Estudo Número 3 – Os Primeiros Passos para Crescimento Cristão Um guia ao Discípulo Cristão

Estudo Número 3

A IGREJA

Lição Iniciada ___________________ Lição Revisada _____________________

Este estudo olha para uma doutrina da Bíblia que se destaque entre as outras como a do maior mau entendimento. Hávárias idéias a respeito da identidade da igreja. Algumas pessoas pensam que a igreja é um edifício ou prédio (um catedral, ou algum lugar onde as pessoas se reúnem). Outras pensam na igreja como se fosse uma denominação(organização humana) e falam da “Igreja Católica”, “Igreja Presbiteriana”, “Igreja Batista”, etc.. Muitos cristãos têm a idéia que a igreja se compõe de todos os cristãos no mundo, ou seja, uma igreja “universal, invisível”.O nosso objetivo com este estudo será pôr ao lado todas estas idéias e descobrir o que Deus diz a respeito da igreja na Sua Palavra.

A IGREJA É UMA INSTITUIÇÃO NEOTESTAMENTÁRIA

A.

Veja e leia: Mateus 16:18. Aqui encontramos pela PRIMEIRA VEZ a palavra “igreja” mencionada na Bíblia. Quem fundou (construiu ou estabeleceu) a igreja? ________________

B.

Veja: João 1:42. Que significa o nome “Pedro”? __________________________________Nota: O nome completo de Pedro é Simão Pedro de Jonas. As vezes, é chamado de Simão. versículo 40

C.

Agora veja: I Pedro 2:3-4, 6-8. Quem foi que Pedro identificou como “a Pedra” sobre qual a igreja seria construída?___________________________________________Nota: O Velho Testamento é direcionado, em primeiro lugar, à NAÇÃO de Israel. A maior parte do Novo Testamento é direcionada às IGREJAS. NÃO SE CONFUNDA, RESPEITO DA IGREJA E A NAÇÃO DE ISRAEL. A Bíblia faz clara a distinção entre elas nos versículos encontrados em 1 Coríntios 10:32.

A IGREJA É UMA ASSEMBLÉIA

A palavra “igreja” (ou “igrejas”) encontra-se 114 vezes no Novo Testamento, e vem da palavra grega “ECCLESIA”. A palavra “ecclesia” tem somente um significado — “Uma assembléia de pessoas reunidas para um propósito específico.” A palavra e a idéia têm raízes nos antigos governos democráticos das “cidades-estados” dos gregos, quando o povo da cidade foi chamado para as reuniões ou assembléias políticas.Quando Jesus usou a palavra “ecclesia” em Mateus 16:18, Ele não mudou o significado da palavra, mas Ele fez uma distinção entre as outras assembléias do dia então, pelo uso do pronome pessoal “MINHA.”Portanto, uma igreja neotestamentária é a “assembléia do Senhor.”

HÁ QUATRO FATOS IMPORTANTES A RESPEITO DE UMA “ASSEMBLÉIA”

A.

Uma assembléia deve ser LOCAL.

1.As pessoas não podem “ajuntar-se” e ao mesmo tempo estarem espalhadas através do mundo inteiro! Por exemplo, um automóvel é uma “assembléia” de muitas e várias partes ou peças. Que absurdo seria pensar nele como se existisse em todo lugar, ou seja – um “carro universal” !!!

2.Em todos os exemplos na Bíblia, com exceção de 15 vezes, onde está mencionada em termos “genéricos” ou no senso de uma instituição, (que quer dizer qualquer igreja em geral, não uma igreja em particular), a palavra “igreja” ou “igrejas”, é sempre usada em relação a um local geográfico e definitivo.

3.  Leia as referências bíblicas que seguem e escreva os nomes das cidades ou regiões onde algumas igrejas reais existiam.Romanos 16:1; I Coríntios 1:2; I Coríntios 16; 1, 19; II Coríntios 8:1; Colossenses 4:16;I Tessalonicenses 1:1; I Pedro 5:13; Apocalipse 2:1, 8, 12, 18; Apocalipse 3:1,7.

4.  Por estas razões, a Bíblia sabe nada da “igreja” universal (católica) ou internacional espalhada pelo mundo inteiro. ONovo Testamento fala de muitas igrejas individuais, todas das quais se reuniam em várias e diferentes localidades.

B.

Uma assembléia deve ser VISÍVEL

1. A gente não pode se reunir e não ser visível! Muitas pessoas gostam de falar sobre a “igreja universal e invisível” (que permite a elas que façam mudanças constantes dentro de várias e diversas igrejas sem compromisso e lealdade com somente uma) – mas todas as igrejas mencionadas no Novo Testamento eram “visíveis.”

2. Veja agora e leia: Filipenses 1:27 e I Tessalonicenses 2:17 e 3:6. O apostolo Paulo, escrevendo às igrejas em Filipo e Tessalônica, desejava ir e _________ essas assembléias.

C.

Uma assembléia deve ser ORGANIZADA.

1.Uma assembléia não é um grupo de pessoas desordenadas ou desorganizadas. A palavra “assembléia” indica organização.

a.Veja: Colossenses 1:18. Uma igreja é descrita como um _____________. O corpo humano é uma “assembléia” de muitas partes; mas será que a pele, carne, órgãos, ossos, etc. amontoados numa pilha, constituem um corpo? Claro que não! Todas as partes devem ser organizadas de acordo com um plano bem estruturado. (Veja: Salmos 139:14.)

b.Veja agora: I Timóteo 3:15. Aqui, a igreja é descrita como uma _____________. A casa na qual você mora é uma“assembléia,” mas será que alguns materiais diversos de construção como tijolos, madeira, concreto, etc. constituem uma casa se estivessem descarregados na rua em frente do seu terreno? Não! Essas coisas devem ser colocadas e feitas especialmente para caber no lugar certo. Estude também I Coríntios 3: 9-11, 16. A igreja é descrita como um templo.

2.  A igreja do Novo Testamento (quer dizer uma igreja neotestamentária) deve ser organizada — a planta se encontra no Novo Testamento.

D.

Uma igreja deve ser CONSTITUÍDA

.1.Quer dizer, deve ser organizada de componentes certos e de forma correta. Que absurdo fabricar um carro de leite, folhas,e urânio! Que ridículo construir uma casa de papel, bandagens, faixas e carne de boi!!

2. Na mesma maneira, a igreja neotestamentária não está construída de qualquer coisa — ou qualquer pessoa! Deus nos dá especificações corretas a respeito dos componentes da igreja.

3.Escreva por completo: Atos 2:41.__________________________________________

__________________________________________________

___________________________________________________

___________________________________________________

(Usando seu lápis ou caneta, circule as palavras: RECEBERAM, BATIZADOS, e AGREGARAM-SE.) Este versículo nos dá a ordem e os requisitos para uma pessoa fazer parte da igreja como membro:

a.“De bom grado _____________________ a sua palavra:” (Quer dizer, foram salvos.)

b.“De sorte que foram ______________________ os que…”

.c.“E naquele dia ________________________ quase três mil almas.” (Também veja: Atos 2:47; 5:14.)

4.É o único meio, de acordo com as Escrituras, de tornar-se membro de uma igreja Batista – salvação primeiro, então depois o batismo.

DEFINIÇÃO: Uma igreja Batista neotestamentária é uma assembléia organizada de pessoas salvas e batizadas.

A IGREJA TEM “CABEÇA”

As organizações religiosas feitas por homens têm como cabeças, presidentes, papas, moderadores, superintendentes, etc.Também, cada igreja neotestamentária verdadeira tem um Cabeça – mas é Quem que é muito diferente do que as mencionadas acima.Veja: Colossenses 1:18 e Efésios 5: 23-24.

A.  Quem é a cabeça de cada igreja neotestamentária? _____________________

B. Cada igreja deve ser _____________________ à sua cabeça.

C. Leia: Gálatas 3:1 e 5:7. De que maneira a igreja deve ser sujeita (submissa) à sua cabeça?_______________________________________________________________

___________________________________________________________________

___________________________________________________________

Nota: Jesus Cristo não é um chefe nominal ou simbólico. Qualquer “igreja” que não está sujeita ou submissa a Ele e às Suas leis está fora de controle. Nenhuma igreja tem o direito de fazer suas próprias leis — deve obedecer a só as leis já mandadas pelo Cabeça através da Sua Santa Palavra.  Uma igreja sem cabeça viva está morta!!

A IGREJA TEM OFICIAIS

A.

VEJA: Filipenses 1:1. Quais são as duas posições oficiais na igreja?_____________________, (anciãos ou pastores) e _________________________.

B.

Veja: I Timóteo 3:1-13 e Tito 1:6-9. Estas referências bíblicas nos dão as qualificações requisitas destas duas posições na igreja. Quantas são as qualificações diferentes que dá para contar. Nota:Os termos “bispos”, “anciãos” e “pastores” são termos do mesmo significado no Novo Testamento. Preferimos usar o termo de “pastor” porque os outros termos têm sido usados com implicações eclesiásticas que não são Bíblicas.

C.

O MEU PASTOR OU MEUS PASTORES:

1.Veja agora: I Pedro 2:25 e 5:4. Quem é o Sumo Pastor (aquele que cuida do rebanho) da minha igreja?____________________________

2.Veja: I Pedro 5:2 e Atos 20:28. O que a Bíblia chama a igreja em relação ao pastor? O _________________.

3.De acordo com I Pedro 5: 2, que é o dever do pastor? __________________________________________________

4.De acordo com Efésios 4:12-14, por que o Senhor deu para minha igreja um pastor ou pastores?_______________________________________________________________

________________________________________________________________

_______________________________________________________________

5. Segundo Atos 20: 17, 28-31, como é que o meu pastor vai me proteger?________________________________________________________________

__________________________________________________________________

____________________________________________________________

6. Segundo Hebreus 13:7, eu devo L______________________ do meu pastor e o I________________________ ,“A____________________ para a sua maneira de viver.”

7. De acordo com Hebreus 13:17, eu devo O___________________ meu pastor e me S_________________________ à liderança dele na igreja.

8. Segundo I Tessalonicenses 5:12, 13, é para eu ter em “grande ______________ e _____________” os que presidem sobre mim no Senhor, “por causa da sua obra.”Como É Que Devo Chamar O Meu Pastor? Muitos não sentem seguros ou confortável a respeito do título dos pastores, especialmente durante uma conversação comeles. Não há um título dado por Deus a respeito do pastor. Não é correto chamá-lo “santo”, “reverendo”,“reverendíssimo”, “pai” ou “padre”. (Veja: Salmos 111:9; Mateus 23:8-10 )  Todavia, na mesma maneira que nós instruímos nossas crianças para respeitar aos seus pais, por chamá-los não por seus próprios nomes, mas por seus títulos de mamãe e papai, (o mesmo se aplica com seus professores, os policiais, juizes, e outras posições de autoridade, etc.) também, é correto mostrar respeito aos homens que Deus coloca sobre você na sua igreja. A Bíblia diz que não devemos vituperar ou desprezar as dignidades ou autoridades. Judas 8, II Pedro 2:10.O meu pastor prefere que eu o chame de:_________________________________________________________________________

Você e O Seu Pastor.

Dê ao seu pastor a sua confiança, amor, encorajamento e orações constantes. Seja ajudante com ele. Procure-o quando você tiver dificuldades ou problemas, ligue para ele quando você tiver necessidade. Ele é o melhor para ajudá-lo no conselho da Palavra de Deus. Nunca faça dele um ídolo ou figura de adoração – fique com os seus olhos em Deus. Não o critique de forma áspera nem faça parte de uma intriga contra ele ou sua liderança.

Leia: I Tessalonicenses 5: 12, 13 e I Timóteo 5: 17-19

Ame e dê apreciação também à esposa do seu pastor. Ela não tem uma posição oficial na igreja e não tem autoridade inerente — mas ela é tão importante para o ministério dele. Os filhos, também são – I Timóteo 3:4, 5; Tito 1:6!

A IGREJA TOMA DECISÕES

Uma igreja Batista neotestamentária jamais faz leis – simplesmente segue os mandamentos do Senhor encontrados na Sua Palavra. No sentido prático, porém, muitas vezes a igreja precisa tomar decisões ao seguir este princípio. Ao contrário das hierarquias de muitas outras organizações religiosas, as igrejas Batistas que seguem o padrão Bíblico, praticam umaforma de governo “eclesiástica” ou “da congregação” em que a congregação, sob a liderança pastoral decide como implementar a vontade de Deus.

A.

Veja: Atos 6: 1-5. Quem escolheu os sete diáconos?_______________________________________________________________________________________________

B.

Veja: Atos 1: 15-26. O que precedeu o voto da igreja toda na eleição do homem que sucedeu Judas?_______________________________________________________________________________________________

C. De acordo com Mateus 18: 17, o que é a altíssima organização espiritual na terra capaz para tomar decisões a respeito dos assuntos espirituais? ____________________________________________________________________

D.Segundo Mateus 18:18, as decisões da igreja são confirmadas no _____________. (Quer dizer, por Jesus Cristo mesmo!)

A IGREJA É INSTITUIÇÃO INDEPENDENTE

A.

Cada Igreja Neotestamentária É Independente. Em Atos capitulo 15, os representantes da igreja em Antioquia vieram à igreja em Jerusalém para considerar um assunto de maior importância doutrinária. Depois de ser determinado o ensinamento da Palavra de Deus a respeito do assunto,(versículos 5-8), a questão foi resolvida. Mesmo assim, a igreja em Jerusalém NÃO TINHA AUTORIDADE sobre a igreja em Antioquia. A sentença dos anciãos da igreja em Jerusalém foi dito pelo Tiago pelas palavras “… não se deve perturbar aqueles…”; e simplesmente escreveram uma carta de apelo a respeito do assunto. Veja: os versículos 19 e 20. O exemplo Bíblico é muito diferente do que os sistemas de hierarquia religiosa estabelecidos pelos homens — onde as várias congregações dentro das denominações são controladas e direcionadas pelas “autoridades maiores.”

B.  As Igrejas Devem Ser Separadas dos Governos Civis.

1. A Palavra de Deus nos ensina sobre uma separação completa entre as autoridades espirituais e seculares. Veja: Mateus 22: 21b.

a.Os cristãos devem ser cidadãos obedientes à lei — Romanos 13 :1-7.

b.Os cristãos têm direito de desobedecer à lei civil somente no caso raro em que a lei civil contradizer as leis de Deus — Atos 5:29.2. Os governos não devem se envolver com o estabelecimento ou sustento de qualquer religião, a não ser, para oferecer proteção e segurança na mesma maneira que agiria para com todos os cidadãos do país.

C.

As Igrejas São Permitidas Colaborar com as Outras Igrejas na Obra do Senhor. A independência não significa isolamento. As igrejas batistas podem colaborar de certas maneiras (seguindo o exemplos Bíblicos) com as outras igrejas da mesma fé e ordem — contanto que tais colaborações são voluntárias e não violam ou infringem a soberania, independência, e autonomia de cada igreja.

1. As igrejas do Novo Testamento trabalhavam juntas para suportar e dar sustento aos missionários. I Coríntios 16:1-3; Atos11: 22-26; II Coríntios 8 :9.2.  As igrejas do Novo Testamento trabalhavam juntas ao dar alívio social. Atos 11:27-30; Romanos 15:25-26; II Coríntios8 :9. Essa assistência financeira foi entregue de forma gratuita, não emprestada.

3.  As igrejas do Novo Testamento claramente praticaram confraternização regional. Gálatas 1:2 — “às igrejas (plural) da _________________________”I Coríntios 16:19 — “às igrejas (plural) da _____________________”Gálatas 1:22 — “às igrejas (plural) na _________________________”5Veja também: Colossenses 4:16, onde as duas igrejas foram instruídas a compartilharem entre se as Escrituras sagradas e outras escrituras apostólicas.

A IGREJA É UMA ORGANIZAÇÃO COMISSIONADA

A.

O Senhor Jesus Cristo estabeleceu a Sua igreja para continuar a Sua obra aqui na terra. Essa obra não é obra social, massim é obra espiritual. Pouco antes que O Senhor subiu ao céu nas nuvens, Ele deixou para Sua igreja o que é conhecida como “A Grande Comissão”.

B.

Veja: Mateus 28:19, 20. Preencha nas lacunas abaixo os verbos nestes versículos.

1.“Portanto ____________,”2.“__________________ discípulos de todas as nações,”3.“____________________- os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;”4.“______________________ – os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado;…”

C.

Esta Grande Comissão é repetida em cada um dos Evangelhos e no livro dos Atos. Leia as referências a seguir e verifique exatamente o que é a missão de uma igreja Batista. (Marcos 16:15, Lucas 24:47, João 20:21, Atos 1:8. Veja também:I Coríntios 15 :58; Apocalipse 22:17)

A IGREJA TEM ORDENANÇAS

Há DUAS ordenanças cada igreja neotestamentária deve guardar e observar – I Coríntios 11:2.

A. O ensinamento sobre BATISMO será no Estudo Número 9.

B.

O ensinamento sobre A CEIA do SENHOR será no Estudo Número 12.

AS FINANÇAS DA IGREJA

Jesus Cristo tem dado a Suas igrejas um plano para financiar o trabalho do Senhor.

A.

O DÍZIMO e A MORDOMIA serão ensinados no Estudo Número 20.

A IGREJA E EU

Agora, tendo aprendido muito sobre a igreja do Novo Testamento, como é que essas verdades podem ser aplicadas na minha vida? Segue abaixo uma lista de sugestões práticas para você receber grandes bênçãos pessoais e para sua família dasua igreja.

A.

SEJA UM MEMBRO.

1.É a vontade de Deus que cada pessoa salva seja um membro de uma igreja neotestamentária Batista que verdadeiramente prega a Palavra de Deus.

2.Veja: Atos 2:47 — “… E __________ ___ ________ acrescentava o __________________ à _____________ aquelesque se haviam de salvar.”

3.Veja: I Coríntios 12:18 – “Mas agora Deus ____________ os _________________ no _______________,…”

B.

AME A SUA IGREJA

O cristão deve amar as coisas que O Senhor ama. Veja: Efésios 5: 25. “…, como também Cristo ___________ a______________ e a si mesmo ___ ________________ por ela.”

C.

ASSISTA AOS CULTOS E ATIVIDADES DA SUA IGREJA

1. A sua igreja é o lugar onde se cresce, acha conforto e comunhão, e serve ao Senhor. Escreva por completo: Hebreus10:25._______________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________

2. Faça agora um compromisso para assistir a todos os cultos e encontros da sua igreja. Decida no seu coração para nunca faltar de comparecer num culto, a não ser que seja impedido(a) por força maior.

D.

ESTIME DE GRANDE VALOR A SUA IGREJA

Veja: Atos 2:42. Aqueles e aquelas que se agregaram (quer dizer, fizeram parte da igreja) perseveraram no que?

1.“… na ___________________ dos apóstolos,…” – Efésios 4:11-15; I Timóteo 4:6, 7; II Pedro 3:2; Judas 17.

2.“… e na _______________________,…” – I João 1:3.3.“… e no ________________ do _______,…” – quer dizer, comer juntos, versículo 46; Judas 12a.

Nota:Aqui neste versículo não está falando da Ceia do Senhor por três razões:

(1) não fala nada do “cálice;” (2) fala de refeições progressivas (algo que os membros fizeram todos os dias) em vez de uma ceia memorial única; e (3) a Ceia do Senhor é algo que deve ser colocado aparte das refeições em casa – I Coríntios 11:20-22.4.“… e nas ____________________.” – Atos 4:23-31; 12:12.Leitura Bíblica: I Timóteo Capítulo 3.Para Memorizar:Hebreus 10:25.

Advertisements
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s