Estudo #4 – Os Primeiros Passos para Crescimento Cristão Um guia ao Discípulo Cristão

Estudo Número 4

O MEU CAMINHAR DIÁRIO

Lição Iniciada ___________________Lição Revisada___________________

O Cristianismo da Bíblia não é um CREDO (um sistema de crenças ou uma coleção de regras), mas sim uma pessoa, o Senhor Jesus Cristo. Quando nós recebemos o Senhor Jesus como Salvador, nós O recebemos como uma Pessoa real para viver dentro dos nossos corações e vidas. Embora existam muitas coisas para aprender sobre o Senhor e a vida cristã, nunca devemos esquecer que existe também um relacionamento pessoal para gozar e manter. Relacionamentos pessoais são mantidos em bom estado pela comunicação. Todo cristão precisa de um “CaminharDiário” com seu Senhor para desfrutar tudo que Deus tem guardado para nós. Aqui mesmo, no seu caminhar diário – o campo de luta, as vitórias ou as derrotas na sua vida cristã serão determinadas!!

OS REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA UMA BOA CAMINHADA DIÁRIA COM CRISTO

A.

Confira no estudo “Estudo Introdutório Numero 2″. A vontade de Deus a respeito do cristão novo é___________________ até alcançar maturidade espiritual.

B.

É verdade que existem alguns requisitos essenciais para crescer fisicamente. Também existem coisas necessárias para crescer espiritualmente. Este estudo tratará com DOIS requisitos vitais que necessitará para experimentar um bom caminhar com O Senhor. ESTUDO BÍBLICO

(Deus fala comigo)

Eu            Deus

ORAÇÃO

(Eu falo com Deus)

QUANDO É QUE DEVO CAMINHAR COM DEUS?

A.

É um fato que o nosso caminhar com Deus deve ser constante.

1.Procure e leia. Josué 1: 8.O mandamento de Deus para Josué foi que a Palavra de Deus não se ______________ da boca do povo de Deus dedia e ___________. Veja também, Deuteronômio 6 :6-9.

2.Veja 1 Tessalonicenses 5 :17. Aqui Deus nos manda orar ________ ___________________.

B.

Todavia, em nossas ocupações diárias, é necessário que o cristão separar um TEMPO DEFINIDO em CADA DIA para passar tempo ou caminhar devotado com Cristo.

1.Leia Daniel 6 :10. Quantas vezes por dia Daniel costumava orar? ____________

2.Veja para Atos 17 :11. Com quanta freqüência os cristãos em Beréia liam a Palavra de Deus?__________________________

3. Não há um tempo específico estabelecido nas Escrituras para fazer as suas devocionais — a coisa mais importante é que você estabeleça um tempo para fazê-las.Talvez seja pela manhã…Talvez seja depois que a família tenha saído de casa para as atividades do dia…Talvez seja durante a hora do almoço imperturbada no seu trabalho…Talvez seja depois que a família fosse dormir pela noite deixando para você um tempinho quieto…

-VOCÊ ESCOLHE O TEMPO –-

ENTÃO O FAÇA COM DETERMINAÇÃO

Tendo considerado a minha família, os meus deveres, e as minhas atividades normais na luz do expresso mandamento de Deus, eu agora faço compromisso com Deus que vou consagrar um tempo regular e especifico do dia, para baixo declarado, pelo propósito de fazer estudos Bíblicos e orar.

________________________________________________________________

Assinatura:________________________________________________________

Data:____________________________________________________________

COMO É QUE POSSO CAMINHAR COM DEUS?

Agora que você já fez planos , definidos, para fazer a devoção diária, lembre-se que os hábitos bons são difíceis criar. Peça à Deus ajuda para guardar este tempo especial e cumprir este vital compromisso. Caso falhe, não desista – existe o amanhã para recomeçar!

A.

Divida o seu tempo mais ou menos em três partes.

1/3 para leitura Bíblica

1/3 para pensar no que Deus falou (meditação)

1/3 para oração

Este tempo, pelo menos 20 minutos, deve ser reservado (de propósito), cuidadosamente guardado, e corajosamente defendido contra os ataques do Diabo.

B.

Faça do versículo encontrado em Habacuque 2 :1 o seu lema!

ALGUMAS NORMAS PARA OS ESTUDOS BÍBLICOS

A. Comece com oração curta, pedindo a O Senhor para que possa te ensinar. Procure agora e escreva Salmo 119 :18. Este versículo pode servir como um modelo de oração para você._________________________________________________________

_______________________________________________________________

__________________________________________________________.

B.

Lembre-se que Deus fala sinceramente e verdadeiramente sempre. Você pode receber a comunicação que vem de Deus ao pé da letra (ou no sentido textual) a não ser que o texto indique o contrário.”Quando o sentido claro faz bom senso, não procure outro sentido.Se não fizer isso, tudo ficará confuso e sem sentido”

C. Enquanto a Bíblia foi escrita especialmente por você e para o seu entendimento espiritual, a Bíblia não foi escrita na sua totalidade para você e nem sobre você. Para receber apoio para entender uma passagem na Bíblia, aplique “ a CHAVE de OURO.” Faça estas quatroperguntas:

__. QUEM ESTÁ FALANDO?

__. PARA QUEM ESTÁ FALANDO?

__. SOBRE O QUE ESTÁ FALANDO?

__. EM QUAL ÉPOCA ESTÁ FALANDO?

D.

Tenha um programa para ler a Bíblia. Se você não tiver, a sua leitura Bíblica será irregular– e também assim será a sua vida cristã.

E.

Tenha papel e lápis perto para escrever verdades descobertas, coisas novamente iluminadas, e perguntas.

F.

Você pode escrever na sua Bíblia. Sublinhe os versículos preciosos (de mais) a você. Escreva outras referênciasnas margens perto das passagens estudadas. (Se você não quiser assim na sua Bíblia, melhor que você compre outra de menor valor para usar nos seus estudos.) Note: Nem todas as canetas são apropriadas para escrever sem borrar as páginas. Depende no tipo da tinta, o tipo da ponta, etc. Recomendamos que você faça um teste com outro papel para ver o resultado antes de escrever na sua Bíblia.

G.

Pense na Bíblia como se fosse uma carta pessoal de Deus. Leia a Bíblia esperançosamente na mesma maneira como amante recebendo uma carta de amor. Jeremias 31 :3

H.

As Escrituras sempre se interpretam ou se explicam. 2 Pedro 1 :20. Sempre explique ou entenda uma passagem escura na luz de uma outra passagem Bíblica claramente entendida. Nunca aceite uma explicação que nega outra passagem na Bíblia.

I.

Você deve decidir e resolver a obedecer a Palavra de Deus enquanto você ler e estudá-la. João 15 :14

J.

Quando você não entende as Escrituras, lembre-se que você tem um pastor carinhoso que acha prazer e propósito no ensinamento da Palavra de Deus. Ligue para ele, escute o que ele tem que falar, e então olhe para as Escrituras para verificar o que ele lhe tem falado.

UM POUCO DE ENSINAMENTO SOBRE ORAÇÃO

No seu tempo diário com o Senhor, você desejará orar. Uma lição mais completa será apresentada nestes estudos.Mas por enquanto, vamos estudar um pouco sobre este assunto.

A.

O Que é Oração?

1.Veja Mateus 6 : 5-7. Nas suas próprias palavras, conte o que oração não é. A oração não é__________________________________________________________.

2.Procure e leia agora Mateus 7 :7a. A palavra “orar” simplesmente significa _____________.

A nossa oração é realmente “pedindo a Deus” — é o nosso clamor ou súplica a Deus. O pedido de uma criança para seu Pai.

B.

Para Quem Oramos? Leia agora João 15: 16f, João 16: 23c, e Lucas 11: 2. Para quem devemos fazer discurso em nossas orações?_____________________________

Note: De modo algum a Bíblia nos ensina repetir a oração encontrada em Lucas 11: 2-4. Não é a oração do SenhorJesus. (Ele nunca orou essa oração — é um exemplo para nós de como devemos orar. Em outras palavras, é só uma oração que serve como “modelo” para nós, os discípulos de Cristo.)

C.

Em Nome de Quem Oramos? Procure e leia João 14:14 e João 16:24. Oramos em Nome de _____________.

D.

Quais São As Coisas Que a Bíblia Nos Instrui Pedir?

Mateus6:11_____________________________________________________

Tiago 1:5 _______________________________________________________

2 Tessalonicenses 3:1 _____________________________________________

Atos 4:29________________________________________________________

Salmos 34:4 _____________________________________________________

Salmos 119:18____________________________________________________

Salmos 119:133___________________________________________________

Existem outras coisas que devemos pedir a Deus; estas listadas acima são alguns exemplos. Como regra geral, divide sua oração em três partes.

1.Comece sua oração com ações graças a Deus pelas bênçãos.

2.Então, ore pelos outros e suas necessidades.

3.Em fim, ore por si mesmo e suas necessidades

E.

Mantenha Uma Lista de Oração.

1.Guarde a lista na sua Bíblia. Escreva pedidos que tenha — as necessidades da sua família, da igreja, e os pedidos especiais dos seus conhecidos.

2. Não esqueça de escrever as respostas dadas por Deus quando vierem.

A Leitura Bíblia:

Mateus Capítulo Seis.

Para Memorizar:Faça uma revisão dos versículos já memorizados.

João 1:12, 1 João 5:11-12, Salmos 119:11, Hebreus 10:25

Advertisements
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s