O Homem Ben-aventurado

O Bem-aventurado

Salmos 1

1. Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assentana roda dos escarnecedores. 2. Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita dedia e de noite. 3. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qualdá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará. 4. Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha. 5. Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos. 6. Porque o SENHOR conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá.”

1. Esse Salmo fala a respeito daquele que e abencoado. Essa palavra “abencoado” esta no plural. Em efesios 1:3, Deus fala: “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo;”

Deus tem rodeado o seu povo de muitas bencãos. E Ele quer que nos aproveitamos dessa imensa variedades de bencãos que Ele tem para nos. Infelizmente, muitas vezes o povo de Deus não aproveita ou recebeas bencãos que o Senhor tem para nos porque não reconhece as condicoes de Deus. Repare que Deus diz em Salmos 1 “Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.”

2. As bencãos na vida espiritual, resultam de nos termos um conhecimento correto do que e positivo e o negativo com que temos que vivenciar.  Muitos pastores não gostam de pregar a respeito das coisas negativas. Eles não gostam de falar das coisas que não se pode,ou não se deve fazer.Voce sabia que nos primeiros dois livros da Biblia, pelo menos umas 50 vezes Deus disse “ Não deveras.” No livro de Exodus , Deus disse “Deveras” 100 vezes. As duas frases são a “Palavra de Deus.” “Não deveras” e a palavra de Deus. E tambem “Deveras” e a palavra de Deus. Lembre-se das palavras do profeta Isaias no capitulo 30 e versiculo 10, as pessoas diziam aos profetas aos profetas: “Não profetizeis para nós o que é reto; dizei-nos coisas aprazíveis, e vede para nós enganos.” Voce pode reparar que o povo não queria que lhes falassem a verdade. A verdade doi! Algo interessante na vida de um pastor e que enquanto ele prega algo suave, os crentes estão com ele, contentes e sentadinhos no banco escutando. A partir do momento que ele comeca a pisar “noscalos” das pessoas com palavras mais duras, no entanto verdades da Biblia, a sua igreja passa a esfriar e não quer dar a atencão ao devido assunto. Por que? Porque as pessoas gostam de palavras suaves e positivas, e não gostam de ouvir o que e negativo ou o que requer mudanca deles. Eles não querem ter que enfrentar o pecado, as areas que o pecado toma conta.

Por exemplo, quando o pastor comeca a falar “não faca fofocas, ou invente mentiras” as pessoas comecam a baixar a cabeca e ler a biblia. De repente eles “sentem” a necessidade de ler a biblia. Eles preferem continuar com a cabeca baixada, não querem olhar diretamente ao pastor porque ele esta falando dos pecados que tomam conta dos cristãos. E o pastor passa a falar do odio, magoas, e malvadeza. Logo muitas cabecas baixam. Ninguem quer ouvir da raiva, amargura, odio, porque isso tudo são pecados. Mas se o pastor falar do ceu, dai e outra historia. Infelizmente tem igrejas que nunca enfrentam o negativo , o pecado, mas o que eles falam são de maneiras de “se sentir melhor” ou como “fazer voce crescer.” Sempre algo pra fazer seu ego crescer.

Paulo fala em Galatas 2:20- “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.”  E em 1Corintios 15:31: “Eu protesto que cada dia morro, gloriandome em vós, irmãos, por Cristo Jesus nosso Senhor.” O foco dele não era fazer seu ego crescer, ou fazer-se feliz. Não, Paulo vivia para Cristo.

3. A biblia fala em Isaias 58:1 ; “Clama em alta voz, não te detenhas, levanta a tua voz como a trombeta e anuncia ao meu povo a sua transgressão, e à casa de Jacó os seus pecados” Veja, o pecado não e para ser e oculto e ignorado. Voce precisa entender que se deve haver um equilibrio entre o positivo e o negativo pra chegar ao crescimento e spiritual. Por exemplo, voce pode por uma bateria de carro novinha em seu carro, mas se o “positivo” e o “negativo” não estiverem conectados corretamente, nao funciona. Por example, ha certas coisas que os cristãos presicam estar a favore certas coisas que precisam estar contra.

4. No versiculo 1 fala que nao devemos tomar instrucoes daquele que não serve a Deus. Pois eles não sabem o que e correto e errado. Não permita que livros, televisão, internet, ou um vizinho lhe fale como educar seus filhos, ou como se relacionar e tratar seu esposo ou esposa.

5. O mundo ensina “ Se as coisas não dao certo no casamento, se divorciem e procure alguem diferente .”  Mas a biblia ensina que não se pode divorciar . Se voce se divorciare casar-se com outra pessoa, isso e adulterio nos olhos de Deus. (Lucas 16:18).  Se casou-se, deve manter-se casado. Se as coisas “não estao dando certo” voce precisa aprender a lidar com a situacão. Isso e amar. Amar ao seu esposo ou esposa sem limites, sem condicoes.

6. Nao deixe o mundo e o sistema lhe ditar como se dever vestir.Voce não precisa vestir-se com a ultima moda. Vista-se modestamente, cubra-se, vista-se apropriadamente.

7. A palavra de Deus fala para nos não andarmos com os pecadores. Me lembro um emprego que eu tinha e não podia andar com meus companheiros de trabalho pois falavam mau do chefe o tempo todo, reclamavam muito e zombavam. Não criam na palavra de Deus. Muitas das vezes eu passava sozinho. Agradeca a Deus pelos amigos que são cristãos e amam a verdade. Não ande com amigos que são perdidos, se embebecem, fumam maconha, eles não amam ao Senhor e podem fazer com que voces e distancie do Senhor. A biblia fala para não se ajuntar com eles, mas sim ore por eles.

8. Isso seria o negativo, ter uma vida de amor ao proximo, e detestaro pecado .Quando eu estou pregando e as pessoas me dizem “ eu respeito a todas religioes,” respeitar tudo bem, mas não se poder seguir e crerem todas a religioes. A biblia fala em Salmos 119:104 “ Pelos teus mandamentos alcancei entendimento; por isso odeio todo falso caminho.” E 128 “Por isso estimo todos os teus preceitos acerca de tudo, como retos, e odeio toda falsa vereda.” Se pensam que “se eu for uma pessoa honesta e boa , então estou bem,” isso não basta. De acordo com a biblia, se o caminho ao ceu e salvacão não for primeiro por Jesus Cristo e fe no seu sacrificio na cruz então não e verdade.

Ha muitas religioes que não estão falandoa verdade de Jesus Cristo. Por isso, não se deixe enganar por outros caminhos que dizem levar a Deus. A verdade completa esta na Biblia.

9. O positivo. A biblia diz “mas o seu prazer esta nas leis de Deus.”

Voce não pode amar a Deus e não amar as leis de Deus.  A biblia diz que devemos ler a “palavra de Deus” e meditar nela dia e noite. Quando me sento na minha cama, pego a biblia e leio meio capituloe tento entender e meditar nas palavras.  Muitos de nos gastamos muito tempo pensando em coisas mundanas, memorias tristes, mentiras que nos foi dita, coisas que machucam. Pensamos muito nos problemas. Em lugar disso, devemos meditar na palavra de Deus. Ela e eterna.  Me lembro muitas vezes de ver livros que falavam de como a economia mundial vai se colapsar ou algo assim. Mas estes livros não se encontram mais la. Por que? Porque o que o autor escreveu não aconteceu, e as pessoas o esqueceram. Mas com a “palavra de Deus” e diferente. A palavra de Deus estara aqui pra sempre porque muito se cumpriu e esta se cumprindo ainda hoje.

10. Nos sempre devemos memorizer, repetir, recorder a palavra deDeus, dia e noite.  Jamais deveria perder sua biblia. Lembra as vezes que esta de saida par air a igreja e não encontra sua biblia. Tenho certeza que não sabe onde esta porque não esta gastando muito tempo com sua biblia.

11. O que acontece quando aprender a se deleitar nas leis de Deus?

E se não andar com aqueles que não creem e zombam da verdade?  E nem com os pecadors?  Versiculo 3 do Salmo 1 “Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, etudo quanto fizer prosperará”

12. Então o Senhor teu Deus te abencoara! Voce produzira “fruto.”  Sera, por exemplo, como um “pe de manga” que faz muitas mangas. Em cada estacão do ano, algo afetara a producão e criacão da manga. Leva tempo. Não produz fruto da noite pro dia.  E tambem o mesmo acontece quando educando e disciplinando uma  crianca. Não se pode fazer tudo e ensinar tudo em um ano. Isso leva tempo. Mais um dia vai chegar e voce vai colher o resultado da boa disciplina ou o não.

13. Repare que Deus promete abencoar a voce em tudo que faz e trazer prosperidade. Deus nunca falha e sempre cumpre com a sua parte. Voce gostaria de ser abencoada no trabalho, em casa, sua familia? Ele vai fazer a parte dele.

14. Dificuldades vem para o perdido e tambem para o salvo.”

Dificuldades são para todos nesse mundo. Mas Ele promete “ cuja folhagem não murcha.” Ele promete que tudo que fizer seras bem sucedido. E voce quer receber essa promessa?

Mensagem por Steve Morris

Traduzido por Georgea Gardunho

Advertisements
This entry was posted in Portugues. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s