Estudo Número 2, Os Primeiros Passos para Crescimento

A BÍBLIA

Lição Iniciada ___________________ Lição Revisada _____________________

O que é a autoridade na sua vida?

Aqueles que crêem em alguma coisa, devem ter razão pelas coisa que crêem. Na mesma maneira que há critérios ou padrões no mundo de negócios, no governo, e na instrução acadêmica – o cristão precisa de um modelo ou de um padrão absoluto no qual se possa basear as suas convicções, o seu dever, en fim, todo o seu comportamento. Muitos têm como autoridade, a CONSCIÊNCIA. “Deixa à sua consciência lhe guiar”, eles dizem. Isso soa bem, mas de acordo com Tito 1:15 a consciência está ___________________________________; segundo I Timóteo 4:2, está___________________________, e de acordo com I Coríntios 8:7, é _______________________ e__________________________________.

Outros, particularmente os religiosos, têm a IGREJA ou até CREDOS religiosos feitos pelos homens como a sua autoridade. Mais uma vez, tais padrões são falhos, porque os homens estão envolvidos com tais padrões. Colossenses2:8 nos avisa sobre as “_________________________ e vãs sutilezas, segundo a _______________________ dos homens,…” (Veja e leia os versículos encontrados em Mateus 15: 3, 6, e 9.)

Para o cristão, a BÍBLIA ( a palavra de Deus) SOMENTE, é a autoridade imutável e inabalável da nossa fé e comportamento cristão.O propósito deste estudo será de nos ensinar o que a Bíblia é, por que se pode recebê-la como a sua autoridade, e como pode ser usada na sua vida cristã.

O QUE É A BÍBLIA?

A Bíblia é uma coleção de quantos livros? _____ Estes são divididos em duas partes conhecidas como o VELHO e NOVO ____________________________. (Use a lista na frente da sua Bíblia)

B.Outros nomes dados à Bíblia são:

1. A __________________ ____ ____________. Romanos 10:172.

As _________________ _________________. II Timóteo 3:15

C. Os livros da Bíblia não são ordenados em ordem cronológica, (1) (que quer dizer, arrumados segundo a data ou época em quais foram escritos,) mas são ordenados de acordo com os assuntos ou “temas” dos escritos. Ambos os testamentos têm os seus livros agrupados, como veremos na página seguinte.(Todos os cristãos novos têm dificuldade em achar os livros da Bíblia, particularmente durante o culto da igreja. Não tenha vergonha de usar o índice na frente da sua Bíblia ou aceitar apoio de um outro irmão. Cada vez mais que usa sua Bíblia, logo terá capacidade de achar e ter familiaridade com todos os livros da Bíblia.)

Lei______________Gênesis – Deuteronômio

História__________Josué – Ester

VELHO TESTAMENTO

Sabedoria_________Jó – Cantares de Salomão

Maiores__________Isaías – Daniel

ProfetasMenores__________Oséias – Malaquias

Passaram 400 anos desde o fim do escrito do Velho Testamento (Malaquias) até o nascimento de Jesus Cristo (Mateus). Esses anos vazios de novo escrito ou de novo testemunho pelos profetas de Deus são conhecidos com “Os AnosSilenciosos”.

Evangelhos________Mateus – João

História___________Atos

NOVO TESTAMENTO

Paulinas__________Romanos – Filemon

Cartas Gerais___________Hebreus – JudasProfecia__________Apocalipse

COMO FOI QUE RECEBEMOS A BÍBLIA?

A Bíblia não é somente um livro. É “O LIVRO” – é diferente do que qualquer outro livro já escrito ou que será escrito. A Bíblia é um livro SOBRENATURAL por causa da maneira muito especial que Deus deu a Bíblia aos seres humanos.

A.

Por favor, veja e copie: II Pedro 1:21. _________________________________

___________________________________________________________

____________________________________.

Este versículo nos ensina três fatos básicos a respeito de como recebemos a Bíblia:

1. A Bíblia não é uma produção humana. (“…nunca foi produzida por vontade de homem algum…”)

2.Os homens de Deus escreveram a Bíblia. (“…homens santos de Deus falaram…”)

3. Deus é autor da Bíblia. Os homens santos estavam (“…inspirados pelo Espírito Santo…”)

B.

Deus usou escritores humanos para escrever as Suas Palavras.

1.Deus usou por volta de quarenta homens diferentes de todas as posições sociais e de muitas ocupações e profissões diferentes, para escrever a Bíblia. Esta obra foi consumada durante o andamento de aproximadamente alguns 1.600 anos de tempo, com incrível compatibilidade de ensinamento e fatos.

2.  A maior parte do Velho Testamento foi escrita originalmente na língua HEBRAICA. O Novo Testamento foi escrito originalmente na língua GREGA.

C.

Deus é Autor da Bíblia. Uma boa maneira de ilustrar ou exemplificar este milagre é considerar como escrevemos num papel. Primeiro, é a CANETA que está escrevendo ou marcando as letras no papel – mas a caneta só faz a marca quando alguém faz o movimento. Segundo, as características das letras dependem do tipo da caneta usada. Por exemplo, escreva o seu nome num papel usando uma “caneta de ponta fina” e então, também com um “marcador de ponta porosa e grossa”. As duas assinaturas nos mostram as mesmas palavras ou letras mas com aparências ou características diferentes!1.O Espírito Santo motivou os escritores humanos de tal maneira que eles escreveram as palavras exatamente como Deus queria, ainda que cada escritor tivesse o seu próprio estilo de escrever. (2) (Pela ilustração dada acima, podemos dizerque os escritores da Bíblia eram as canetas usadas, porém que Deus é o autor real. O Espírito Santo motivou osescritores para escreverem as palavras e pensamentos próprios de Deus.)

Deus nos deu a Bíblia através da “INSPIRAÇÃO”. (Quer dizer O Espírito Santo inspirou e motivou os escritores santos.)

a.  Porque a Bíblia é a INSPIRADA Palavra por Deus, podemos aceitá-la como a autoridade para toda nossa crença epadrão de vida. TENHA CUIDADO com homens que dizem, “a Bíblia SE TORNA a Palavra de Deus quando a Bíblia fala para você pessoalmente.” Veja e leia agora Mateus 24:35 e I Coríntios 2:13. Segundo estas passagens, Deus tem inspirado as____________________ (não somente as idéias e os pensamentos).  TENHA CUIDADO dos homens que dizem, “a Bíblia CONTÉM a Palavra de Deus”, assim indicando que há algumas partes da Bíblia que não são a Palavra de Deus. Vá agora para I Timóteo 3:16. De acordo com este versículo, até que quantidade da Bíblia é inspirada por Deus? _____________.

b.Porque a Bíblia é “inspirada por Deus”, é a ___________________do início até o fim. Salmos 119:160 SERÁ QUE TEMOS A VERDADEIRA PALAVRA DE DEUS HOJE?

Os manuscritos originais da Bíblia estavam perdidos há muito tempo. Esse fato significa que não temos mais a pura everdadeira Palavra de Deus? (3) (Muitos dizem que por causa da perda dos manuscritos originais, não é possível maister confiança completa em todas as palavras da Bíblia de hoje. É bom entender e ter conhecimento da fraqueza dos homens, mas vamos ver o que Deus mesmo diz sobre a Sua própria Palavra.)

A.

Veja e leia: (4) I Pedro 1:23-25e Mateus 24:35.

Deus nos deu não somente a Sua Palavra, mas também Ele nos deu segurança que a Sua Palavra vai_______________________ para sempre.

B. COMO É QUE DEUS TEM PRESERVADO SUA PALAVRA?

Deus tem preservado a Sua Palavra de destruição e corrupção em duas maneiras.

1.Durante os séculos passados, o Senhor levantava homens que tinham amor pela Palavra de Deus para protegê-la de dano e mau tratamento. Primeiro, zelosos e dedicados judeus, então depois, homens cristãos que amavam a Palavra (em particular, nossos antepassados batistas) guardaram as Escrituras Sagradas para que todas as gerações humanas pudessem tê-las. Satanás tentou em muitas ocasiões, eliminar a Bíblia da face da terra. Decretos e leis infernais foram colocados em vigor por homens zombadores que proibiram, queimaram, expulsaram e tentaram destruir a Palavra de Deus.

2. O texto hebraico do velho testamento foi preservado pelos fastidiosos escribas judeus. (5) (O trabalho deles era deescrever, cuidadosamente, as Escrituras Sagradas e fazer cópias delas que então eram provadas e verificadas fieis.) Esse texto é conhecido como – O Texto Masorético.

O texto grego do novo testamento foi conservado de um modo fiel no texto chamado – o Textus Receptus que querdizer, o Texto Recebido.  Mais do que 5 mil manuscritos antigos bem como uns 2 mil leciones (leituras específicas de vários trechos da Bíblia) existem ainda até hoje – a maioria destas escrituras atestam à veracidade e fidelidade do Textus Receptus

.C.

Será que é necessário entender as línguas hebraica e grega para conhecer bem a Bíblia?Não! A preservação da Palavra de Deus se estende até a nossa Bíblia brasileira  .(6)As traduções fieis dos textos Masorético e Recebido são, e então nos falam fielmente, a verdadeira Palavra de Deus preservada para o povo da língua portuguesa.

1.Como temos plena prova a respeito da veracidade dos textos Masorético e Recebido como a palavra verdadeira e preservada de Deus, basta ter na mão uma Bíblia fielmente traduzida desses textos. É importante entender a necessidade de uma fiel tradução dos textos que foram preservados por Deus.

2. CUIDADO: Hoje em dia existem muitas traduções diferentes da Bíblia. Algumas Bíblias se baseiam em textos diferentes do que os textos antes indicados como fieis. Algumas seitas têm suas próprias traduções que chamam de“Bíblias” como se fossem as mesmas do que qualquer outra Bíblia. Não temos confiança em tais traduções nem nas traduções baseadas em textos corruptos normalmente descritos como os textos “mais velhos e dignos de maior confiança,” porém raros e recentemente encontrados. Tais Bíblias contêm sérios erros. Se não já tiver, recomendamos que seja adquirida “ A Bíblia Sagrada” publicada pela Sociedade Trinitariana do Brasil, edição corrigida e revisada, fiel ao texto original. Essa Bíblia vem em várias edições. Também, recomendamos aescolha de uma edição com letra bem legível ou nítida para você ler. Os preços das Bíblias variam pela diferença e qualidade do papel e revestimento da capa.

POR QUE PRECISAMOS DA BÍBLIA?

A.

Leia agora I Pedro 2:2, Mateus 4:4, I Coríntios 3:2, Hebreus 5: 12-13, Salmos 19: 10, e Jeremias 15:16. De acordo com estas escrituras, a Bíblia é a nossa ______________________ espiritual.

B.Leia Hebreus 4:12 e Efésios 6:17. A Bíblia é nossa _____________ espiritual.

C.Salmos 119:11. Este versículo nos ensina que a Bíblia nos dá ajuda para não _________________.

D.Salmos 119: 105. Segundo este versículo a Bíblia é a ______________________________________________________________

_______________________________________________________________________________.(Use suas próprias palavras)

E.Veja e leia agora II Timóteo 3:16 de novo. A Bíblia é proveitosa para __________________________,_____________________, ________________________ e __________________ ___ ____________________.

F.  Agora veja I Tessalonicenses 4:18 e Salmos 119:50. A Palavra de Deus é proveitosa também para a nossa______________________________________.

O QUE DEVEMOS FAZER COM A BÍBLIA?

A.

João 5:39 ___________________________________________Atos 17: 11

B.  II Timóteo 2:15 ________________________________________

C.  Tiago 1:22 ___________________________________________

D.  I Coríntios 2:13d ______________________________________

E.  II Timóteo 4:2 _________________________________________

F. Salmos 1:2 ___________________________________________

Josué 1:8

H.  Salmos 119:11 _______________________________________Talvez, seja bom escrever a declaração que segue na sua Bíblia como uma lembrança verdadeira.”Ou este livro pode me manter afastado de pecado ou pecado pode me manter afastado deste livro.”

Leitura Bíblica: Salmos 119. Ao ler 24 versículos por dia, medite neste capítulo durante a semana. Este capítulo é chamado “A Palavra de Deus Capítulo.” É o capítulo mais extenso da Bíblia.

Para Memorizar: Salmo 119: 9,11

Advertisements
This entry was posted in Portugues. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s