Estudo #6 A Família – Os Primeiros Passos para Crescimento Cristão Um guia ao Discípulo Cristão

ESTUDO # 6

A Família (O Lar Cristão)

A Lição Iniciada: _______________ A Lição Revisada: _______________

Estas aulas são para aqueles que desejam seguir Jesus como discípulo de Cristo. Eles são a “preencher o vazio” conjunto de lições. Basta ler o versículo em sua Bíblia, em seguida, escreva a palavra que você acha que vai corretamente em branco.

A nota: Esta série de lições SOMENTE e funciona quando você usa a versão da Bíblia traduzida por

“João Ferreira de Almeida” Edição Corrigida e Sinta revisada AO Texto Original ”

Impressa pelo SBT-Sociedade Biblica Trinitariana Do Brasil. Obrigado

 

A Bíblia nos ensina que Deus estabeleceu duas instituições particularmente para o cristão e sua família— o LAR e a IGREJA. Nada deve ser mais importante para um cristão do que estas duas instituições, porque são sagradas.

Ao contrário do que muitos pensam, o lar e a igreja são COMPLEMENTARES. O melhor lar é um construído em torno de uma igreja — e a melhor igreja é uma composta das famílias que assistem fielmente e servem o Senhor nela.

Não é para surpreender, a seguir, que a arena de Satanás e sua atividade diabólica está em nossos lares e nas igrejas. Esta é verdadeiramente uma época quando muitos “Lares estão nas rochas — em vez de estarem na ROCHA,” e em que as “igrejas” (supostas e numerosas) estão se desviando cada vez mais da palavra de Deus.

A Bíblia é um livro muito prático e tem muito a dizer sobre o lar. Deus tem um padrão definitivo para sua família, o seu lar. O espaço não permitirá um estudo exaustivo, assim esta lição vai tratar com oestabelecimento de alguns princípios Bíblicos para que você e sua família possa seguí-los.

O PRIMEIRO LAR

Abra sua Bíblia em Gênesis 2:15-25 e leia esta passagem com cuidado.

A.

O que Deus diz não era bom para o homem?_______________________________________________________________

B.

Como foi que a primeira mulher foi feita?_______________________________________________________________

C.

Nesta passagem, Deus diz que a mulher deve ser uma ______________ ____________ ao homem. (Isso quer dizer que a mulher aperfeiçoa a identidade e pessoa do homem.)

D.

Ao se casar, o que é que o homem deve deixar. (Veja versículo 24)_______________________________________________________________

E.

Na união íntima, o casal torna-se uma só ______________.

F.

Leia Mateus 19:4-6. O que disse o Senhor Jesus Cristo a respeito da permanência do casamento?________________________________________________________________

______________________.

G.

Veja Romanos 7:1-3. De acordo com o plano de Deus para o casamento, a união deve ser quebrada somente pela _________________.

H.Veja Hebreus 13:4a. Quais são as duas coisas que Deus diz são honráveis (venerados)?1.O ___________________.2.O leito ________ ______________________.

(Isto é, continência ou abstencão de prazeres sexuais antes de casamento. A vontade de Deus é que o homem e a mulher são virgens até que sejam casados.)

O DEVER DO MARIDO À SUA ESPOSA

A.

Gênesis 2:24. _______________ – se à sua mulher.

B.

Efésios 5:25. _______________ sua esposa.

C.

O amor do marido para sua mulher deve ser o mesmo que:

1.O amor de _______________ para Sua ___________________. (Efésios 5:25.)

2.Ele tem para seu próprio _______________. (Efésios 5:28.)

D. Ele deve _______________ da sua esposa — I Timóteo 5:8

E.

I Pedro 3:7. O marido deve dar _______________ à sua esposa.

(Não fale mal da sua esposa na presença dos outros. Sempre mostre respeito e consideração para com ela.)

F.

I Coríntios 7:3. Deve a devida _________________________ a sua esposa.

(O marido não deve usá-la como se fosse só um objeto para seu prazer pessoal.)

G.

I Coríntios 7:5. Não _____________________ sua esposa. (Isto está falando do prazer sexual da união físicade casamento.)

H.

Efésios 5:23 O marido deve ser a ______________ da mulher, e do lar.(Isto não tem nada a ver com a idéia de ser um “ditador,” mas significa que o marido deve ser no lugar da liderança no lar.)

O DEVER DA ESPOSA ÀO SEU MARIDO

A.

Efésios 5:22. ______________ – se ao seu marido no exercício dele de liderança no lar.

B.

Efésios 5:33. __________________ seu marido. (Nunca fale dos defeitos do seu marido na presença dos outros. Sempre mostre respeito e consideração para com ele.)

C.

I Timóteo 5:14. ___________________ a casa.

Nota:

A Bíblia não ensina que é absolutamente errado para que uma mulher trabalhe paga fora de casa, especialmente num momento de necessidade, mas sua primeira prioridade deve ser sempre, ser dona de casa. Assumindo que não haja uma necessidade absoluta (e o marido deve fazer tudo possível para que a esposa não tenha tal necessidade,) quando um emprego faz com que uma esposa negligenciar seu marido, ou que a mãe dar em segundo lugar às crianças — então ela deve deixar seu trabalho ao lado para que ela possa ser esposa e mãe em primeiro lugar, confiando no Senhor! Deus nunca pretendeu para que as crianças sejam deixadas ao cuidado de uma outra pessoa enquanto a mãe trabalhasse.

D.

Se seu marido não é um cristão, siga o ensino de I Pedro 3:1. A palavra “porte” significa um “comportamento piedoso de vida.”

Nota:

Nunca queira desobedecer seu marido descrente, mesmo que signifique a necessidade de faltar vir a uma reunião da igreja. Ore com fervor, e deixe nas mãos de Deus o assunto de como tratar com seu marido! Nunca empurre a Bíblia nele como se ele fosse uma criança recusando alimentação de mau gosto. Em vez disso, busque a ser para ele um “exemplo vivo do Evangelho” por seguir o padrão Bíblico de uma esposa submissa à Palavra e a Cristo. Ore por seu marido e ame-o. Peça que o Senhor abra oportunidades para você testemunhara ele e convidá-lo às reuniões da igreja.

E.

I Coríntios 7:4,5. A mulher não deve _____________o seu corpo do seu marido. (Outra vez uma admoição respeito do relacionamento sexual)

Nota:

A união sexual física de casamento é pretendida para o prazer íntima dos dois — o marido e a esposa. Nunca use sexo como “ferramenta de manipulação” contra o outro. Um homem e sua esposa devem trabalhar junto nesta  área para conseguir plena compreensão e harmonia.

OS DEVERES DOS PAIS ÀS SUAS CRIANÇAS

A.

Salmos 127:3. As crianças são _____________________ do SENHOR.

B.

Provérbios 22:6. Os pais (não a escola, nem a televisão) são responsáveis para ______________________suas crianças.  De acordo com Efésios 6:4b, os pais são responsáveis para criar suas crianças na ________________ e____________________ do Senhor. (A palavra “doutrina ” significa ” disciplina.”)

As crianças requerem disciplina e devem ser ensinadas a obedecer no lar. Isto exige dos pais um compromisso forte e firme às suas crianças.

1.  As crianças devem ser ensinadas a OBEDECER sem questionar; e quando for necessário, sem esperar ou receber uma explicação.

2.  A obediência deve ser imediata e sem argumento ou discussão.

3. Ao construir o caráter da criança, os pais não devem permitir nenhuma exceção desta regra. As crianças devem ser ensinadas a trabalhar. Em seu primeiro ano podem ser ensinadas a limpar seu quarto da roupa suja e dos brinquedos.  As crianças devem ser ensinadas hábitos regulares para a felicidade e utilidade.

1.Devem ir à cama em horas regulares sem queixar.

2.Devem ter hábitos bons da higiene pessoal.

3. Devem ser treinadas para serem disciplinadas e bem organizadas. Os pais têm que dar o exemplo!!

4.  Assistir à televisão deve ser atividade cuidadosamente controlada e limitada. As crianças nunca devem ser permitidas assistir à televisão aparte da presença parental! Se você tiver uma tevê, você deve ter uma política de“zero-tolerância” a respeito da sujeira, pornografia, profanação, violência, e a doutrina falsa, etc.

As crianças necessitam ser ensinadas a arte de viver em paz com o outro no lar.

1.  Nenhuma luta deve ser permitida.

2.  Devem respeitar as possessões dos outros membros da família (inclusive as dos seus pais) e não tirar do outro, o que não é seu.

3.  Devem ser ensinadas a compartilhar da sua propriedade.

4.  Devem ser ensinadas a perdoar e pedir perdão.  As crianças devem ser ensinadas o uso correto do dinheiro.

1.Quando chegarem até idade apropriada de fazer tarefas, devem ganhar algum dinheiro para si mesmo (mas não o ganhando por fazer coisas que devem fazer todo dia no percorrer do dia-a-dia, como fazer suas camas ou a limpeza dos seus quartos).

2.  Devem ser ensinadas a dar o dízimo ao Senhor.

3.  Devem ser ensinadas a gastar seu dinheiro com sabedoria.

4.  Devem ser ensinados a conservar e poupar.

As crianças necessitam, e devem ter, tempo especial com seus pais.

1.  Devem ter ocasiões “especiais” com a mãe e o pai, bem como ocasiões especiais junto com a família inteira.

2.  Os pais devem conduzir a suas crianças de tal maneira que quando surgir a oportunidade, podem ganhar elas a  Cristo.Colocando tudo em prática, dos princípios acima, significa TEMPO e TRABALHO. É isso mesmo!! Muito spais modernos de hoje em dia são preguiçosos (egoístas) de mais para dar o tempo e esforço consistente para criar crianças piedosas — querem resultados imediatos, ou deixem aos outros para fazer a parte deles.  Determine aqui e agora que seguirá o padrão Bíblico de Deus, e dedique-se a sua aplicação consistente  quando você tiver crianças no seu lar.

VEJA SUAS CRIANÇAS COMO ESTÃO REALMENTE NA VISTA DE DEUS

Veja Provérbios 22:15 e Salmos 58:3 Nós todos somos carregados de nascimento com “a natureza  pecaminosa.”

A PROVISÃO DE DEUS PARA A CORREÇÃO DOS FILHOS

1.Provérbios 13:1. Os pais devem _________________ e _____________________.

2.Provérbios 22:15b Os pais devem usar a _________ da ______________________.

Muita da filosofia humana de hoje diz que é errado usar a vara com os filhos, mas a Bíblia diz que é necessárioe correto — desde que……..

a. A vara seja aplicada no lugar certo. Nunca golpeie sua criança na cara, no peito, nas costas, etc.. Aplique a varada instrução no “assento da aprendizagem”, quer dizer nas nádegas ou na “bunda”.

b.  A vara seja aplicada com amor. Provérbios 13:24b. Nunca disciplinar suas crianças quando está com raiva ou frustração. Manda sua criança desobediente para seu quarto e espere alguns minutos para pensar bem e se acalmar.

c.  A vara seja aplicada cedo na vida — “… enquanto há esperança…, ” Provérbios 19:18d.

A vara seja aplicada de uma forma eficaz. — Provérbios 19:18 As crianças gritarão ou chorão com uma vara da apropriada. Farão também o seu melhor para fazer que você se sinta um monstro — mas não poupe a vara!

e.  A vara seja aplicada com consistência. Não faça disciplina, como resposta, pelos erros dos quais a criança não soube de nada. Não aplique a vara pelos erros cometidos da semana passada a não ser se antes tivesse um entendimento já esclarecido sobre o assunto. NUNCA NÃO APLICAR A VARA QUANDO VOCÊ DISSEQUE VOCÊ O FARIA!

f.  Há um momento de amar e de oração logo depois que a vara foi aplicada Nunca desculpe-se pela palmada ou aplicação apropriada da vara, mas assegure a criança de seu amor e ore juntos mais tarde. Provérbios 13:24

OS DEVERES DOS FILHOS AOS SEUS PAIS

A.

Êxodo 20:12 H____________ a teu pai e a tua mãe.

B.

Provérbios 13:1 Escutar a I___________________ dos seus pais.

C.

Efésios 6:1 A O__________________ aos seus pais.

VIDA FAMILIAR – O CÉU AQUI NA TERRA”

Na casa do JUSTO há um grande tesouro.” — Provérbios 15:6

A.

Leia Efésios 4:31,32. Aliste as seis coisas que necessitam ser postas fora de sua família e lar:

1. ____________________ 2. ____________________3. ____________________ 4. ____________________5. ____________________ 6. ____________________

…e as três coisas que você necessita ter no seu lar:

1. ____________________2. ____________________ 3. ____________________

B.

Veja Deuteronômio 6:5-7. O que é esse que deve ser uma parte constante de seu lar?______________________________________________________________

C.

Leia Josué 24:15f. O que era o lema de Josué para seu lar?_______________________________________________________________

D.

Há uma trilogia maravilhosa do lar cristão que se encontra nos Salmos. Tome o tempo para ler a seguinte:

A EDIFICACÃO do Lar – Salmo 127

A BENCÃO do Lar – Salmo 128

O COMPORTAMENTO do Lar – Salmo 131

ESTABELECENDO UM TEMPO FAMILIAR DE DEVOÇÃO A DEUS

Uma das BENÇÃOS maiores você pode desfrutar em seu lar deve ser a de compartilhar um tempo de devoçãoa Deus com a família. Um tempo familiar de devoção a Deus é um tempo definido, um lugar, e um evento definitivo na vida de seu lar onde a família inteira se encontra em torno da Palavra de Deus — para ler, orar, cantar, e conversar.  Em nossa sociedade de movimento constante, será uma das coisas mais difíceis para conseguir — mas uma das melhores para fazer.

A.

A Responsabilidade do Tempo Familiar de Devoção

Esta responsabilidade cai sobre os _______ e principalmente sobre os _____________.(veja: Efésios 6:4, Colossenses 3:21, I Pedro 3:7, I Coríntios 14:35 )

B.

Como Estabelecer Seu Tempo de Devoção

1.  Decida sobre o tempo mais apropriado para o seu lar. Se for apropriado, chame uma conferência da família para tomar esta decisão.

2.Faça um compromisso definitivo com o Senhor a respeito do estabelecimento do tempo familiar de devoção.  Faça planos de fazê-lo.

3.  Arranje um plano de leitura Bíblica e de outros materiais Bíblicos. Isso variará de acordo com a idade das crianças. Fale ao seu pastor se for necessitada a ajuda para selecionar algum material bom.

4.  Faça-o!! Não espere!! Esteja pronto (a) então para resistir o diabo porque certamente vai jogar seus dardos inflamados de oposição.

C.

Sugestões Para Um Tempo Familiar de Devoção

1. Leia sempre uma porção das Escrituras. O livro de Provérbios é excelente para a família.

2.Tenha um hino ou um “coro do mês.” Aprenda-o com a família inteira.

3. Use “cartões de oração” para um tempo de oração familiar. Faça estes por si mesmo; e inclua seu pastor(s),evangelistas (missionários), membros da igreja, parentes, e os amigos e conhecidos não salvos.

4.  Seja breve. Não tente fazer um “um culto da igreja!” É muito melhor ser breve e consistente do que prolongado ou mal organizado.

5. Envolva a família inteira.

6. Use alguma variedade. Ler uma biografia cristã boa é útil. O que você quer usar obviamente variará dependendo da idade dos filhos.

7.  Mantenha o tempo informal, direcionado ao ensino Bíblico, e fique aberto(a) para sugestão e melhoria.

8.  Se você faltar um ou até uns dias, não fique desanimado — mas “fique firme” e continue novamente no seu compromisso nos próximos dias!

Aviso:

Tenha cuidado que o ambiente no seu lar não é diferente no tempo familiar de devoção. Isso é hipocrisia e prejudicará espiritualmente seus filhos extremamente.

NOTA IMPORTANTE:

Os lares e os casamentos cristãos NÃO são isentos das pressões e dos problemas. Pode haver épocas em que osproblemas sérios se levantem. Sinta sempre que você pode falar com confiança ao seu pastor sobre tais assuntos. Ele crê que a Bíblia tem a resposta, e está disposto a aconselhar com você. Mas, seja pronto(a) de aceitar princípios e respostas Bíblicas em vez das “soluções” do mundo!

Leitura Bíblica:

Capítulos 10 a 15 dos Provérbios.

Para Memorizar:Josué 24:15

Advertisements
This entry was posted in Portugues. Bookmark the permalink.

One Response to Estudo #6 A Família – Os Primeiros Passos para Crescimento Cristão Um guia ao Discípulo Cristão

  1. georgea garduno says:

    Gostei muito do artigo. Principalmente “tempo familiar de devocao” eh algo que eu valorizo muitissimo e acho muito importante que uma familia gaste tempo fazendo isso juntos.
    I hope the day I start building my family the LORD will grant me the wisdom to be a Godly mother and wife.
    Making an “appointed time and place” to discuss, learn, read, talk about the word of GOD with my family is something I really desire to execute in my household.
    I pray GOD allows me. Amen

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s