Estudo 1 Os Primeiros Passos para Crescimento Cristão Um guia ao Discípulo Cristão

Os Primeiros Passos para Crescimento CristãoUm guia ao Discípulo Cristão

Estas aulas são para aqueles que desejam seguir Jesus como discípulo de Cristo. Eles são a “preencher o vazio” conjunto de lições. Basta ler o versículo em sua Bíblia, em seguida, escreva a palavra que você acha que vai corretamente em branco.

A nota: Esta série de lições SOMENTE e funciona quando você usa a versão da Bíblia traduzida por

“João Ferreira de Almeida” Edição Corrigida e Sinta revisada AO Texto Original ”

Impressa pelo SBT-Sociedade Biblica Trinitariana Do Brasil. Obrigado

Estudo Número 1

Lição Iniciada _____________________ Lição Revisada ____________

A SEGURANÇA DA SALVAÇÃO

Talvez, Satanás tente causar que você duvidar sobre sua salvação. Talvez, ele cause que você duvidar se é realmenteum cristão. Pode ser que ele fale para você dando lhe a idéia que porque você não se sente diferente do que antes da sua salvação, então nada realmente aconteceu .E então, talvez você peque. É possível que você volte a andar em uns caminhos velhos da sua vida antes da sua salvação. Satanás está pronto para semear sementes de dúvidas por falar-lhe que os cristãos verdadeiros não pecam. Quando as dúvidas vêm, qual será a sua resposta?O propósito deste estudo é ensinar a você, que ao aceitar Jesus Cristo como o seu Salvador, você é salvo agora e para sempre – você pode SABER disso com certeza.

O QUE QUER DIZER “SEGURANÇA”?

Pelas palavras “segurança da salvação”, significamos a certeza espiritual bem como mental que você pertence a Deus,e que possui a salvação eterna

A.  Veja II Timóteo 1:12.

As “palavras chaves” neste versículo são, “porque eu _________……………., e estou _____________ de que é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia.”

B.Veja I João 5:13

1.  Pensando neste versículo, você acha que Deus quer que você tenha segurança da sua salvação? __________

2.Qual é a palavra neste versículo que indica isso? _________________POR QUE PRECISAMOS DA SEGURANÇA DE SALVAÇÃO?

A.  A segurança nos traz ______________________. I João 1: 4

B.A segurança nos traz ________________________ para com Deus I João 3: 19 e 21

C.  A segurança nos traz corações ___________________. Colossenses 2: 2

D.  A segurança nos traz ______________________________________. Tiago 1: 8 (Use suas próprias palavras.)

E. A segurança nos capacita ________________ o mundo. I João 5: 4-5

F. A segurança nos capacita para efetivamente servir ao Senhor através de testemunhar sobre Jesus. Leia as seguintes referências da Bíblia: João 1: 40-41; João 4: 28-29; e Atos 16:10

O QUE É A BASE DA SEGURANÇA DE SALVAÇÃO?

Muitos cristãos baseiam sua segurança em SENTIMENTOS pessoais. O problema com isso é que os sentimentos mudam. Um dia talvez você se sinta salvo; em outro, por causa das circunstâncias, talvez não se sinta mais salvo.Você tem algo MAIS do que os sentimentos para te guiar – a IMUTÁVEL PALAVRA de DEUS.  Veja agora I João 5: 11-12. Escreva por completo esta escritura aqui embaixo._______________________________________________________________

___________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________

Por favor, circule com o seu lápis as duas palavras, “TESTEMUNHO” e “TEM”, que são encontradas nos versículos acima escritos. Há três alicerces firmes sobre os quais você pode basear a sua segurança.

A.  A PESSOA de Deus.

Segundo Tito 1: 2, Deus não pode ____________________.  DEUS O FALOU — NADA MAIS IMPORTA!!!

B.As PROMESSAS de Deus.

1.Segundo João 5:24, quando eu confio nEle, Deus diz que eu _________ vida eterna, e eu_____ _______________em condenação.

2.De acordo com João 6:37, porque eu vim a Jesus, Ele de “____________ ______________” me lançará fora.

3.Segundo Romanos 10:13, aquele que invoca o nome do Senhor _______________ salvo.  Estes são exemplos das declarações definitivas e positivas – escritas – pela mão do Deus que não pode mentir!

C.  A PRESENÇA de Deus.

1.De acordo com Romanos 5:5, quando somos salvo, Deus nos dá ___ _______________ ____________, que habitaem nossos corações.

2.Segundo Romanos 8:16, o Espírito Santo _____________ com o nosso espírito (através da Palavra de Deus) que somos de fato filhos de Deus. Veja I João 5:10

a.  COMO É QUE POSSO SABER QUE SOU SALVO?

Aqui temos uma lista de referências da Bíblia:

A.EU SEI que sou salvo porque eu __________ no Senhor Jesus Cristo. Atos 16:31

B.EU SEI que sou salvo porque eu ___________ o Filho. I João 5:12

C.EU SEI que sou salvo porque eu amo ____ ____________ em Cristo. I João 3:14

D.EU SEI que sou salvo porque desejo guardar os ____________________ de Deus. I João 2:3

E.EU SEI que sou salvo porque não quero mais amar o ______________ nem todo seu pecado. I João 2:15

F.EU SEI que sou salvo porque nasci de Deus e assim _________________ o mundo. I João 5:4

G.EU SEI que sou salvo porque eu tenho o __________________ do Espírito Santo dentro de mim pela Palavra. I João5:10

H.EU SEI que sou salvo porque minha vida está produzindo bons _____________. Mateus 7: 17, 18

I.EU SEI que sou salvo porque eu ouço a _______ do Senhor (através da Palavra de Deus) e desejo ____________ Ele– João 10:27

O QUE É QUE TRARÁ A SEGURANÇA DA MINHA SALVAÇÃO PARA MINHA VIDA?  É possível ter dúvidas de vez em quando. Lembre-se que Satanás é “MENTIROSO”! (João 8:44), e com suas primeiras palavras, que temos recordadas na Bíblia, Satanás lançou uma nuvem de dúvida sobre a palavra de Deus.(Gênesis 3:1) Aqui, a seguir, são alguns meios que dão para que você puder ter a segurança da sua salvação, ou para que você puderse aprofundar ainda mais na segurança do que Deus tem feito por você:

A.  Aprenda a Palavra de Deus.

1.A sua salvação é baseado no que Deus tem dito – não nas coisas que você sente ou pensa. Portanto, é importante que você leia e estude a Bíblia. Leia II Timóteo 3: 14-15

B.Dê Graças a Deus Pelo Dom da Sua Salvação.  Segundo Romanos 6:23, você tem recebido o DOM ______________ de Deus que é _________ _____________. Já deu graças a Deus por este dom tão maravilhoso? Dando graças é uma prova da sua fé. Leia II Coríntios 9: 15

C.Faça um Testemunho Público.

1.Já falou com alguém que você pôs sua confiança no Senhor Jesus Cristo? Veja I João 4:15 e descubra que há um relacionamento entre confessando Cristo e a segurança da salvação.

2.Leia Mateus 10:32 e Romanos 10:9-10  Um meio de confessar Cristo publicamente é na igreja. Normalmente o pastor dará tempo depois da pregação para você falar de como Deus tem tocado no seu coração. O pastor apresentará você com prazer à igreja., que então orará por você e dará encorajamento para você.

D.Assista aos Cultos da Igreja Tanto Quanto Possível.  A comunhão com os outros irmãos encorajará você. Muitos já tiveram as mesmas experiências ou dúvidas que talvez você esteja passando. Hebreus 10:25 nos dá mandamento a respeito disso, enquanto Hebreus 10:22 e 23 falam da segurança e certeza que devemos ter em nossa vida cristã.

E. Viva uma Vida Santa e Justa.  As vezes a segurança completa não vem até que Deus chegar a ver que levamos em sério nosso relacionamento paracom Ele. De acordo com Isaías 32:17, “o efeito da justiça será ___________, e a operação da justiça,_________________ e ____________________ para ____________________ .” Veja: Provérbios 10:9  Lembre-se, a sua paz e segurança de salvação são baseadas nas promessas de Deus e a sua confiança nelas, e não em seus próprios sentimentos.

E O QUE ACONTECE SE EU PECAR?

A.Veja I João 1:8. É possível que um cristão peque? __________

B.Leia I João 2:1. Deus quer que um cristão peque? ____________

C.Leia I João 1:9. Se um cristão pecar, o que é que ele (ou ela) deve fazer sobre os seus pecados? ___________ -losa Deus.

D.Veja I João 2:1 de novo. Quando eu peco, Quem aparece diante de Deus no céu ao meu favor? __________________________, o Justo.

E.Vá agora para I João 1:6-7. Nas suas próprias palavras, o que está perdida quando o cristão peca? ____________________________________________________________________

_______________________________.

SERÁ QUE POSSO PERDER A MINHA SALVAÇÃO?

A.João 10:28 diz que ____________ nós havemos de perecer.

B.João 10-29 diz que ninguém __________ nos _________________ da mão de Deus Pai.

C.João 6:37 diz que Deus de __________ _____________ lançará fora aqueles que vêm a Jesus.D.João 6:39 diz que a responsabilidade de nos guardar é da parte do Senhor, não é da nossa, e que Jesus não perde_______________ daqueles dados a Ele pelo Pai.E.João 5:24 diz que a qualidade de vida eu tenho em Cristo é _____________.

F.Romanos 8:38-39 diz que nada pode nos ___________________ do amor de Deus que está em Cristo.

G.I Pedro 1:5 diz que estamos __________________ na virtude de Deus para a salvação.

H.Judas 24 diz que Cristo é poderoso para nos _____________________ de tropeçar.

I.Filipenses 1:6 diz que Cristo começou a boa obra em nós e a ___________________ até ao ______ de Jesus Cristo.

J.Efésios 1:13 diz que nós em nossa salvação fomos _______________com o Espírito Santo da promessa.

K.Efésios 2:8 diz que a nossa salvação é _________ de Deus. Um dom acolhido de volta pelo doador não é um dom.

L.Efésios 2:9 diz que nós não temos feito nada para ganhar nossa salvação. Sendo que nós não fizemos nada para ganharou merecer a nossa salvação – saiba então que não podemos fazer nada para perdê-la!

M.Segundo Efésios 2:2-3 e I João 3:10, antes da nossa salvação, estávamos debaixo do controle de Satanás. Agora quesomos salvos, temos um novo relacionamento com Deus.  Deus é o nosso _________ celestial. Romanos 8:15

Os cristãos são os _____________ de Deus. I João 3:1

Em nossas famílias físicas, quando o filho desobedece, os pais desse filho não o lançam fora da família e tiram dele o nome da família. O bom pai castigará ou repreenderá, e tentará corrigir o filho – mas esse ainda é filho, e permanece membro daquela família. Na maneira, quando um cristão peca, esse não é excluído da família de Deus, assim perdendo sua salvação. Portanto, como qualquer pai amoroso, Deus vai _______________ o cristão errante para então restaurá-lo para confraternização dentro da família espiritual — Hebreus 12:6.”Ó segurança, Jesus é meu,Ó que delícia, da glória de Deus.  Comprado por Deus, sou herdeiro também Salvo prá sempre, Aleluia! Amém!”(Adaptado do hino escrito por Fanny Crosby, “Blessed Assurance”)

Leitura:Se você completou a leitura do Evangelho de João, então por favor, leia também a carta de I João. Para Memorizar:I João 5:11,12

Advertisements
This entry was posted in Portugues. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s