho.

A lavagem de pecados.

O BATISMO BÍBLICO FAZ O QUE DE MIM?

Já vimos que o batismo não tem nada a ver com nossa salvação. Segundo a Bíblia, uma pessoa deve ser batizada APÓS a salvação, e não antes dela. Existem DUAS coisas que o batismo Bíblico “faz” de você.

A.

O Batismo Faz de Você Um(a) Batista

Assistir aos cultos de uma igreja batista é maravilhoso, mas isso não faz de você um “batista.” Quando você se entregar para ser batizada de acordo com a Bíblia, então você transforma-se a ser um batista de fato.  A salvação faz-nos um CRISTÃO. O batismo faz-nos um BATISTA. (Assim, cada verdadeiro batista é cristão —embora não seja que cada cristão é um batista!)

1.O nome “batista” é um nome bíblico.Encontra-se até 15 vezes no novo testamento, referindo se a João Batista. De acordo com Mateus 3:1 João foi chamado o Batista antes de que ele tivesse batizado qualquer um. É um nome dado por Deus. (Não foi chamado “João o católico” ou”João o presbiteriano,” etc..)

2.Cristo deu honra a João Batista Veja: Mateus 11:11.  Assim o nome “Batista” é um que nós podemos assumir sem receio de desonra. (Veja também o estudo # 11.)

3.Todos os apóstolos receberam o batismo do Batista E isso NUNCA foi repudiado — mas permaneceu como exigência para ser apóstolo na igreja.

Veja: Atos 1:22.O nome “Batista” representa:

O que nós ACREDITAMOS — I Corintos 15:1-4

Quem nós SOMOS — Romanos 6:17,18

O que nós FAZEMOS — Mateus 28:19,20

B.

O Batismo Faz que Se Torna Membro Da IgrejaVeja Atos 2:41,42. Aliste a ordem dos eventos.

“R_________________ a sua palavra” = Salvação

“foram B___________________” = Batismo

“naquele dia A__________________-se” = Membro junto com os outros da igreja

“e P___________________ na doutrina” = Crescimento cristão

De acordo com João 3:3,5 “o nascimento novo” é ‘a entrada’ à vida eterna. Segundo Atos 2:41 e I Corintos 12:13 o batismo (que segue a salvação) é ‘a entrada’ na sociedade de uma igreja (um corpo de pessoas salvas batizadas).Quando você se tornar um batizado, você transforma-se num membro da nossa igreja. Assim, você aprecia as direitas e os privilégios da sociedade da igreja que incluem:

1.Participação na “Ceia do Senhor.” [ veja: Estudo # 12. ]

2.Recebendo o cuidado e a orientação pastoral para seu crescimento e trabalho espiritual.

3.Participação em reuniões de negócio da igreja.

4.Oportunidades de servir ao Senhor através da Sua igreja.

QUEM TEM A AUTORIDADE PARA BATIZAR?

A.

Há Dois Fatos para Manter Na Mente

1.Há muitas variedades ‘de batismos’ no mundo religioso hoje. (Veja a introdução a este estudo.)

2.De acordo com Efésios 4:5 há somente UM BATISMO — assim, não dá que todos sejam corretos.

B.

A Autoridade para Batizar Foi Dada à Igreja Neotestamentária Imediatamente antes do que nosso Senhor voltou ao céu, deixou “ordens” para que seu trabalho pudesse continuar. Essas ordens são dadas em Mateus 28:19,20 Marcos 16:15, Lucas 24:46-48, João 20:21 e Atos 1:8.

O Senhor falou essas palavras para Seus discípulos. Entretanto, se Jesus desse esta comissão somente aos discípulos então atuais, não se aplicaria mais, porque morreram há muito tempo! O Senhor Jesus Cristo deu “a grande comissão” aos Seus discípulos como INSTITUIÇÃO — não como se fosse falando somente aos indivíduos. Isto é, o mandamento de ir, pregar,batizar, e ensinar todas as nações foi dado a Sua IGREJA [ Revise Estudo # 3. ]

Desde que o mandamento de “batizar” seja contido na comissão, segue que a autoridade para batizar foi dada às igrejas da época do Novo Testamento — não aos indivíduos ou às organizações religiosas humanas.  O Senhor Jesus andou por volta de 100 quilômetros (de Galiléia, onde havia uma abundância de água — à Judéia) para receber o batismo correto da autoridade correta (João Batista). Considerou, obviamente, que a autoridade do ato de batismo foi de muita importância. É de igual importância hoje em dia!

C.

Há Quatro Exigências Para Que O Batismo Seja Bíblico

1.CANDIDATOS SALVOS

2.SUBMERSÃO NA ÁGUA

3.REPRESENTAÇÃO SIMBÓLICA

4.AUTORIDADE BÍBLICA

Todos que são batizados nesta igreja são batizados pela autoridade desta igreja. Mesmo que o pastor (ou missionário) execute o ato, ele o faz em nome da igreja. Isto é porque:

1.Todos aqueles que desejam batismo são antes apresentados a igreja toda, para que a igreja possa votar para recebê-los na sociedade da igreja uma vez que sejam batizados.

2.  A igreja recebe membros de outras igrejas batistas da mesma fé e ordem semelhante através de uma “Carta deRecomendação.”

3.  A igreja não recebe na sociedade pessoas que foram “batizadas” por alguma religião humana, ‘igreja’ ou denominação. No mesmo jeito dos nossos antepassados batistas, também hoje em dia, nós requeremos o batismo Bíblico (chamado àsvezes erroneamente “rebatismo”) nesses casos.

POR QUE DEVEMOS SER BATIZADOS?

Alguns não consideram que o batismo Bíblico seja de muita importância — o vêem como desnecessário, ou “um acréscimo opcional” de ser cristão. Por outro lado, a palavra de Deus coloca grande ênfase na ordenança. O verdadeiro “símbolo” de Cristianismo NÃO éuma cruz nem peixe — mas o belo emblema de batismo.  Aqui estão algumas razões dando resposta à pergunta, “Por que devo ser batizado?

A.

O Senhor Jesus Cristo Foi Batizado — Mateus 3:13-17.

1.Veio da G_______________ para J_____________ (100 quilômetros) para ser batizado. (verso 13) Era importante paraEle. (Veja Mateus 3:1 para achar o nome da região onde João batizava no rio Jordão

2. Jesus disse de seu próprio batismo, “porque assim nos ______________ cumprir toda a justiça.” (verso 15) Isto é, algo“apropriado” ou “próprio” para nós.

3.Jesus usou o pronome _______ no verso 15 indicando nós associamos com Ele quando nós o seguimos em batismo.

4.Deus Pai disse, “Este é meu Filho amado, em quem me ______________” quando Deus Filho foi batizado. (verso 17)

B.

O Batismo é Um Mandamento do Senhor — Mateus 28:19,20. Como já notamos previamente, o mandamento para batizar foi dado às igrejas do Senhor — sendo assim então, segue que aqueles que são ganhos à Cristo têm um dever de serem batizados. Escreva por extensão: João 14:15. ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________C.O Batismo É A Maneira Bíblica

1.Veja Atos 2:38 Aqui o mandamento é para “__________ ____ de ________ seja batizado…”

2.Atos 8:12 inclui ambos _______________ e ________________ no ato de batismo.

D.

Todos os Cristãos São Exortados a Serem Fiéis Para Assistir Aos Cultos Da Igreja

Nós lemos este mandamento em Hebreus 10:25 Será que podemos seguir corretamente este mandamento e não ser membro de uma igreja batista, e não ser batizados? Não!

SE VOCÊ JÁ FOI BATIZADO(a)

Faça recordação escrevendo a data na página apropriada no começo destes estudos. Escreva-a, junto com a data da sua salvação, na sua Bíblia.

SE VOCÊ NÃO FOI BATIZADO(a)

1.Escreva por extensão aqui o que o etíope perguntou a Filipe na última parte do versículo em Atos 8:36.________________________________________________________________________________________________

2.Em suas próprias palavras, e para sua própria situação, responda por favor, a esta pergunta.___________________________________________________________

_____________________________________

3.Por que não se decidir agora obedecer o Senhor?“Ao concluir o estudo Bíblico sobre o assunto de batismo, e reconhecendo que é um passo que o Senhor quer que eu faça,eu resolvo pela graça de Deus, que no próximo culto da igreja eu me apresentarei à igreja para ser batizado(a). Assim, voume associar publicamente com o Senhor Jesus Cristo, e estou me comprometendo para ser um membro ativo dessa igreja.”

Assinatura: _____________________________________________________________________Data: ______________________________________________________________________

Leitura Bíblica:Capítulo 3 de Mateus e Capítulo 8 de Atos

Para Memorizar:Atos 2:41

Advertisements
This entry was posted in Portugues. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s