Estudo #8 O ESPÍRITO SANTO – Os Primeiros Passos para Crescimento Cristão Um guia ao Discípulo Cristão

Estas aulas são para aqueles que desejam seguir Jesus como discípulo de Cristo. Eles são a “preencher o vazio” conjunto de lições. Basta ler o versículo em sua Bíblia, em seguida, escreva a palavra que você acha que vai corretamente em branco.

A nota: Esta série de lições SOMENTE e funciona quando você usa a versão da Bíblia traduzida por

“João Ferreira de Almeida” Edição Corrigida e Sinta revisada AO Texto Original ”

Impressa pelo SBT-Sociedade Biblica Trinitariana Do Brasil. Obrigado.

ESTUDO #8

O ESPÍRITO SANTO

A Lição Iniciada: _______________ A Lição Revisada: _______________

Há muita confusão sobre o Espírito Santo. Muitas seitas negam que o Espírito Santo é uma pessoa e que é Deus, dizendo que é só uma ” força ” ou ” influência.” Por outro lado, o movimento carismático, que está crescendo muito no mundo religioso de hoje, coloca ênfase extrema no Espírito Santo — ensinando coisas como ” línguas estranhas, ” ” curas, ” e ” exorcismo.”

No mesmo modo de todos estes estudos, nosso alvo é olhar além do que os homens dizem e vê o que o Bíblia ensina.

QUEM É O ESPÍRITO SANTO?

A.

Veja: Atos 5:3,4

No verso 3 diz que Ananias mentiu ao _______________ _____________, e no verso 4 diz que mentiu a______________.  A conclusão que podemos extrair desta passagem é que o _________________ ______________ é__________.

B.

Veja agora: I João 5:7

Este verso diz-nos que o Espírito Santo é um com o _______ e a _______________ (filho, Jesus Cristo).

C.

Leia: Mateus 28:19.

Observe que a palavra ” nome ” é singular, que mostra outra vez que o EspíritoSanto é Deus, a terceira pessoa da Trindade Santa.

D.

Procure e leia: João 14:16,17,26 e João 16:7,8,13,14

Quantas vezes o pronome pessoal (” ele “) se aplica ao Espírito Santo nestes versículos? _______Segundo estes versículos, você diria sobre o Espírito de Deus que é uma Pessoa — ou uma “ força ”impessoal? _________________________________________________________

___________________

E.

Veja: Atos 5:3, Atos 7:51, e Efésios 4:30

Escreva aqui três maneiras em que o ser humano pode tratar com o Espírito Santo, O afetando de forma pessoal. Podemos ______________ e ________________, ao Espírito Santo e podemos O ________________ .

O QUE FEZ O ESPÍRITO SANTO NAS ÉPOCAS PASSADAS?

A.

Veja Gênesis 1:2; Gênesis 2:7; e Jó 33:4.

O Espírito Santo era ativo na ________________________________________________________.

B.

Veja II Pedro 1:21

O Espírito Santo é o Autor da _____________________________.

C.

Veja Lucas 1:35.

De que milagre teve o Espírito Santo uma parte? ____________________________

D.

Veja Romanos 1:4 e Romanos 8:11

Que foi o outro grande milagre por qual o Espírito Santo ficou responsável?________________________________________________________

___________________________

QUAL É O TRABALHO DO ESPÍRITO SANTO HOJE EM DIA?

A.

Veja: João 15:26

O Espírito Santo testifica de ______________________.

B.

Leia: João 16:8-11 [ a palavra ” convencer ” quer dizer ” persuadir com argumentos ” ] Quais são as trêscoisas de que o Espírito Santo convence os homens?

1. ______________________

2. ______________________

3. ______________________

C.

Veja agora Tito 3:5, João 3:5, e João 6:63.

Quando nós acreditamos no senhor Jesus Cristo, é o Espírito Santo que faz o trabalho da ” regeneração ” (isto é, ” o novo nascimento “).[ A palavra ” vivifica ” significa ” faz viver.” ]

O QUE FAZ O ESPÍRITO SANTO QUANDO NÓS SOMOS SALVOS?

A.

O Espírito Santo vem para __________________ no crente. Romanos 8:9.

B.

É na pessoa do Espírito Santo que o Senhor Jesus Cristo vive dentro do coração de cada crente. João 14:23.

C.

Nosso corpo é o ______________ do Espírito Santo. Isso quer dizer que é ” morada de Deus. ” ICoríntios 6:19.

D.

Cada cristão é s__________ com o Espírito Santo — Efésios 1:13 e 4:30. É nossa garantia da segurança eterna.

E.Veja João 16:7. O Espírito Santo É Nosso _________________________.

F.

O Espírito Santo __________________ por nós. Isto é, ora por nós, pelo nosso interesse e favor —Romanos 8:26,27.

O QUE É O RELACIONAMENTO ENTRE O ESPÍRITO SANTO E EU?

A.

Ele sempre ______________ em mim. II Timóteo 1:14

B.

É O Espírito Santo que permite-nos a c_______________ coisas da palavra de Deus, porque é nosso p_______sor. I Coríntios 2:12-14

C.

Um cristão pode __________________ o Espírito Santo — Efésios 4:30.

Leia Efésios 4:31,32 e aliste os seis pecados que darão essa tristeza, e três atitudes que podem prevenir essa acontecer.

Pecados Que Entristecem a Deus

________________________

________________________

________________________

________________________

________________________

________________________

(1 Joao 1:9)

 

Atitudes Agradáveis a Deus

___________________

___________________

____________________

D.

Um cristão pode __________________ o Espírito Santo — I Tessalonicenses 5:19.

Isso quer dizer ” jogar água fria ” em Seu trabalho dentro de nós — para impedir o que O Espírito Santo quer fazer em nós e através de nós.

E.

O Espírito Santo nos dá o p________ para testemunhar e servir a Deus. Atos 1:8

F.

Em Efésios 5:18, eu sou ORDENADO para ser ___________ do Espírito.

A ordem negativa “ não vos embriagueis com vinho” explica o que a Bíblia quer dizer ser “cheio doEspírito.” Eu devo estar sob a influência e controle do Espírito. Ele terá influência sobre meu andar e falar!

G.

O trabalho do Espírito Santo em mim é de produzir o ___________ do Espírito — Gálatas 5:22,23 Este fruto é o que Deus espera brotar em sua vida.

Aliste aqui os nove aspectos do ” fruto do Espírito: ”

___________________ ___________________ ____________________ ___________________ ___________________ ____________________ ___________________ ___________________ ____________________

O ” segredo ” que faz que o Espírito faça esse trabalho em sua vida sem impedimento é encontrado em João15:4-8: (Observando particularmente verso 7.)

Eu devo sempre ______________(quer dizer, permanecer ligado) em Cristo, e deixar que as Suas______________ estiverem em mim.

H.

O Espírito Santo dá _______ espirituais aos cristãos — I Coríntios 12:4 – 11.1.

Cada cristão tem ao menos um dom espiritual — versos 7 e 11.2.

Esses dons espirituais NÃO são para o uso pessoal, mas para o benefício (edificação) de sua igreja — ICoríntios 14:12.

3.  Alguns dos dons espirituais alistados aqui eram PROVISÓRIOS (temporários) e cessaram quando o Novo Testamento foi completamente escrito. Estes dons (línguas, interpretações, milagres, curas, profecias,conhecimento, e discernimento) foram dados como SINAIS à nação de Israel (Marcos 16:17,18; I Coríntios1:22; e I Coríntios 14:21,22) , e cessaram após A.D.70, quando a nação de Israel foi dispersada entre as nações do mundo. A Bíblia diz que estes dons desapareceriam “quando vier o que é perfeito.” (O que éperfeito fala da Bíblia Sagrada, sendo um espelho agora claro para nós. É a revelaçao completa e finalizadada parte de Deus para com os homens desta época presente.) I Coríntios 13:8-10, Tiago 1:22-25, e Apocalipse 22:18-19. Romanos 12:6-8 alista dons espirituais PERMANENTES. Estes dons são:

a.A ______________ — a motivação e habilidade (aptidão) para declarar a verdade de Deus (verso 6). (O dom de profecia aqui não é o mesmo do dom dos profetas ou apóstolos que falaram a Palavra de Deus, sendo inspirados por Deus, para revelar algo novo da parte de Deus.)

b. O ______________ — a motivação e habilidade (aptidão) para servir aos outros em maneiras praticais(verso7).

c. O ______________ — a motivação e habilidade (aptidão) para estudar e apresentar a Palavra de Deus deforma clara e correta (verso 7).

d.  A ______________ — a motivação e habilidade (aptidão) para encorajar outros através da aplicação da verdade (verso 8).

e. O ______________ — a motivação e habilidade (aptidão) para dar o que Deus te tem dado para abençoar a obra do Senhor (verso 8).

f. O ______________ — a motivação e habilidade (aptidão) para liderar outros no andamento para frente da obra do Senhor (verso 8).

g.  A ______________ — a motivação e habilidade (aptidão) como consolador para identificar e compartilhar nos ofrimento e regozijo do outros. Cada cristão necessita discernir qual é seu dom espiritual, então, a seguir, usá-lo na igreja para beneficiar os outros. Fale ao seu pastor, que pode ajudá-lo a estudar as escrituras e dar apoio para discernir seu dom espiritual.

E QUE TAL “FALAR EM LÍNGUAS” E “CURANDEIROS DIVINOS?”

O movimento carismático é um fenômeno moderno que teve começo nos EUA imediatamente antes do início do século vinte. Nos últimos 50 anos, cresceu muito o movimento mais ativo no cristianismo. Uma das razões principais por isso é a seca espiritual da maioria das “igrejas” e — a “aparência de vida” da igrejas carismáticas.

Não seja enganado!! — II Coríntios 11:13-15. O teste Bíblico se algo é certo ou errado não é “Como éque se sente?” ou “Quem está o fazendo?” — mas “À lei e ao testemunho!”. “O que diz o Senhor?” Isaías 8:20 .

A.

A Bíblia define as “línguas” como conhecidos e compreensíveis idiomas estrangeiros — Atos 2:4-1

I.

Os carismáticos não fazem isso. Saem com farfalhada confusa, indistinta, e não compreensiva, que no menosé psicologicamente induzida aberração extática que vem quando a mente consciente perde o controle e a subconsciente toma o lugar.

B.

Na Bíblia, o dom milagroso de poder falar em uma língua estrangeira desconhecida era um sinal aos judeus incrédulos — I Coríntios 1:22; 14:21,22; Isaías 28:11. Em cada caso registrado na Bíblia (somente 3)—os judeus, e ao menos um apóstolo, estavam presentes. Veja: Atos 2:5; Atos 10:45,46; Atos 19:6.

C.

A Bíblia diz que “havendo línguas, cessarão, ” —I Coríntios 13:8 — e então mais um pouco para frente diz quando esses dons cessariam, verso 10. Agora, a pessoa carismática discute que “o que é perfeito ” quer dizer Cristo, e que as línguas continuarão até a segunda vinda de Cristo. Mas Joel 2:28-31 indica um derramamento do Espírito Santo com os dons associados após o Arrebatamento!! Não, “O que é perfeito” fala da “mui firme” Palavra de Deus, que substituiu o dom de profecia (revelação nova da parte de Deus) (new revelation from God). — II Pedro1:19-21

D.

Se o dom das línguas fosse usado ainda hoje, a Bíblia teria colocado limitações em seu uso:

1.Não mais de três pessoas devem falar em alguma reunião — I Coríntios 14:27

2. Só um de cada vez deve falar, um após o outro — I Coríntios 14:27. “… por sua vez… ” (isto é, não falar juntos ao mesmo tempo). 3.Uma pessoa deve estar presente para interpretar — I Coríntios 14:274.  Se não houver nenhum intérprete, então ninguém devem falar em outra língua — I Coríntios 14:28.

5.O Espírito Santo NUNCA leva alguém para fora do controle — I Coríntios 14:32 Deixando-se ir, rolando sua cabeça, levantando suas mãos e repetindo alguma frase repetidamente até que você estoure com algo quedeixa você sentir como se tivesse tido uma experiência de extasia é anti-Bíblico e perigoso!

6.  As mulheres não devem falar na igreja (nas línguas estranhas, ou de outra forma) — I Coríntios 14:34. (Aqui está falando da idéia de tomar controle e liderar a igreja pelo falar na congregação.) O movimento carismático de modernismo é dominado pelas mulheres — II Timóteo 3:6. Na maioria dos casos, o movimento carismático viola cada uma dessas limitações Bíblicas dadas pelo Espírito.

E.

O movimento carismático é perigoso porque eleva ” experiências ” acima da Palavra de Deus. Lembre-se, o Diabo pode dar-lhe toda a experiência que você desejar — o cristão deve andar pela Palavra de Deus — IICoríntios 5:7 e Romanos 10:17.

F.

Muitos grupos carismáticos dizem, ou implicam, você não é salvo a não ser que você falar nas línguas.  Reivindicam ter o evangelho ” completo ” — mas ” o evangelho completo e real ” é nos explicado em ICoríntios 15:1,3,4. Aqueles que adicionam algo a esse estão de fato anunciando um ” outro evangelho ” —Gálatas 1:6-9. Lembre-se deste FATO glorioso — Colossenses 2:10 …Eu sou _______________________ (quer dizer completo) nEle. (Não precisamos de algo mais!)

G.

O carismático eleva o Espírito Santo acima do Filho de Deus. O Espírito É Deus. É IGUAL com o Paie o Filho em CADA maneira e sentido — mas é o membro “tímido” da Trindade. Não fala sobre Si, mas sempre de Cristo — João 15:26 e João 16:13,14. H.

O dom milagroso de curar foi também um “dom sinal”, principalmente para Israel, dado para confirmar “apalavra” pregada. — Marcos 16:17-20.

I.

Curas ficaram na sombra das pregações do evangelho e dos conversões resultantes. Atos 3:7; 4:4;9:34,35, e Atos 9:40,42 Nestes exemplos Bíblicos, vemos “um curado — muitos salvos.”

J.

Curas foram efetuados com pessoas não salvas (pessoas que não tinham fé naquele mesmo tempo!), contudo Paulo, um grande cristão de tamanha fé, não recebeu o alívio por qual ele orou — II Coríntios 12:7-9; Timóteo tinha problemas de saúde — I Timóteo 5:23; e Epafrodito era doente e quase morreu — Filipenses2:25-27.

K.

Hoje, devemos orar pedindo a misericórdia de Deus para curar — mas não devemos procurar, nem esperar, curas instantâneas e milagrosas — Tiago 5:14,15 Claro, Deus pode fazer as duas,,,,,, se Ele quiser.

Nota: O azeite no verso 14 se refere ao azeite, usado naquela época, como ungüento medicinal.

LEITURA:Leia Capítulo 8 de Romanos

MEMORIZAR:Dê esforço para memorizar: Efésios 5:18

 

 

Advertisements
This entry was posted in Portugues. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s